Prefeito não paga piso salarial dos agentes comunitários de saúde.

redação - 30/07/2014 - 23:22


Aprovado e sancionado pela presidenta Dilma Rousseff, o piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS), e Agentes de Endemias (ACE) que passou para R$ 1.014,00, não esta sendo pago pelo atual Prefeito da cidade de Guaratinga, Kenoel Viana. O projeto de lei que garante o piso até hoje não foi  encaminhado à Câmara Municipal para apreciação e votação.

O delegado sindical Igor Pires, contou a reportagem do site giro de noticias, houve uma reunião entre o prefeito e representante da categoria, onde ficou acertado de que no próximo mês o Gestor pagaria o salario integral, de R$1. 104,00. O que não aconteceu.

Os agentes comunitários são responsáveis por integrar os trabalhos entre a atenção primária e a comunidade, fortalecendo o SUS com ações de vigilância e promoção em saúde. Dentro das suas atribuições eles devem ir às casas, reconhecer a realidade das pessoas, orientar para uma alimentação saudável, verificar se o paciente controla os problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, se as crianças estão em dia com a vacinação e se as gestantes fazem acompanhamento na unidade de saúde mais próxima.

 “O agente comunitário está na ponta do sistema, na casa do cidadão. Ele tem papel fundamental para que melhoremos a saúde da população como um todo. Nossa gestão não se empenha em valorizar o profissional”, afirmou o delegado sindical.

Os setenta e três agentes, comunitários e endemias da cidade de Guaratinga, estão  dispostos a denunciar o descumprimento da Lei Federal, sobre o piso salarial, ao Ministério Público Estadual. Esta decisão pode gerar mais uma dor de cabeça ao atual Gestor, que chegou  ser afastado do cargo, por descumprimento com servidores públicos, no município.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



nao sou acs mais se o governo aprovou a prefeitura tem mesmo e que pagar tenho pena dos agentes comunitario de sao joao do paraiso nao rescebe nem o aumento e nem o encentivo para trabalhar.
ana carolynesousa vieira

sao muitas as prefeituras que estao descunprindo a lei sao joao do paraiso e uma dessas. se todos denuciasse talves mudaria
marta sao joao do paraiso

sou acs em vila pavao es tanben nao recebemos
ivonete

em diogo de vasconcelos mg tambem desde 23 de setembro de 2014 não pagam agentes de saude o piso aprovado pelo governo...até quando?
cristiano

o prefeito de colorado do oeste em ro , também não se manifestou e ignora a categoria.
nelina gomes silva

Aqui na cidade de Benevides no Pará o prefeito tambem nao esta pagando o novo salario e ate hoje nem o salario
maria

Aqui na cidade de Benevides no Pará o prefeito tambem nao esta pagando o novo salario e ate hoje nem o salario
maria

COMO DIZ BORIS CASOI ISSO É UMA VERGONHA.
ACS DE GUARATINGA

COMO DIZ BORIS CASAI ISSO É UMA VERGONHA.
DE GUARATINGA

isso e uma vergonha os funcionários ganha a verba vindo lá de Brasilia e são obrigados a brigar na justiça pra que recebam o piso,isso deixa agente muito desmotivados.As eleiçoes vem ai e eles querem se reeleger.
alguém

Que matéria excelente de grande parte fundamental para nós e a população de Guaratinga. Lutamos muito pra chegar até aqui, e quando ganhamos ainda encontramos obstáculos. Gostei muito das palavras do nosso delegado sindical Igor Pires, (Somos responsáveis por integrar os trabalhos entre a atenção primária e a comunidade, fortalecendo o SUS com ações de vigilância e promoção em saúde. Parabéns senhores do Giro de notícia e obrigado pele força...
Gelisvaldo

Olha amiga procurem a câmara municipal, pede uma vereador para entrar com um pedido da regulamentação da lei no município, e cobrara do gestor agilidade no comprimento do piso, isso que esta acontecendo ai e poruqe os vereadores são lentos, os parlamentares tem cobrado do prefeito. abraço
P Critiane

o prefeito de Guaratinga não é o único a não pagar aqui em porto seguro também não recebemos o piso salarial ainda por cima existe uma verba do governo que é para um programa de saúde chamado PMAQ que deveria ser repassado para os funcionários desde Dezembro de 2013 e outra parcela agora no final de julho de 2014 o qual também não se tem noticias então atire a primeira pedra o município que não esteja sendo lesado.
jailza

olha só, não adianta a presidente aprovar, ela tem que fazer o repasse desse reajuste, ou a prefeitura vai ter sérios problemas com os outros servidores. Aprovado foi, mas é necessário o repasse aos municípios.
MORADOR....

Nosso municipio Barra do Garças-mt ainda não esta pagando o piso do agente de saúde,gostaria de saber se esse dinheiro foi repassado para a prefeitura e porque ainda não foi pago estamos todos desmotivados pois trabalhamos de sol a sol não temos condiçoes nenhuma de trabalho,não temos uniformes,nunca recebemos insalubridade e no momento pelo menos eu estou recebendo menos de um salario minimo devido aos descontos.A situação em Barra do Garças esta critica a muito tempo.
Cristiane Rodrigues Teixeira Dias acs