Aécio diz que PSDB apoia protesto do dia 16 e vai convidar população a participar. É o certo!

redação - 28/07/2015 - 07:23


O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), afirmou que seu partido vai apoiar o protesto contra o governo Dilma, marcado para o dia 16 de agosto, e que vai aproveitar inserções no rádio e na TV para convidar a população a se manifestar.

Aécio voltou a afirmar, no que está certo, que o partido não pode ser protagonista do protesto, mas que não pode se omitir.

É isto! Não é protagonista nem tem de ser. Os movimentos que hoje têm capacidade para levar milhares de pessoas às ruas são e devem continuar a ser independentes de partidos. Em parte, e só em parte, eles devem funcionar para as legendas de oposição como os movimentos sociais funcionam para o PT e para as esquerdas: ser frentes mais avançadas.

Mas insisto: só em parte deve ser assim. Os ditos movimentos sociais são franjas orgânicas do PT e de outros partidos de esquerda, de que dependem até financeiramente. Mais: seus dirigentes são também quadros partidários, e sua agenda, no fim das contas, acaba sempre se subordinando à legenda.

Não é o que acontece com os movimentos que hoje protestam contra o governo. A sua relação com os partidos de oposição, às vezes, chega a ser difícil porque suas convicções podem ser mais puristas do que permite a política. Mas isso não é mau, não! Ao contrário: é bom!

Quanto a apoiar os protestos, é evidente que o PSDB faz a coisa certa. A questão é lógica, é elementar. Só existem manifestações contra o governo, num clima de paz, sem violência, nas democracias. Logo, acusar os protestos de golpistas corresponde a desrespeitar a própria democracia.

Quase dois terços da população, segundo as pesquisas, gostariam que Dilma fosse impichada. Obviamente, a possibilidade não existe apenas porque o povo quer. Existe também porque está ancorada nas leis e na Constituição. Logo, quando o PSDB expressa o seu apoio ao protesto, nada mais faz do que, também, endossar o ordenamento jurídico do país.O resto é terrorismo político e retórica mixuruca.

Por Reinaldo Azevedo

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/