Com cinco vereadores em plenário, Presidenta da câmara coloca contas do ex-prefeito de Guaratinga em votação e às declara reprovadas.

redação - 21/08/2014 - 06:26


Uma sessão que envergonha o mais ingênuo e simples conhecedores do processo legislativo. Foi assim definida pelos presentes, a reunião da Câmara Municipal de Guaratinga, ocorrida na manhã desta quarta-feira (20/08), para  votar as contas do ex-prefeito Ademar Pinto Rosa.

O que mais frustou aos conhecedores do processo legislativo, foi o fato da Presidenta ignorar, de plano, o Requerimento de informações  protocolado pela Comissão de Finanças, o qual tinha apoio de seis, dos onze parlamentares e pedia à Prefeitura informações através da Mesa diretora sobre teor do Parecer do TCM-BA, sobre as contas do ex-prefeito. Legalmente, a sesão teria que ser adiada. A presidenta ingnorou o pedido e colocou o processo em votação, causando frustação à maioria dos vereadores, que deixaram o Plenario antes da votação.

Após meia hora de sessão,e mediante a negativa da Presidenta em atender ao Reuquerimento da Comissão, e ainda, ao pedido de  vista, que tinha o  apoio da maioria,  seis dos onze vereadores da casa saíram do plenário. De acordo com o regulamento  da Casa,  com menos de dois terços dos parlamentares não poderia haver votação. Isso por conta de seis vereadores que abstruíram o quórum, que seria  de oito vereadores. Mesmo contra o Regimento Interno da Casa a Presidenta da Câmara, Simone Almeida, deu seguimento a Sessão com apenas cinco  vereadores e colocou as contas do ex-prefeito Ademar Pinto Rosa, exercício 2012, em votação, declarando as mesmas, rejeitadas.

Com base na legislação, a vereadora além de descumprir o Regimento Interno da Casa sustentado a Sessão com menos de dois terços, também, faltou com reispeito à decisão da maioria dos colegas, ao não submeter ao Plenário o pedido para a revisão no processo solicitado por seis dos onze parlamentares da Casa.

"A saída dos seis vereadores do plenário, de acordo com a presidenta demonstra a falta de compromisso com o povo, principalmente os que se deslocaram de suas casas para acompanhar a votação de um pleito tão importante". Justififica a Presidenta.

Os faltosos foram: Isaías Resende (PSC), Gelson Almeida (PRB), José Messias (PMDB), Robério Martins (PRB), José Adilsom Caldeira (PT) e Adinalvo Pinheiro (PR), Permaneceram na casa Rosângela Damásio (PSD), Bronízio Filho (PV), Aparício Lacerda (PRB), a presidente Simone Almeida  (PMN) e Misael Gregório (PV).

O vereador e aliado do ex-prefeito Gelson Almeida, ficou indignado com a postura de seus colegas e declarou: “a Justiça  é quem vai julgar esse comportamento tão desrespeitoso para com esta casa pela presidenta da Câmara”,disse.

Para os vereadores e aliados do atual prefeito a Câmara não pode ficar refém dessa votação e precisa dar uma resposta à sociedade. “O que mais lamentamos é a falta de zelo por parte de alguns vereadores que não honraram o compromisso com o nosso povo”, disparam.

Segundo a presidenta da Câmara, esta situação está resolvida, ela explica que o Regimento Interno possibilita a votação desse tipo de matéria que é de apenas um turno e teve a presença na abertura dos trabalhos, dos onze vereadores, que só deixaram o plenário,  minutos antes da votação.

A atitude da presidenta da câmara para os vereadores de oposição compromete a integridade do Poder Legislativo. De acordo com Gelson Almeida, a reunião tem que ser anulada, para isso, ele e mais cinco colegas vão impetrar com um mandato de segurança contra a decisão da presidenta e ao mesmo tempo pedir na justiça o afastamento da mesma por ferir o regulamento do Parlamento Municipal.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



se a própria presidente da Camara, feri o regulamento interno da casa, sendo que é ela que deveria dar o exemplo de que normas são para que serem cumpridas, como pode ela querer exigir dos vereadores o devido respeito?
eleitor

Essa presidenta é comprada por Ezequias maluco. Ela nao aje pela razão...
Kele

muito bem Gelson. Ponha no fusca dessa embecil
Valci

os VEREADORESB FUGIRAM ...n tem nem um direito de reclamar ...Porque abandonou seus postos
leitor

vergonha os vereadores se retirar da sessão e deixar o povo sem resposta, eles, os mesmos vereadores faltaram a sessão anterior para também não votar e ainda quiseram tumultuar a sessão. Me diz PQ essas atitudes dos fujões? e vocês do site pq não se fizeram presente na sessão?
acompanhei tudo

Isso é porque esta presidenta é uma analfabeta,ela quase foi presa pelo Juiz por descumprir ordem Judicial,
Ju

Isso é porque esta presidenta é uma analfabeta,ela quase foi presa pelo Juiz por descumprir ordem Judicial,
Ju