Nota de repúdio à política de Segurança Pública do Governo do Estado

Redação - 29/10/2014 - 10:39


Nossa região vive um momento de tensão e medo. Um dos argumentos mais fortes, porém, é o de que nenhum dos municípios no extremo sul do Estado possui unidades punitivas para abrigar menores infratores, não possui estrutura de internação socioeducativa, os serviços públicos são inadequados para atender à demanda gerada pela população encarcerada..

A mobilização contra a decisão do Governo estadual de cortar a hora extra de policiais, de não abrir concurso publico para agentes policiais, município sem delegado, sem escrivão, cadeias a exemplo de Itabela interditada, falta de viaturas, falta policiais, onde fica a responsabilidade do governo do Estado..

Esta situação é fruto de quase uma década do governo baiano, privatistas e coronelistas, que sempre trataram os recursos e o patrimônio público como se fossem bens particulares (destinados a atender os interesses de um grupo  político que pouco se preocupa com a democracia e a cidadania do povo), nosso sistema educacional apresenta altos índices de crianças e adolescentes saindo dos bancos escolares como analfabetos funcionais ou quase isso..

Na saúde pública, as exaustivamente denunciadas práticas de usar a distribuição de medicamentos, consultas e exames médicos como favores pessoais para favorecimento político-eleitoral fizeram com que o setor se transformasse em verdadeiro balcão de negócios. Nosso hospital de referência localizado em Porto Seguro (que por sinal é privado e historicamente administrado de maneira nebulosa, para dizer o mínimo) não possui condições de prestar atendimento digno à população..

O Governo Jaques Wagner foi uma tragédia para a Bahia com propagandas eleitoreira que se repete. Ele poderia antes de deixar a mandato discutir a falência de nossa segurança pública, bem como do sistema de viaturas, entre muitas outras questões, mas se limita a discutir o problema, que, por anos, há falta de um planejamento estadual com vistas ao fortalecimento dos direitos do cidadão, somada aos gastos estapafúrdios, ao desperdício e às inúmeras denúncias de mau uso do dinheiro público (inclusive com muitos casos condenados na Justiça como o mensalão e agora a Petrobrás. Sem esquecer-se dos superfaturamentos e fraudes em licitações, favorecimento de grupos políticos e econômicos e corrupção sistêmica) gerou uma realidade de falência estadual e incapacidade de investimento..

Ora, decidir pela instalação de um presídio em nossa região, foi importante pior que a situação como esta a falta de segurança no sul e extremo sul, é de fato inaceitável. Porém, de nosso ponto de vista, temos uma visão de que a vinda dos detentos de alta periculosidades de varias regiões  para o sistema prisional de Eunápolis na verdade, a uma tendência de mexer com os ânimos de criminosos que de dentro de presídios ordena seus comandados a praticar os mais diversos crimes que tem como objetivo pagar benefícios a lideres na cadeia, o governo não tem agido com rigor a vigilância quando este gravíssimo problema..

O Brasil possui a 4ª maior população carcerária do mundo, que vem aumentando em ritmo acelerado, e os problemas de segurança só se agravam. Isso, por si só, deveria demonstrar que simplesmente encarcerar os criminosos não está resolvendo o problema, pois isso é feito desde sempre e a realidade não muda..

É imperioso mudar a lógica das políticas públicas, tanto no Estado quanto na Federação, e priorizar os gastos sociais legítimos: educação, saúde, proteção à infância, cultura, geração de renda, saneamento básico, moradia, entre outros. Para mudar o Brasil não adianta insistir em “enfiar” na prisão o resultado de todo um processo de exclusão social, econômica, política e cultural, pois a “linha de produção” de tudo isso continua lá, intacta, marginalizando as populações pobres. Até porque é mais que sabido que no Brasil vai preso quem não consegue pagar pelos melhores advogados – via de regra, jovens, negros e pobres..

Os corruptos e corruptores da política e dos negócios (sim, só há políticos corruptos porque há empresários corruptores para quem o lucro e as vantagens privadas são mais importantes que a justiça social) estão por aí, livres..

