Tempo em Itabela
Itabela
+30°C
PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE:
Operação da Polícia Federal combate extração irregular de madeira em povoado de Itabela.
Por: redação - Data: 16/05/2017 - 14:10:11

A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ibama, ICMBio,bombeiros militarese e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), iniciaram na manhã desta terça-feira (16), uma grande Operação contra a extração, transporte e a comercialização ilegal de madeira usada na fabricação de artesanato no povoado de São João  do Monte “Montinho”, Município de Itabela.

Durante a operação, quatro pedidos de busca e apreensão expedidos pela justiça de Porto Seguro foram cumpridos no povoado. O Delegado da Polícia Federal que comandou a Operação, Dr. Leifson Gonçalves Holder da Silva, esclareceu que a principio, a Operação foi desencadeada com objetivo de aprender madeiras já serradas sem comprovação de origem, motores usados na fabricação do artesanato ilegal e animais silvestres.

Ainda segundo a polícia, os envolvidos poderão ser indiciados nos seguintes tipos penais: Crime ambiental do art. 46, caput, da Lei n° 9.605/95.  Durante a operação foram executadas outras apreensões  e interdições de pequenas serrarias clandestinamente instaladas nos fundos das residências. Segundo a Polícia Federal, as localidades possuem estabelecimentos que tem fortes indícios de receptação de madeira ilegalmente extraída de terras indígenas e de unidade de conservação federal, o que poderá gerar prisão em flagrante dos responsáveis.

Os investigados responderão por crimes como desobediência à decisão judicial caso não compareçam na Sede da Polícia Federal nos dias citados. A continuidade na comercialização de madeira nativa o ou em depósito produto de origem vegetal sem licença válida, poderão ser penalizados e ter a madeira aprendida.

A operação teve como principal objetivo desmobilizar as serrarias irregulares e apreensão de madeiras nativas ou mesmo sendo eucalipto sem notas. Participaram da ação policiais federais lotados na Superintendência da PF no Bahia, além de policiais da PRF, servidores do Ibama e do ICMBio e bombeiros militares. A operação conta com o apoio também, de equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Mata Atlântica - CIPE/MA.

Além de grande quantidade de madeira já serrada em formatos de gamelas, colher de pau, entre outros artesanatos, também foram apreendidos cinco periquitos e três porcos do mato, criados em cativeiros e três motocicletas por irregularidade em licenciamentos. Ninguém foi preso.  

Deixe seu comentário:             ( 12 pessoas já comentaram! )

Nome:


Máximo de caracteres permitidos 500/


                 

PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE: