160 Barracos ilegais de duas décadas são demolidos e moradores ganha casa nova em Itabela.

redação - 10/05/2015 - 16:43


Sem resistência por parte de moradores, a prefeitura de Itabela, na região sul da Bahia, demoliu no sábado (09/04) oitenta barracos construídos e habitados ilegalmente há 20 anos no terreno as margens da BA-283 que liga Itabela a Guaratinga e na Estrada do Cedim.

As cerca de 160 famílias começaram a retirar os seus pertences pela manhã de sexta-feira (08/04), eles foram contemplados pelo Programa “Minha Casa Minha Vida” recém-inaugurado. O habitacional com 325 moradias “Jardim Paquetá” esta localizado no Bairro  Ouro Verde, zona sul de Itabela. 

A senhora Aneide que é mãe de três filhos, explicou que morava no barraco desde 1994, ela disse que contava os dias para sair dali devido os riscos de vida que corria, pôs, o local fica em baixo de uma rede elétrica de alta tensão e sem a mínima de infra-estrutura . “Agora que a prefeito de Itabela decidiu pela  demolição do meu barraco e  mim deu  uma casa nova, por avaliar a minha situação, não fico aqui nem mais um minuto, disse a moradora.

Veja o que diz um morador logo após chegar na sua casa nova "Aqui é maravilhoso. Lá onde eu vivia nem era casa. Era um barraco. Aqui eu posso ter uma geladeira, embora esteja praticamente vazia no momento", afirma feliz com a oportunidade de estar abrigado em moradia de alvenaria, longe do barro de aproveitamento de madeira - às margens da estrada, facilmente invadido por enchentes, mosquitos e o frio cortante a cada inverno.

Outra mãe de 24 anos, também tem muito a comemorar. Integrou a lista dos 160 contemplados com as casas do Habitacional Jardim Paquetá. Um sonho realizado em hora mais do que especial. Grávida de dois meses terá a chance de acomodar a pequena Maria, de cinco anos de idade, com a caçula em quarto decorado especialmente para eles. "Estamos muito felizes aqui." disse.

"Mas o mais importante é ter a possibilidade de comprovar endereço fixo, já que muitas vezes perdemos de conseguir emprego por causa disso", comemora o servente de pedreiro Joílson. Ao deixarem uma residência onde pagava todos os meses R$ 200.00 de aluguel, carregaram apenas cama e TV e outras poucas coisas. Hoje, com trabalho e sem pagar aluguel, já adquiro poltrona para sala, armários para cozinha, fogão e o velho sonho de consumo: uma geladeira. Contou cheio de alegria.

De acordo com o prefeito Junior Dapé, todos os moradores devem ser transferidos para o novo bairro até o final da próxima semana, ainda segundo ele 10 famílias com problema de documento pessoais, ainda aguardam o Ok da Caixa Econômica para ser removidos da área de risco para seus novos lares. Par isso ele designou uma equipe de trabalho com toda estrutura para fazer as mudanças dos moradores.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Bom trabalho
Eunapolitano

Está faltando uma ciclovia na avenida guaratinga. não pode bicicleta andar no lugar de carro
Ciclista

Ola gente morei nessas casinhas ia faze 18anos . Nao tenho vergonha de dize quem eu sou de vdd sempre morrei ali e a única coisa chata eras os carros pq era muito perigo. Mora eu meu irmãos e meus pais .. Casei vai faze um ano deixei minha família la pra mora em guaratinga . Amei as casinhas novas eles merecem nao so minha família como todos que morava ali.parabéns ao prefeito de Itabela dessa fez mandou bem . Eu tbm to esperando me da uma casinha so que ta meio dfc pq dos documenta .
cleo kelly

que legal.
ROBSON DE JESUS

prefeito deu p nenhuma isto foi o governo federal,o mal de povo de itabela e esse mistura porcaria de politica em tudo.se e para mistura eu falo foi caribe que conprou o terreno e governo federal fez.
palhaçada

adilton era vici no governo de caribe porque nao trose as casas ele tem que apiar e este tal leleu.e preguisoso igual a ele so mexe com .porqueira este adilton
morador

Dape nunca residil em Itabela i é prefeito moradora


Devemos lembra que as casas são fruto de um programa federal do governo do pt minha casa minha vida
dapezeiro

o pt so sabe criticar quando ta fora do poder.este tal leleu.nunca fez nada por itabela a caiu de paraquedas aqui agora que ser prefeito.rapaz vai mora mais ums dez anos primeiro aqui vagabundo.preguisoso.
morador

em todos esse anos qual foi o prefeito qui feis o povo de itabela so saber critica nao ver as coisas boas qui o prefeito feis as qualidade cobre os defeito eu parabenizo os dois melhores prefeito qui passou em itabela junior daper e cariber
dapezeira