Plano de Resíduos Sólidos é discutido em Itabela.

redação - 20/01/2016 - 09:29


Na manhã desta quarta-feira, 20/ de janeiro, a aconteceu a segunda  reunião sobre Plano Municipal  de Resíduos Sólidos, em Itabela. O encontro aconteceu no Rotary Clube, avançando mais uma etapa para a elaboração do Plano.

A organização do Plano é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Meio Ambiente com a orientação do consultor Rogerio Augusto, Diretor de Projetos do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território da Costa do Descobrimento (CONDESC).

A elaboração do plano é uma exigência do Governo Federal, pois com ele concluído o município está habilitado para buscar recursos na área ambiental. A equipe pretende concluir a elaboração do Plano até o meado do ano de 2016, quando acontecerá a última audiência Pública na Câmara de Vereadores.

Na semana passada foi realizada uma reunião com pessoas ligadas a prefeitura Municipal. Nesta segunda fase a reunião aconteceu de forma centralizada, mas também foi aberta a comunidade, e deu um novo passo para a elaboração do plano.

“O plano de resíduo solido prevê quais são as iniciativas que o município terá que tomar a curto, médio e longo prazo, tanto do lixo doméstico como do reciclável”, explica o Diretor de Projeto  do CONDESC Rogério Augusto. Ele explica que vão ser realizadas várias reuniões na área urbana e rural, onde voa  ser discutidas com a população várias questões como a qualidade e periodicidade da coleta do lixo, também serão compiladas as sugestões que a população apresentou para serem realizadas. “Tudo que será apresentado nas reuniões e nas audiências publicas estará fazendo parte do Plano, bem como as ações que serão tomadas para reduzir a geração de lixo e a consequente poluição do meio ambiente”, diz.

O Secretario de Meio Ambiente de Itabela Pedro Paulo Pianizoli, também participou da reunião. Ele destacou a importância de discutir esse assunto. “Esse é um plano para os próximos 20 anos, por isso ele deve ser bem feito, contar com a participação de todos”, diz.

“Existe muito tipo de problemas que terão que ser resolvidos. Chuva, alagamentos, problemas de drenagem, a cada ano fica mais complicado e precisamos fazer a nossa parte, por isso há esse planejamento, que definirá o que poderá ser feito para cuidarmos do nosso ambiente”, define Representante de Associações presentes no evento.

O vereador Alencar da Rádio afirmou que esse trabalho em conjunto irá colaborar muito com o futuro da população. “Essa questão dos resíduos sólidos tem que ser tratada com muito cuidado. Hoje existem muitas leis que determinam que sejam de uma forma ou de outra, por isso é necessário analisar com cuidado todos os itens para definir da melhor forma o Plano para os próximos anos, para que todas as necessidades sejam atendidas”, afirma.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



cuidado alencar luciano esta te enganando ele disse que nunca vai te querer como vice dele
eleitor esperto

FALANDO DE LIXO TEM ALGUEM QUE MEXE COM AÇOQUE JOGANDO LIXO NA ESTRADA QUE VAI P O QUEIMADO.LOGO ABAICHO DE MINHA CASA FICA UM MONTE ORUBU RESTO DE OSSO DE GADO DEVE SER ALGUEM QUE TA MATANDO CLANDESTINO POR ISSO QUE VAI JOGAR OS RESTOS LA.VERIFICA QUE VAO PEGAR QUEM E .RESTOS DE SACOLAS FICAM ESPARADOS NA ESTRADA NO CAFE NO BASTO UMA NOJEIRA OS PORCO QUE JOGA.UMA ORA DESSAS VOU TIRA UMA FOTO DELES E JOGAR NA INTERNET P MOSTRA A CARA DOS PORCO JOGANDO LIXO LA.
MORADOR

FUNDO MUNICIPAL DE SEGURANÇA, BOMBEIRO CIVIL, GUARDA MUNICIPAL TUDO SÓ CONVERSA. PARA QUE PERDER TEMPO, OCUPAR ESPAÇOS PUBLICOS PARA NADA? TUDO ISSO NUNCA FUNCIONARÁ
MARCOS QUEIROZ

MAIS UM MONTE DE BLA BLA BLA E NADA DE SOLUCIONAR NADA.
morador

alencar cuidado com este vagabundo de ionan neste negocio
morador