Vereador discute com o prefeito a revisão do Plano de Cargos e Salários dos servidores efetivos da Prefeitura de Itabela.

Giro de Noticias - 19/07/2019 - 07:40


Nesta quinta-feira (18/07), o vereador Alencar da Radio, reuniu com o prefeito Luciano Francisqueto e com o Chefe de Gabinete, Altemar da Costa e com Marcelo da Paz, Secretário de  Administração, “apresentamos ao prefeito e aos secretários o que seria mais simples de fazer um aumento geral na tabela  prevista no plano de carreira e economizando recursos públicos.

Segundo o Vereador a proposta queserá enviada pelo Poder Executivo, tem o objetivo de corrigir distorções geradas ao longo de anos, tal como o “congelamento” da progressão dos servidores ocupantes dos cargos de nível I ao VIII. Muitos dos servidores estão há mais de 20 anos sem obter a progressão horizontal prevista no plano de carreira, em virtude do achatamento e congelamento dos valores”, explica Alencar.

O plano promoverá a exclusão de alguns cargos vagos constantes da estrutura administrativa e organiza os níveis seguindo o grau de escolaridade exigido para cada cargo. Buscar-se, também, organizar a estrutura da tabela de vencimentos, aplicando índices uniformes de um nível para o outro.

Alencar  explica que  a proposta de revisão que será enviada, decorre das constantes procuras que muitos servidores fazem ao parlamentar para manifestar descontentamento com o Plano de Carreira da Prefeitura vigente. “Alguns deles está há mais de 20 anos na Prefeitura e possuíam padrões de vencimento próximo ao salário mínimo. Então, percebemos que algo deve ser corrigido”, diz.

Como  exemplo, temos os motoristas de ambulância e outros, que ganham ainda um salário mínimo, servidores de serviços gerais sem correção salarial a muitos anos, sem falar de técnicos enfermagem que possuem o pior salário em relação aos demais municípios. Para Alencar, será corrigido a tabela de valores salariais de cada categoria e retirar a chamada gratificação que hoje soma mais de R$ 320 mil reais.

Para Alencar, o governo  municipal precisa  rever essas vantagens dos servidores públicos municipais, para isso tem que ser feito essa correção  no Plano de Carreiras e na planilha de valores saláriais, a gratificação e ilegal e imoral, não oferece segurança ao trabalhador. Além de  não constar para o sistema  previdenciário dos servidores,  gratificação só tem validade até quando o prefeito querer, então é preciso que os acréscimos e vantagens salariais  esteja inseridas em projeto de lei.

Assim, o Secretario Municipal de Administração e Recursos Humanos deva começar um trabalho de reconstrução da tabela de modo a permitir que os servidores tenha a médio e longo prazo, oportunidade de receberem vencimentos justos.

“Infelizmente”, em razão das inúmeras distorções sofridas pelo plano nos últimos anos e das limitações financeiras do município, ainda não conseguimos propor um plano que atenda, na medida do que é absolutamente justo, a todos os cargos da estrutura; mas estou certo de que demos o primeiro passo que foi a autorização do Prefeito Luciano Francisqueto ter dado a ordem para o Secretário de Administração fazer um estudo sobre de revitalização e revisão de valores de salários de cada categoria que por hora encontram-se defasados.

O parlamentar propõe discutir o projeto com os interessados, onde os servidores efetivos podem através de comissão e de seus sindicatos expor  ideias ao Plano. “O intuito é a participação efetiva dos interessados, a fim de apresentar e discutir tal medida.

Para Alencar  essa revisão no Plano Geral sanaria as falhas e vícios que foram encontrados no nosso Plano de Cargo e Carreira. Com isso, apontamos as inconformidades e vamos passo a passo desfazendo esses erros quando possível, e quando não havia como, ao menos minimizamos as diferenças, afirma Alencar.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Investigar a funcionária que trabalha no administrativo do Hospital não vejo ninguém fazendo. Será que ninguém percebe que o padrão de vida que a mesma leva não condiz com o salario que a mesma deveria receber? Deve está dividindo com quem a indicou para esta todo mundo tão quietinho assim.
Lava Jato 2

A casa vai cair quando descobrir a lavagem de dinheiro com licitações super faturadas. E os verdadeiros caladinhos não fez nada de bom não cria leis, não fiscaliza, não são críticos. Só recebem o salário e o por fora que colocam na mesa.
Lava jato