Rui Costa não fala em investimento na saúde do Extremo Sul e quer impor toque de recolher até nas cidades com pouquíssimos casos de covid-19.

Giro de Noticias - 03/06/2020 - 08:59


O governador Rui Costa anunciou nesta terça-feira, 2, que fará a partir desta quarta, 3, toque de recolher por cinco dias em cidades do Extremo Sul do estado para reduzir a curva de contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo o governo estadual, as medidas mais restritivas vão atingir os municípios de Itamaraju, Teixeira de Freitas, Nova Viçosa, Mucuri, Prado, Ibirapuã, Vereda, Itanhém, Medeiros Neto, Alcobaça, Lajedão, Caravelas, Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Belmonte, Itabela e Guaratinga.

Vamos limitar a circulação de pessoas a partir de 18h até 5h, em todas as cidades do Extremo Sul a partir de amanhã, onde houve uma explosão demasiada de casos. O que queremos evitar é colecionar mortos nos próximos dias. Por causa disso, estamos pedindo a união do pessoal do Extremo Sul por cinco dias para que, a partir da próxima quarta-feira, possamos reabrir gradualmente com taxas bem menores”, pediu o governador, que considera a medida essencial para evitar o colapso no sistema de saúde do Extremo Sul.

Em Itabela tem apenas 8 casos feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) e 6 casos teste rápidos, que são exames duvidosos com grande probabilidade de erro e nenhum óbito e ninguém internado. Guaratinga tem apenas um caso conformado de covid-19 e nada mais, o governador quer impor toque de recolher mesmo sabendo que isso é inconstitucional e desnecessário.

O vereador Alencar da Radio de Itabela reagiu a proposta do govenador e disse ver com muita preocupação a fala do Governo. “O que os prefeitos esperavam do Governo do Estado, como forma de ajudar no combate e na prevenção à doença, iniciasse investimentos na saúde da região que sempre funcionou de forma precária por falta de estrutura, com falta de Leitos de UTI, adulto e neonatal, condições de locomoção de pacientes, leitos clínicos e melhoria no sistema da regulação para ter mais agilidade na transferência de pacientes”.   

“Itabela e Guaratinga todas as vezes que precisam de uma referência que depende de uma UTI Móvel, nunca tem. Aconteceu recentemente que um paciente de Itabela morreu na estrada perto de Itapebi sendo transferido em uma ambulância comum sem as mínimas condições para aquele translado. O estado de saúde do paciente requeria um veículo com condições óbvias e com sistema de respiração mecânica”.

“O Governo do Estado deveria ter lembrado de suas promessas não cumpridas no Extremo Sul. Itabela e Guaratinga, ele prometeu o melhoramento da BR-283 há mais de sete anos e nunca saiu do papel. Em Itabela ele prometeu ainda, a reforma do Mercadão Municipal e o Saneamento Básico que chegou a ser aprovado pela FUNASA um valor de R$ 16 milhões e nunca saiu do papel’.

“Outra situação que há anos vem acontecendo nesta região é o alto índice de criminalidade por falta de Segurança. A exemplo de Itabela, que existem dois distritos que vivem dia a noite sem policiamento, onde nos ótimos dias dois homens foram mortos, um morto a pauladas e outro a facadas e duranteo dia no centro da localidade, não houve o toque de recolher governador”.

“Se não tomarmos medidas, poderemos presenciar uma situação de falência da economia da região. Fechar comércio e toque de recolher seria um absurdo neste momento, além de ser inconstitucional. Quero pedir a compreensão de todos da região extremo-sul pois não podemos aceitar esta ameaça à democracia e a constituição” ”, alertou ALENCAR.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



eu fico olhando o vereador tem mais poder do que o prefeito.e não saber usar uma caneta.
amor itabela

O povo morrendo aí em todo mundo, e Alencar ainda quer o povo na rua preocupado com economia tá de brincadeira ner .manda os infectados de coronavirus pra casa de Alencar e abre o comércio
Mar

Falou tdo alencar. O que. Eles podia fazer era envesti mais na saude. Itabela aye o momento nao tem um respirado uma uti Fica dependeno das cidades vizinhas como eunapolis e porto que ja ta praticamente lotados. Ate o momento nao vi um investimento se que da parte do prefeito e segundo informacoes a verba veio para itabela
Leo