Portanto, o que repudiamos não é simplesmente partido politico, mas sim toda a política de segurança pública do governo do Estado. Querer apenas jogar responsabilidades de segurança aos municípios é tapar o sol com a peneira (afinal, os prisioneiros de todos os lugares  no Brasil pertence a cada  estado e a federação..

Continuo dizendo, que o modelo prisional brasileiro é falido, desumano e ineficaz. Queremos outra sociedade, onde de fato haja possibilidade de desenvolvimento humano para todos – e não apenas para a minoria que se autointitula “cidadãos de bem” (que no Brasil poderiam ser mais bem definidos como “cidadãos de bens”)..

Que vergonha para o Estado, delegacia de Itabela esta interditada, distrito de Monte Pascoal, com  quase seis mil habitantes só tem um policial três dias na semana, por falta de contingente e viaturas, a  sede do municio com 31 mil habitantes, tem por dia um veiculo com dois homens da PM.. Isso e o retrato do governo do Estado. Em campanha  chegou a trazer  em Itabela duas viaturas e duas motos, foram mostardas dias  após foram levadas de volta para a cidade de Eunápolis, que também vive situação semelhante ou pior..

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



O POVO DAQUI DA BAHIA SÓ SABE RECLAMAR,TIVERAM A CHANCE DE MUDAR,OU PELO MENOS TENTAR MUDAR,MAS NÃO VOTARAM NOS MESMOS QUE NADA FIZERAM OU VÃO FAZER PELA BAHIA AGORA O QUE RESTA A FAZER E SÓ REZAR E PEDIR PROTEÇÃO A TODOS OS SANTOS PARA QUE CHEGUE ATÉ NOSSO PODEROSO DEUS QUE NOS AJUDE PORQUE SE DEPENDER DO PT ESTAMOS TODOS LASCADOS
weu

quem assistiu os debates viu que a propia Dilma dizer que a segurança não e trabalho dela e sim dos governos estaduais,então o descasos vem lá de cima,pra piorar o governo corta as horas extras dos policias e os prefeitos que são culpado acho que não,o sul da bahia intreira e esquecida pelo governo principalmente no governo pt,e ainda tem uns burros que ficam falando besteira,pt e partido de malandro prequiçoso essa e a verdade e que não trabalha so traz isso roubos traficos tudo que e ruim.
revoltado

Porque você vereador tome vergonha na cara e pare de perseguir o prefeito e se alia com o pt que você elegeu pois foi o único que tomou a frente da política do pt aqui na cidade de Itabela junta -se com o Salvador do montinho com o Nito do móveis outro desfasado de boa gente e a modelo Jairinha pois quer ser a rainha da cocada preta e traga melhora para a segurança de nossa cidade ou esta organizando os valores para as contas bancarias nas próximas eleições estou de olhos abertos para esses tipo
ex-eleitora de Ronadinho da Feira Janildes

SIM, É O GOVERNO DO ESTADO, MAS PREFEITO, VOSSA EXCELENCIA E OS 11 VEREADORES, TROUXERAM OS FORASTEIROS PARA LEVAREM A CONFIANÇA DO POVO ITABELENSE. DE UMA COISA SEI, SE VOSSA EXCELENCIA, OS 11 VEREADORES, OU PELO MENOS OS DE SUA BANCADA,OS DEPUTADOS ELEITOS AQUI, SÓ OS SEUS SAO 02,ESTADUAL E FEDERAL,ESTE QUE SE DIZ SER O MANDATARIO NO ESTADO E NA REGIAO,SERA QUE NAO POSSUEM CREDIBILIDADE POLITICA AO PONTO DE FICAR CULPANDO O ESTADO SEM PODER RESOLVER?
MARCOS QUEIROZ ( GM)

o pt no primeiro mandato, esqueceu de nós,o povo quis mais quatro anos, será que vai lembrar de nós do sul da bahia? aqui em itabela, parece um filme bang bang, será que o governador está bom c/ esta segurança?.
no de itabela

Uma verdade, todos estão tentando jogar culpa em Junior,mas esquece que quem pode colocar viaturas e policias,é o Governo do estado
Ju