Foto de menino refugiado morto na praia atrai atenção para crise

redação - 02/09/2015 - 07:25


A imagem do corpo de um menino de três anos encontrado à beira do mar na Turquia repercute internacionalmente, se espalha por redes sociais e aumenta a tragédia humana dos milhares que refugiados que tentam diariamente chegar muitas vezes sem sucesso à União Europeia.

A foto foi registrada nesta quarta-feira (2) numa praia na região de Bodrum e divulgada pela agência de notícias turca "DHA".

O menino está de camiseta vermelha, bermuda e tênis. Numa das imagens, o seu corpo está sozinho, às margens do mar - em outra, é carregado por um policial.

De acordo com a mesma agência de notícia da Turquia, a criança se chama Aylan Kurdi, tinha três anos e estava num dos dois barcos que naufragaram em direção à ilha grega de Kos com 23 refugiados do conflito da Síria.

Os barcos haviam partido separadamente de Akyarlar, na mesma região. Morreram pelo menos 12 dos 23, incluindo a criança da foto, seu irmão de 5 anos, outras três crianças e uma mulher.

Segundo o noticiário local, eles fugiram para a Turquia no ano passado após deixarem a cidade síria de Kobane, para escapar do conflito com a facção radical Estado Islâmico (EI).

Todos os mortos se somam a estimativa de pelo menos 2.600 pessoas que morreram neste ano tentando chegar à Europa pelo mar, segundo dados da OIM (Organização Internacional de Migração).

Estima-se que mais de 300 mil pessoas, muitas delas refugiados de países em conflitos como Síria e Afeganistão, fizeram a travessia neste ano.

Na semana passada, um caminhão com 71 corpos, provavelmente todos sírios, foi encontrado abandonado numa estrada na Áustria na r

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



quando vi essa imagem eu logo lebrei do meu filho que ira fazer 2 anos de idade, mto triste e forte essaimagem.
Francisco Carneiro

Genildo, será que apesar das imagens você ainda continua cego? A criatura a quem você chama de deus, não teve competência suficiente nem para cuidar desse garoto...irá cuidar do universo?
Dante

JESUS TA PERTO DE VIM. PROCURE UMA IGREJA EVANGELICA MAIS PERTO DE SUA CASA, TUDO ISSO E SO O PRINCIPIO DAS DORES DIZ A BIBLIA..
ze bocão

E de dar água nos olhos uma imagem dessa, Deus deixou o mundo para todos nos. não importa de onde somos.cade as autoridade desse mundo que eles não ver essas tragedia. Deus toma conta desse universo
Genildo ou palmeirense