Hospital de Itabela, realiza treinamento para enfermeiros e técnicos em enfermagem

redação - 21/05/2014 - 17:20


Na busca de técnicas inovadoras e mais eficiência nos atendimentos prestados à população, a Secretaria Municipal de Saúde, de Itabela  em parceria com o SAMU, que é referência nacional em urgência e emergência, esta realizando nos dias 21 e 22 de maio, de 2014, uma capacitação para os enfermeiros e técnicos em enfermagem do Hospital  Frei Ricardo de Itabela.O treinamento  tem como objetivo,  prepar estes proficionais, como lidar em casos de uma parada  cardiorrespiratória.Igor Almeida

O treinamento faz parte do programa de Saúde da Família do município, desenvolvido pelo Samu. O treinamento terá dois dias de duração, dividido em duas etapas,  pela manhã com aulas teóricas e a tarde com aulas praticas.

Para o secretario de saúde Lucio de Oliveira França, este treinamento vem para coroar o dia do enfermeiro, que se comemora no dia 12 de maio  . Além de aperfeiçoar estes profissionais no atendimento de pessoas  vitimas de infartos ou principio de uma parada cardiorrespiratória.Wilkerson Araujo De Jesus, Enfermeiro - Samu (Foto:Igor Almeida)

O treinamento esta sendo ministrado pela enfermeira do Samu, Clarissa M. Silveira e  pelo enfermeiro e coordenador Regional do Samu, Wilkerson Araujo De Jesus que destacou a importância do uso da técnica correta de RCP para salvar vidas e evitar danos permanentes no atendimento médico pré-hospitalar. “Quanto maior o tempo sem circulação, menor a possibilidade de recuperação cerebral, já que a célula nervosa só resiste até cinco minutos sem oxigênio”, explicou.Secretario de saúde de Itabela,  Lucio de Oliveira França. (foto: Igor Almeida Brito)

O RCP é a definição dada às manobras realizadas na tentativa de reanimar uma pessoa vítima de parada cardiorrespiratória, causada também por obstrução mecânica quando o objeto obstrui a passagem do ar. As técnicas para RCP são atualizadas de acordo com novas pesquisas, obedecendo a protocolos de atendimento.

“As novas diretrizes estão em vigor desde o dia 18 de outubro de 2010. Ela é utilizada pelos profissionais do Samu em suas ocorrências”, explicou o enfermeiro Wilquerson. As manobras aprendidas no treinamento envolvem técnicas de respiração artificial, massagem  cardíaca, uso de desfibrilador e medicações específicas.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



como eu queria esta junto com vocês sou técnica em enfermagem e auxiliar de enfº do trabalho da eao empreendimento e obras s/a Itagibá -ba;
noemia de jesus santos

como eu queria esta junto com vocês sou técnica em enfermagem e auxiliar de enfº do trabalho da eao empreendimento e obras s/a Itagibá -ba;
noemia de jesus santos

Eu gostaria de saber qual a importância do técnico de enfermagem?
elizabete

Sera k vai te mesmo
Julia

Júnior Dapé. Lúcio França para prefeito nas próximas já....Minha família vota toda nele, com todas as dificuldades ele é o homem para assumir o cargo.
Eleitor

Parabéns Lúcio, pela a equipe de funcionário do posto de saúde de monte pascoal, principalmente a enfermeira Pricila pensa em uma profissional excelente.
Monte pascoal

LUCIO FRANÇA PARA PREFEITO!!!! NÃO TEM MELHOR
ELEIÇOES

Parabéns aos gestores de nosso município o Hospital Fre Ricardo esta cada dia melhor. Hoje tem cirurgia toda terça e quinta, tem endoscopia toda quarta e tem cirurgia de Angeologia. Parabens a toda equipe do Hospital
De Itabela

minha mulher foi operada ai,e estar muito bem obrigado
carlos

Olha fui ao frei Ricardo e pode ver o quanto estar bom ,nota mil júnior
Ju

Agora só falta treinar a população que depende da saúde pública pra tomar mais chá de cadeira do que já toma! descaso
Morador de Itabela

parabens secretario de saude Lucio frança
itabense

pabéns Lucio nossa saude voltou o que era antes com você
Vivia