Operação da Polícia Federal combate extração irregular de madeira em povoado de Itabela.

redação - 16/05/2017 - 14:10


A Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ibama, ICMBio,bombeiros militarese e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), iniciaram na manhã desta terça-feira (16), uma grande Operação contra a extração, transporte e a comercialização ilegal de madeira usada na fabricação de artesanato no povoado de São João  do Monte “Montinho”, Município de Itabela.

Durante a operação, quatro pedidos de busca e apreensão expedidos pela justiça de Porto Seguro foram cumpridos no povoado. O Delegado da Polícia Federal que comandou a Operação, Dr. Leifson Gonçalves Holder da Silva, esclareceu que a principio, a Operação foi desencadeada com objetivo de aprender madeiras já serradas sem comprovação de origem, motores usados na fabricação do artesanato ilegal e animais silvestres.

Ainda segundo a polícia, os envolvidos poderão ser indiciados nos seguintes tipos penais: Crime ambiental do art. 46, caput, da Lei n° 9.605/95.  Durante a operação foram executadas outras apreensões  e interdições de pequenas serrarias clandestinamente instaladas nos fundos das residências. Segundo a Polícia Federal, as localidades possuem estabelecimentos que tem fortes indícios de receptação de madeira ilegalmente extraída de terras indígenas e de unidade de conservação federal, o que poderá gerar prisão em flagrante dos responsáveis.

Os investigados responderão por crimes como desobediência à decisão judicial caso não compareçam na Sede da Polícia Federal nos dias citados. A continuidade na comercialização de madeira nativa o ou em depósito produto de origem vegetal sem licença válida, poderão ser penalizados e ter a madeira aprendida.

A operação teve como principal objetivo desmobilizar as serrarias irregulares e apreensão de madeiras nativas ou mesmo sendo eucalipto sem notas. Participaram da ação policiais federais lotados na Superintendência da PF no Bahia, além de policiais da PRF, servidores do Ibama e do ICMBio e bombeiros militares. A operação conta com o apoio também, de equipe da Companhia Independente de Policiamento Especializado/Mata Atlântica - CIPE/MA.

Além de grande quantidade de madeira já serrada em formatos de gamelas, colher de pau, entre outros artesanatos, também foram apreendidos cinco periquitos e três porcos do mato, criados em cativeiros e três motocicletas por irregularidade em licenciamentos. Ninguém foi preso.  

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Fico muito triste porq com essa apreensão? Pois sao varios pais de familia desempregados,sei q eles estava errados mais essa nao e a melhor maneira de conserta o erro ja moramos em uma região q nao gera empregos .
Sandra

Manejo adequado resolveria esse problema. Mas ao invés de apoiar o trabalho e o trabalhador, as leis preferem combatê-los. Combatam os traficantes, empresários de fachada, que tem aos montes em Itabela, até se passando por evangélicos, que a cidade inteira sabe quem são, menos a Polícia Federal e a Justiça. Tá feia a criminalidade em Itabela. Mas o importante é fazer mais desempregados pra ver se o crime aumenta.
Cidadão

Tudo que estão comendo ato irregular, mas não exploração em escala industrial gente. É só o suficiente pra fazer o artesanato deles. Ao invés de combater dessa forma, dê à eles tempo e subsídios pra que eles façam uma readequação, como por exemplo, a exploração conciliada com o replantio, e a exploração de outras espécies, que não demorem tanto tempo pra chegarem à fase adulta.


Lamentável mais eles sabem que estão errados,se tivessem corretos Polícia não Faria isso,por tanto façam o correto.só acho
Vera

Que país e esse...muito triste esses pais de família não vendem drogas,eles fazem isso par comprar alimentando...o que vende a droga e acaba as famílias não fazem uma operação dessa ou lei meu Deus.
Revoltadoo

pq a policia nao investiga o q a veracel e a fibria andam fazendo com a nossa fauna brasileira? agora o pobre q rala pra ganhar o dinheirinho deles com onestidade eles fazem isso . isso é uma vergonha.estou muito decepcionada;
indignada

VAI PRENDER DAPÉ BANDIDO QUE ROUBOU MILHÕES DE ITABELA E SAIU IMUNE. ISSO AI A PF NÃO FEZ NADA. FICO RV
ITABELA

Mano vc fala ki e revoltado e porq vc nunca precisou de trabalhar com isso muita gente dependi disso pra sustentar as familias, agora muita gente se perdendo nas drogas morrendo ai eles preocupados de tirar o trabalho dos outros


Vc fala ki e revoltado e porq vc nao dependi disso pra colocar comida na sua casa e porq vc nunca precisou disso pra pagar as contas mano olha oq eles estão fazendo acabando com o unico meio de trabalho dessas pessoas e por isso ki muita gente começa roubar e mexer com coisa errada e por causa disso tira o unico meio de trabalho deles agora como eles vao sustentar suas familias mim falam ai?
nao mim conhece

CADE A POLICIA FEDERAL PRA PRENDER OS CIGANOS QUE FICA MANDANDO MATAR SA PESSOAS EM ITABELA ESTA SEMANA FOI FERNANDINHA COM VARIOS TIROS E ELES DISE QUE TEM MAIS GENTE.
feira do rato

ao inveis de vcs. trabalhar onestamente vao vender drogas ,aqui em itabela tem 5 boca por cada rua e ninguem fais nada.bota uma boca ai
ITABELENSE

que país é esse .................
revoltado