Educação e Esporte: Poderosas ferramentas de inclusão social.

redação - 21/04/2015 - 14:44


Aos professores de escolinhas de futebol, fica o convite para que não descuidem de sua missão de ensinar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem grandes profissionais. Pois, o esporte sozinho não transforma a sociedade, mas ajuda a muda-la.

A prática do Esporte é de extrema importância para a inclusão social, mas como alguém pode ser incluído socialmente praticando esporte e sem a educação. Por isso é bom que os pais incentive os filhos a praticar esporte, sem  esquecer da escola. 

 

Hoje pela manhã acompanhamos um trabalho esportivo desenvolvido pela escolinha de futebol Abezitar,  sob o comando do professor Aldair Marinho, no estádio Manzolão de Itabela, onde mais de 50 adolescentes entre 12 a 16 anos, participaram das atividades esportivas..

Segundo Aldair, este treino de hoje dia 21 de abril, serviu como um preparatório para definir os 44 atletas que vão embarcar para Salvadora no próximo final de semana, onda vão participar de amistosos com equipes mirins e juvenil do Vitoria e do Bahia. Este encontro tem como finalidade descobrir novos talentos através de olheiros dos clubes.

O esporte ocupa o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas. Desenvolver o cidadão através de práticas esportivas é um método que vem dando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e tornam-se verdadeiramente cidadãos de “bem”, após participar de projetos sociais.

As experiências com projetos sociais ligados ao Esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Os efeitos são sentidos no dia-a-dia, com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinadas e, principalmente, fora das ruas..

O reconhecimento do esporte como canal de socialização positiva ou inclusão social, é revelado pelo crescente número de projetos esportivos destinados aos jovens das classes populares, financiados ou não por instituições governamentais e privadas. Entretanto é não se pode implementar o esporte apenas como habilidade física ou recreativa. Ele deve ser acrescido à função educacional, incluindo elementos sociais, culturais, comunitários e afetivos, disse o vereador Alencar da Rádio que esteve no estádio acompanhado o evento..

De acordo com Alencar, aliar Esporte e Educação  é possível permitir crianças e jovens se sintam participantes da sociedade, além de possibilitar que eles desenvolvam habilidades de concentração e coordenação motora, fundamentais para o desenvolvimento físico, psicológico e para o processo educacional, enfatizou.

Ele acrescenta ainda, que  é de acordo que o poder público invista e se comprometa seriamente com estas áreas e ao mesmo tempo otimizar a interface existente entre esporte e educação como elementos básicos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade como um todo, finalizou.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Aldair vc e o futuro de Itabela. Continuei assim dano oportunidades para as nossas crianças para que sejam alguem na vida.
Itabelense

Aldair vc e o futuro de Itabela. Continui assim dano futuro para as nossas crianças para que sejam aguem na vida.
Itabelence

VC QUE DEFENDE ALDAIR NÃO SABE QUE A ABESITAR É UMA ENTIDADE QUE RECEBE VERBAS DO GOVERNO FEDERAL. ELE SOME COM DINHEIRO E FICA DANDO UMA COITADO KKKKKKKKKK, PARABENS VEREADOR POR ESTAR PRESENTE EM TODOS OS EVENTOS
ITABELENSE

ALDAIR NÃO TEM VERGONHA COM ESSA TURMA, HOJE MESMO TAVA NA RADIO ATRAZ DE MIGALHAS, PORQUE O PREFEITO NUM PAGA NEM UM ONIBUS PARA AS CRIANÇAS, VERGONHA
ESPORTISTA

Isso aiih q e homem Aldair... pelo menos um nih itabela ta ligando pro esporte... elle n e igual o prefeito q n tah nem aiih pra a cidade e o esporte etc...
batman

MEU FUTURO.PREFIETU.ALENCAR.
rUTINHA BACIA