Custo de produção da indústria no Brasil é 23% maior que nos EUA, diz estudo.

redação - 21/08/2014 - 01:22


Um estudo recém-divulgado pela consultoria The Boston Consulting Group (BCG) conclui que produzir no Brasil é 23% mais caro que nos Estados Unidos. De 2004 a 2014, o custo aumentou 26% em relação ao dos EUA.

De acordo com o BCG, o Brasil perdeu competitividade em todos os quesitos analisados por conta do aumento de salários pagos na indústria – mais que dobraram – sem acompanhar uma alta da produtividade dos brasileiros.

 A pesquisa divulgada nesta quarta-feira (20) pela Folha de S. Paulo comparou os custos de produção dos 25 principais países exportadores do mundo. China, Índia, México e Rússia conseguem ter uma produção consideravelmente menos onerosa quando comparados ao país sul-americano.

 São considerados os fatores “salários da indústria”, “produtividade do trabalho”, “custo de energia” e “taxa de câmbio” para realizar o levantamento. Burocracia excessiva, falta de infraestrutura e falta de mão de obra qualificada também são apontados pelo grupo o motivo do alto dispêndio da indústria nacional. 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/