Ibama e Cippa realiza uma grande operação de combate à extração de madeira nativa em fazenda no interior de Porto Seguro.

giro de noticias - 29/05/2017 - 21:25


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com Major Cleber Santos da Companhia Independente de Polícia de proteção Ambiental  (Cippa), realizaram uma ação conjunta em combate a extração de madeira de mata nativa em uma propriedade rural localizada no inteiro de Porto Seguro e que cominou com uma grande apreensão de madeiras nativas.

A operação de combate ao crime ambiental aconteceu na manhã desta segunda-feira (29/05) na Fazenda Fortaleza de propriedade do senhor Junior Machado. A  propriedade esta situada a cerca de 30 km da BR-101 e a 10 km do povoado de Caraíva no interior de Porto Seguro.

Segundo o Comandante da Companhia Independente de Polícia de proteção Ambiental (Cippa) Major Cleber, após receber a denúncia da retirada de madeiras nativas na área de mata da Fazenda Fortaleza, encaminhou policiais para percorrer a mata sem levantar suspeitas. Segundo o major, os policiais detectaram crimes ambientais sem precedentes praticados por funcionários da fazenda a mando do dono da propriedade.

Na fazenda foi apreendida uma grande quantidade de madeira nativa, espécies de fauna silvestre, como Ipê, Parajú, Jequitibá, Biriba, Vinhático, Macanaíba e Braúna, madeiras protegidas por Lei.

O  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), juntamente com policiais da Cippa, apreenderam aproximadamente uma centena de árvores cortadas no interior da mata, aguardando transbordo e beneficiamento. Durante a abordagem,os fiscais constataram uma grande quantia de madeira já beneficiada, na forma de estacas, moirões, lascas,peças e pranchas e que também foram aprendidas.

De acordo com a polícia,a madeira era transportada para fora da mata com a ajuda de um trator e tinha como destino a sede da fazenda, onde parte seria utilizada na construção de cercas e outras estruturas rurais. Seguindo as informações contidas na denúncia, foi possível chegar ao local da extração, na Fazenda Fortaleza, que pertence a Junior Machado, depois de uma fiscalização feita pela Cippa na região. 

A extração de madeira, segundo as denúncias, teria começado há cerca de um ano. Após localizados, os responsáveis pela degradação ambiental, receberam os devidos autos de infração, de interdição da atividade de extração de madeira e de apreensão do material. Além de uma grande quantidade de madeira já cortada existem centenas de arvores já marcadas para ser derrubadas.

A polícia constatou ainda, a retirada de madeiras usadas na fabricação de moves, como vinhático, Macanaíba, entre outras. Fiscais do Ibama deixou a intimação na sede da fazenda solicitando o dono da propriedade que não foi encontrado a comparecer na sede da unidade onde serão desenrolados os demais procedimentos penais. Ainda, será atribuída multa baseada na estimativa de madeira extraída e podendo chegar a um milhão de reais.

Ainda de acordo com os ficais a indicio de que parte da madeira estava sendo beneficiada para ser comercializada para a fabricação de moves. Segundo o Comandante da CIppa e o coordenador da Unidade Regional do Ibama em Eunápolis, essas ações serão intensificadas, pois a região no Interior do município de Porto Seguro tornou -se vulneráveis a ações de desmatamento devido a dificuldades de acesso nestas regiões.  

Toda a madeira apreendida na propriedade durante a ação  desta segunda-feira, na ação conjunta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Ibama e da Polícia Ambiental, serão periciada, identificada e transportada para sede da entidade ambiental em Porto Seguro.

A Fiscalização ambiental aposta no conhecimento estratégico e usaram equipamentos como Sistema Global de Posicionamento (GPS, para a avaliação da ação e o Monitoramento Ambiental no âmbito da propriedade e para o acompanhamento sistemático da ocorrência de ilícitos ambiental, após esta sistemática qualquer desobediência na retirada da madeira é tão logo  detectado o ilícito e acionará imediatamente a fiscalização.

A operação que teve inicio logo nas primeiras horas desta segunda-feira se estendeu durante todo o dia e terminou já no começo da noite. Esta ação pode ser considerada a maior apreensão de madeira nativa nos últimos anos na Bahia.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



vomos ver se isto vai termina em piza,o pai desse cara ja foi do lava jato de brasilia ,mora em vitoria.se pegar nos com um passaro na mao e crime ,e agora se fosse um coitado de um trabalhador ja estava preso.


gente dar para ver que esta madeira estava sendo titara a mai de dois anos,cade o INEMA,iBAMA, só agora que viu isso
Carlos Guia

em montinho a polícia levou até a empresa,neste caso gravíssimo nem divulgo,porque será,a fazendeiro milionário nario aio tem
morador

Acho que a reportagem se enganou. Quem aparece nas imagens são agentes do IBAMA e não do Inema que nunca fazem nada por aqui. Poderiam corrigir e dar o crédito a quem merece.
José Roberto