Alencar da Rádio lamenta a politização de consórcios de saúde no Estado

Giro de Noticias - 19/11/2017 - 14:09


O vereador criticou, nesta quinta-feira (16/11), durante a sessão plenária, a politização dos consórcios públicos na área de saúde que está ocorrendo na Bahia.

Para ele, o Governo do PT, Rui Costa, lançou uma armadilha para acabar de falir os Municípios do Sul do Estado, lançando Policlínicas Regionais através de um Consórcio com os Municípios, mas a maior fatia dos gastos ficaria com os municípios já sucateados e muito perto da falência.

O consórcios estão atualmente sendo desvirtuados, pois foram criados com base em alguns princípios. “O consórcio da 8ª região onde esta Eunápolis como sede da entidade, foi criado para conseguir projetos do Estado conjunto entre os oito municípios, os únicos receberem verbas do Estado foram Cabrália, Eunápolis e Porto Seguro, os demais chegaram a elaborar seus pedidos e nunca saiu do papel nenhum dos projetos”, lembrou.

Entretanto, o parlamentar lamentou que o Governo esta trazendo uma policlínica também instalada em Eunápolis, mas com pessoal, veículos, e recursos da saúde do Município. “algumas pessoas podem não entender, mas se trata de liberar para o Estado parte do nosso repasse, sem autorização da Câmara ou da Secretaria Municipal de Saúde, caso os vereadores aprovassem o Protocolo de Intenções junto a este Consórcio.

Segundo ele, os prefeitos que fazem parte da gestão política dos consórcios estão lá para decidir os rumos gerais dos consórcios. Porém, os gestores começam a criar um problema na administração publica, ao concordar em levar a policlínica de seu Município para Eunápolis, como é caso de Itabela, pois aqui temos Policlínica e temos um Hospital sem terminar, precisamos investir na nossa Saúde e não dar recursos que já são poucos para o Estado que em 13 anos do PT, nada investiu na Saúde de Itabela a não ser uma ambulância e do consórcio, não recebemos um real de projeto se quer,” relatou.

CONDESC sem Presidente, com afastamento do prefeito Robério Oliveira

Outro fato relevante que a população desta região precisa estar atenta é quanto ao fato do Presidente atual do Consórcio da Costa do Descobrimento, Senhor Robério Oliveira tá afastado do cargo e assim a instituição ficou acéfala. Precisa ser observado o que diz o Estatuto ou Regimento Interno da entidade e ser empossado o Vice Presidente.  De igual modo, a indicação de nome para o cargo de Diretor do Consórcio precisa ser votada pelos oito prefeitos que o integram prefeito e não escolhido pelo atual Presidente, senhor Robério Oliveira como aconteceu atualmente. “A função deve ser desempenhada por um técnico e não por um acabo eleitoral de prefeito” defendeu Alencar.

Em alguns locais, a politização já atrapalhou a gestão, que não funciona bem, e a população não está sendo beneficiada. Nossa reportagem ouviu agentes públicos e técnicos na área de Administração Pública, que afirmaram a diferença de tratamento às demandas municipais na época em senhor Weliton era o Diretor, naquela gestão, os municípios consorciados tinham maior importância e o Consórcio apontava soluções para os problemas. “Os prefeitos desta Região, ao empossarem o substituto do Presidente devem ter bom senso para dialogar. Itabela espera solução para o problema”, ressaltou o Parlamentar.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



ITABELA NÃO TA FALIDA, É ENGANO, TEM DINHEIRO MUITO SUFICIENTE. EU DISCORDO MUITO, SE TA FALIDA POR QUE NÃO ENTREGA PARA O PROMOTOR OU O JUIZ GOVERNAR, ACHO QUE É PIADA SEM DUVIDA, VAI ENTREGA PARA O PROMOTOR. ALENCAR SEI DOS SEUS CONHECIMENTOS VC É UM GUERREIRO, FALIDO TA NÓS SEM A CRECHE, SEM SINAL DE CELULAR, DEIXA VER SE MEU PREFEITO TIVER CHANCE DE RELEIÇÃO SE ELE NÃO QUER, CHEGA QUERER MORRENDO DE VONTADE. ALENCAR GOSTO DE VC, VC É LUTADOR, AGORA FALAR QUE TA FALIDA AI NÃO.
GILVAN MONTE PASCOAL.

Itabela tá falida por ma administração, um município com economia deste porte poderia estar numa situação melhor, hj tudo depende de Eunápolis, por isso aqui não tem saúde, nossos pacientes vão para eunapolis e é pra lá que a policlínica tem que ir, pq aqui nada funciona, se viesse o dinheiro sabe se lá como seria gasto, pois ninguém sabe investir é só olhar as nossas ruas asfaltadas com produto de quinta!
Revoltado