TCU recomenda reprovação de contas de Dilma ao Congresso Nacional

redação - 07/10/2015 - 16:33


O Tribunal de Contas da União julgou, nesta quarta-feira (7), as contas da presidente Dilma Rousseff de 2014. As contas foram reprovadas por unanimidade por causa das chamadas "pedaladas fiscais".

O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), relator da ação sobre as 'pedaladas fiscais' que teriam sido cometidas pelo governo, reprovou as contas da presidente Dilma Rousseff referentes a 2014.

O relatório foi lido na noite desta quarta-feira, às 19h.  Os demais ministros votaram a favor o relatório de Nardes. Ao todo, 14 auditores externos autorais participaram da formulação do relatório do ministro.

Os ministros  – alguns de forma mais, outros de forma menos enfática – fizeram questão de apoiar Nardes, atacado nos últimos dias pelo governo. E elogiaram o Supremo Tribunal Federal (STF), que negou liminar pedida pela Advocacia Geral da União (AGU) para que o relatório de Nardes fosse desqualificado porque teria sido divulgado antes da sessão desta quarta-feira.

O governo Dilma Rousseff tentou de tudo, mas os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) não cederam e recomendou, por unanimidade, nesta quarta-feira que as contas do governo referentes ao ano de 2014 sejam reprovadas pelo Congresso Nacional. Politicamente, a decisão da corte de contas deve funcionar como um gatilho, fundamentando o início do processo de impeachment contra a presidente no Legislativo.

Agora, o relatório será enviado ao Congresso Nacional para que as contas públicas sejam votadas pelos parlamentares. Era tudo que o governo não queria, já que tem sofrido sucessivas derrotas tanto na Câmara quanto no Senado.

Durante a votação um boneco inflável simbolizando presidente Dilma Rousseff foi usado em ato de protesto no gramado entre o STF (Supremo Tribunal Federal) e o Congresso, ao lado da praça dos Três Poderes, em Brasília (DF).

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Justiça seja feita ,aqui faz aqui paga
moradoura