Rondônia recebeu visita técnica pela qualidade do café entre 14 e 16 de março de 2018.

Redação - 20/03/2018 - 05:57


Rondônia é o quinto maior produtor de café do País e está entre os três maiores estados produtores da espécie Coffea Canephora. O café é uma das principais culturas agrícolas geradoras de ICMS para o estado, realizada praticamente por agricultores familiares, cerca de 22 mil.

Nos últimos anos, a cafeicultura do estado tem passado por transformações positivas, com a adoção de tecnologias e o aumento da eficiência. Em seis anos a área reduziu em 46% e a produtividade aumentou em 180%. Além disso, tem obtido destaque e reconhecimento pela qualidade dos seus robustas. Estes avanços são fruto de muito esforço de produtores, apoio de instituições de pesquisa, extensão rural e ações governamentais. Estas transformações têm chamado a atenção no cenário produtivo nacional e, por isso, integrantes do Grupo Técnico de Especialistas em Café – GTEC-Conilon –fizeram uma visita ao estado.

O GTEC-conilon – O Grupo, que existe há 15 anos, foram  com uma comitiva à Rondônia com representantes das principais regiões produtoras de café do país e foi  formada por 25 especialistas em cafeicultura dos estados do Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais, sendo eles: produtores, empresários, consultores analistas e pesquisadores que estão entre os mais proeminentes na produção de canéfora (conilon e robusta), no Brasil.

Além dos visitantes de outros estados, estiveram presentes pesquisadores do Núcleo de Café da Embrapa, representantes da Emater-RO, Seagri, Câmara Setorial do Café e demais autoridades estaduais e municipais.

Rondônia começa a colher os frutos de um processo de modernização constante. Essa renovação da lavoura é consequência do uso de tecnologia clonal, materiais genéticos superiores, irrigação e novas práticas de manejo. O clima amazônico tem se mostrado muito favorável à produção de cafés híbridos (conilon e robusta), conhecidos pela alcunha de Robustas Amazônicos, que têm conquistado exigentes mercados consumidores devido às suas características sensoriais diferenciadas.

Este conjunto de transformações e o potencial do estado para se tornar referência em produção de cafés no país tem chamado à atenção de especialistas e investidores para conhecerem de perto essa verdadeira revolução silenciosa que acontece no campo.

Segundo o pesquisador da Embrapa Rondônia, Enrique Alves, são eventos como esse que plantam a semente de novos tempos de empreendedorismo agrícola no estado de Rondônia. A expectativa é que estes especialistas voltem ao seu estado de origem com uma nova visão sobre o potencial dessa região como polo produtor de cafés de qualidade e agricultura sustentável.

A Missão Robustas Amazônicos, foi liderada pelo GTEC-Conilon, é organizada pela Embrapa Rondônia com a parceria da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (SEDI) e Emater-RO.

Entre os participantes desta comitiva estava o empresário e secretário de Meio Ambiente de Itabela/BA, Ednardo Oliveira, ex-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e dono do viveiro São Francisco de mudas do Café Canilon.

Veja como foi à programação da Missão Robustas Amazônicos em Rondônia.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/