Reforma não impede novo revés do Planalto: votação de vetos é derrubada no Congresso

redação - 06/10/2015 - 14:59


Quatro dias depois de a presidente Dilma Rousseff anunciar uma reforma ministerial em nome da 'governabilidade' - em que entregou sete pastas ao PMDB -, o Planalto sofreu nesta terça-feira mais um revés no Congresso: a sessão conjunta da Câmara e do Senado que analisaria os vetos presidenciais, entre eles o que barrou o reajuste de até 75% dos servidores do Judiciário, foi derrubada por falta de quórum. Mais uma vez, a decisão tem como pano de fundo uma queda de braço entre o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Se na semana passada Cunha convocou sucessivas sessões ao longo do dia para inviabilizar a reunião do Congresso no plenário da Casa, nesta terça-feira o peemedebista articulou com líderes da oposição para esvaziar a sessão depois de não conseguir incluir na pauta o recente veto da presidente Dilma Rousseff ao financiamento provado de campanha e à impressão do voto na urna eletrônica.

Na semana passada, Eduardo Cunha e Renan já haviam articulado para votar também a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que libera o financiamento de campanhas eleitorais por empresas. Para a votação desta terça, era preciso quórum de 257 deputados. Mas, até às 13h30, havia apenas 180 parlamentares na Casa.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/