Novo Datafolha mostra Lula líder e consolida Bolsonaro em 2º turno.

Giro de Noticias - 03/12/2017 - 08:55


Marina Silva anunciou na tarde deste sábado que voltará a disputar a Presidência da República por seu partido, Rede, em 2018. Apesar da movimentação da acriana, Lula e Bolsonaro seguem disparados na nova pesquisa de intenção de votos do Datafolha, divulgada poucas horas depois do anúncio de Marina. O levantamento ouviu 2.765 pessoas nos dias 29 e 30 de novembro, em 192 cidades do país e tem margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo.

Lula lidera mesmo quando a pesquisa é feita sem a apresentação de nomes. Nesse caso, ele tem 17%, seis pontos a mais que Bolsonaro (11%). Os demais candidatos não chegam a 1%. O mais “votado”, nesse caso, é “ninguém”, com 19%.

Em um cenário com Michel Temer, Joaquim Barbosa, Ciro Gomes e Henrique Meirelles, ministro da Fazenda que já declarou querer ser presidente, Lula, o líder, teria 34% dos votos, segundo a pesquisa. Bolsonaro aparece com metade disso, 17%, o que representa oito pontos percentuais a mais do que Marina, que por sua vez está três pontos à frente de Geraldo Alckmin. O governador de São Paulo, provável nome do PSDB na disputa, surge empatado com Ciro Gomes, do PDT.

Veja também

Os outros citados estão mais abaixo na pesquisa. Joaquim Barbosa (Sem Partido) tem 5% das intenções de voto, Alvaro Dias (Podemos) tem 3%, Manuela D’Ávila (PCdoB), 1%, Temer (PMDB), 1%, Meirelles (PSD) 1%, Paulo Rabello de Castro (PSC) figura com 1% e 2% não sabem e 12% votariam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

Em um cenário sem Marina, Temer ou Meirelles, mas com Joaquim Barbosa e Guilherme Boulos, Lula dispara e chega a 37%. Bolsonaro sobe um ponto, assim como Ciro Gomes, que chega a 7%. Alckmin ganha dois pontos e vai a 8%. O ex-ministro do STF fica com 6%, Alvaro Dias (Podemos), com 4%, Manuela D’Ávila (PCdoB) tem 1%, Boulos (Sem Partido) surge com 1%, Paulo Rabello de Castro (PSC), com 1%, 3% não sabem em que votar e 14% declaram voto em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos.

Um terceiro cenário, este com Henrique Meirelles e Boulos, mas sem Marina, Temer ou Joaquim Barbosa, também tem Lula disparado com 37% das intenções de voto. Bolsonaro figura com 19%, Alckmin com 9% e Ciro Gomes, com 7%. A lista se completa com Alvaro Dias (4%), Manuela D’Ávila (2%), Henrique Meirelles (1%), Paulo Rabello de Castro (1%), Guilherme Boulos (1%), em branco/nulo/nenhum (14%) e os que não sabem (5%).

Cenário com Marina, sem Temer e Barbosa

Para Lula, a coisa pouco se altera. O petista figura com 36% das intenções de voto, de novo o dobro de Bolsonaro (18%). Já Marina sobe um pouco e chega a 10%. Alckmin e Ciro Gomes vêm de novo empatados, desta vez com 7%.

A lista conta ainda com Alvaro Dias (4%), Manuela D’Ávila (1%), Paulo Rabello de Castro (1%), Guilherme Boulos (1%), em branco/nulo/ nenhum (13%) e dos que não sabem (2%).

Cenário com Doria em vez de Alckmin

João Doria teria ainda menos votos do que seu padrinho político, Geraldo Alckmin: 5%. O líder aqui é de novo Lula, com 36%, o dobro de Bolsonaro (18%). Marina Silva sobe mais um ponto e chega a 11%. Ciro Gomes tem de novo 7%.

A lista traz ainda o ex-tucano Alvaro Dias (4%), Manuela D’Ávila (1%), João Amoêdo (1%), Paulo Rabello de Castro (1%), Guilherme Boulos (1%), em branco/nulo/ nenhum (14%) e os que não sabem (2%).

Cenários sem Lula (em caso de prisão)

O Datafolha imagina quatro cenários sem Lula na disputa. Em todos, a briga fica acirrada. Bolsonaro lidera, mas a distância para o candidato mais próximo se reduz. Fernando Haddad, nome já ventilado pelo PT para substituir o ex-presidente na corrida presidencial, em caso de prisão, vai mal no levantamento. Confira abaixo cada cenário de primeiro turno sem Lula.

O primeiro quadro é uma eleição sem Lula e sem Marina, mas com Joaquim Barbosa, em que Bolsonaro teria 21% das intenções de voto no primeiro turno e Ciro Gomes assumiria a segunda colocação, com 12%, um ponto percentual a mais do que Geraldo Alckmin (11%) e três a mais do que o ex-ministro do STF (8%). Nessa lista, aparecem também Alvaro Dias (6%), o petista Fernando Haddad (3%), Manuela D’Ávila (2%), Paulo Rabello de Castro (1%), Guilherme Boulos (1%), João Amoêdo (1%), em branco/nulo/nenhum (28%), não sabe (4%).

O segundo quadro, também sem Lula e sem Marina, e com Henrique Meirelles no lugar de Barbosa, mostra Bolsonaro com 22% das intenções de voto, Ciro com 13%, Alckmin com 12% e Alvaro Dias com 6%, seguido de Haddad (3%), Manuela D’Ávila (3%), Henrique Meirelles (2%), Paulo Rabello de Castro (2%), Guilherme Boulos (1%), João Amoêdo (1%), em branco/nulo/ nenhum (30%), não sabe (5%).

O terceiro cenário, sem Lula, mas com Marina, traz a candidata da Rede com 16% das intenções de voto, apenas cinco pontos percentuais a menos que Bolsonaro (21%). Aqui, Ciro tem 12% e Alckmin, 9%. Eles são seguidos por Alvaro Dias (5%), Fernando Haddad (3%), Manuela D’Ávila (2%), Paulo Rabello de Castro (1%), Guilherme Boulos (1%), João Amoêdo (1%), em branco/nulo/nenhum (25%), não sabe (3%).

O último quadro sem Lula tem Marina (13%) e Doria (6%). Bolsonaro lidera com 17% das intenções de voto, Ciro Gomes e Alvaro Dias têm o mesmo número de Doria, 6%. Os três estão empatados em terceiro lugar. Depois, vêm Fernando Haddad (3%), Manuela D’Ávila (2%), Paulo Rabello de Castro (1%), Guilherme Boulos (1%), João Amoêdo (1%), em branco/nulo/nenhum (27%), não sabe (3%).

Segundo turno

Lula obtém vitória com facilidade nos três cenários previstos para o segundo turno pelo Datafolha. A disputa mais apertada é contra Marina, de quem vence por 13 pontos de diferença: 48% a 35%. Com Bolsonaro, a distância é maior, de 18 pontos: 51% a 33%. E contra Alckmin a diferença sobe a 22 pontos percentuais: 52% a 30%.

Já um segundo turno sem Lula dá chance a Marina. Em uma possível disputa com Bolsonaro, ela venceria por 46% a 32%. Mas a distância entre eles já foi maior: em levantamento feito em setembro, ela tinha 47% num eventual segundo turno com o deputado, e ele, 29%.

Uma disputa entre Alckmin e Ciro, que em setembro teria o placar 37% a 29%, agora dá empate técnico, o tucano com 35% e o pedetista, com 33%.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/