Vereador de Porto Seguro e outros presos são transferidos para presídio em Teixeira de Freitas

redação - 29/03/2015 - 07:40


Por volta das 14h15 de sexta-feira, 27/03, a Polícia Federal transferiu para o presídio de Teixeira de Freitas, um grupo de presos na Operação Pacioli, incluindo o vereador Geraldo Couto (PSB). Nos endereços dos investigados foram apreendidos veículos e documentos de interesse da investigação. O vereador Geraldo Couto, que também é contador, foi o único indiciado em Porto Seguro. Ele, que mantém escritório na av. dos Navegantes, foi preso por volta das 6 horas da manhã, no bairro Baianão.

Pela condição de prisão preventiva, Geraldo Contador, como é conhecido e os demais presos não têm data para ser liberados. Eles passaram a manhã prestando depoimento na sede da Polícia Federal em Porto Seguro, de onde seguiram para o aeroporto, escoltados pela PF que providenciou o transporte dos mesmos até Teixeira de Freitas. Segundo informações da polícia, em decorrência da operação, foram cumpridos 27 Mandados de Busca e Apreensão em empresas de contabilidade e 16 Mandados de Prisão Preventiva.

A operação, que está sob o comando da delegada Eva Bianca, é resultado de uma Força-Tarefa Previdenciária integrada pela Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal, realizada nas cidades de Porto Seguro/BA, Itamaraju/BA, Teixeira de Freitas/BA, Itabela/BA, Prado/BA, e no município de Vila Velha/ES. A investigação que identificou 17 prestadores de serviços contábeis que estavam transmitindo informações falsas por meio do Guia de Recolhimento do FGTS e Informações Previdenciárias, e posteriormente formulando requerimentos de benefícios previdenciários fraudulentos.

O prejuízo inicialmente identificado até o ano de 2012, em 210 benefícios avaliados, aproxima-se de R$ 2 milhões. A fraude consistia na inserção de vínculos laborais fictícios, tendo sido utilizadas cerca de 106 empresas para a composição do tempo de contribuição, para aproximadamente 1.050 “trabalhadores” irregularmente inseridos. Os prestadores de serviço de contábeis atuavam desde 2006 e grande parte das empresas utilizadas encontrava-se inativa e os seus responsáveis legais desconheciam as fraudes que vinham sendo praticadas pelos investigados.

Os envolvidos serão indiciados pelos crimes de falsidade ideológica, falsidade material e estelionato qualificado (art. 299, art. 297, § 3º, II e III e art. 171, § 3º, todos do Código Penal Brasileiro, cujas penas podem alcançar 18 (dezoito) anos de reclusão.

A Operação contou com a participação de 130 policiais federais e 30 servidores da Previdência Social. Seu nome é uma referência a Luca Bartolomeo de Pacioli, um monge franciscano e célebre matemático italiano, considerado o pai da contabilidade moderna.

Matéria Jornal do Sol

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Quero ver a hora de Dilma e Lula!
Laila

Ate que enfim a justiça alcançando a corja de abutres que definha itabela impedindo cidadãos de bem apreciar o sol da justiça sem sombras ou macula mafiosa e carniceira
clayton

tenho fé em Deus que esses cabruncos de itabela tambem vão se ferrar.