O deputado estadual, Leandro de Jesus (PL) denunciou ao Ministério Público Estadual o descaso do governo do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, PT, ônibus escolares enviados à Bahia na gestão do Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que continuam até hoje sem destinação pelo Governo do Estado e parados no estacionamento da Secretaria de Educação a sol e chuva.
Além de ônibus, o deputado também constatou que no local existem tratores, caixas d’água e outros equipamentos voltados ao setor agrícola, que deveriam ser direcionados aos mais variados municípios, mas ao contrário, os equipamentos estão abandonados no pátio do Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), localizado no bairro Itapuã, em Salvador.
O MP-BA acatou a denúncia do deputado estadual Leandro de Jesus e deve investigar Governo da Bahia por conta de tratores e ônibus escolares abandonados em pátio do Estado. A promotora, Clarissa Diniz Guerra de Andrade Sena, tomou conhecimento do fato após ser acionado pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL) que fez uma série de registros denunciando que diversos equipamentos, que variam entre tratores, ônibus escolares, caixas d'água e outros estão em situação de total abandono em pátio do estado.
O parlamentar, em vídeo postado nas redes sociais, foi até o local e realizou a fiscalização dos veículos. Na publicação, Leandro questiona por qual motivo os ônibus ainda não foram entregues. “Por qual motivo não foram esses ônibus não foram entregues? Estão aqui, tomando sol e chuva, parados, sendo degradados pelo tempo, mas não são enviados pelo Estado. É um verdadeiro descaso com o nosso dinheiro e com o povo que precisa do benefício”, disse o deputado.
Diante da grave denúncia o Governo da Bahia deve ser alvo de uma apuração do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que pretende averiguar o estado sobre os diversos equipamentos que estão parados em um terreno de responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), localizado no pátio da antiga Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), no bairro de Itapuã, em Salvador.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a CAR esclareceram que as máquinas e equipamentos, adquiridos a partir de recursos de emendas parlamentares, que se encontram, provisoriamente, no pátio do Centro de Treinamento da SDR seriam entregues, como previsto, em abril de 2024 para prefeituras e entidades ligadas à agricultura familiar, de diversos municípios baianos. No entanto, não foi divulgado se estes equipamentos foram ou não entregues.