Vereador de Itabela aciona MP contra exploração da água no município e pede que priorize o uso para humanos e animais.

redação - 24/12/2015 - 10:00


O vereador Alencar da Rádio da Câmara Municipal de Itabela assinou  um documento encaminhando ao Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e no INEMA  para as providências cabíveis, contra o uso desordenado de água dos rios dos Frades e Caraiva que abastecem o distrito de Monte Pascoal e a sede do Município. A representação assinada pelo vereador busca meios legais, que priorize o abastecimento de água destinada ao consumo humano e animais.

"Como todos sabem estamos passando por uma forte crise hídrica na região e verifica-se, em primeiro lugar, que a responsabilidade quanto à captação, tratamento e abastecimento de água no município está a cargo da Embasa, sendo desta forma, total responsabilidade desta autarquia pública estadual, prestar esclarecimentos a população, do racionamento e da falta de investimentos para ampliar os meios de captação de água no município".dispara Alencar contra a Emabsa.

Não se desconhece a falta de chuva em nosso município, contudo, por igual, o vereador não questiona que a empresa que assume a responsabilidade de coletar e distribuir o fornecimento de água a população, pouco tem feito para garantir o fornecimento aos munícipes.  

Entretanto, durante todo esse tempo de exploração, ou seja, 26 anos, a população do Município teve um salto enorme no número de habitantes passando de 15 mil para mais de 25 mil habitantes, e a empresa Embasa apenas tomou medidas paliativas, pois, na verdade, ainda hoje, a água que é servida à população vem da mesma fonte, ou seja, o já degradado Rio dos Frades e do mesmo sistema.

Todas as vezes que as chuvas se tornam escassas a população sofre com racionamento de água, e porque não falar de uma água de má qualidade, uma vez que nenhum tipo de fiscalização é realizado rio acima, muito menos no controle de irrigação ou mesmo na criação de animais. E para piorar ainda  tem o lançamento de esgotos do Distrito de Monte Pascoal do, que se encontra localizado a 22 quilômetros da sede do município, e é lançado inatura nas águas do rio que Caraiva abastece distrito.

Não percebe nenhuma medida mais consistente da concessionária a fim de resolver o problema, pois, não incentiva o reflorestamento das nascentes da bacia dos Rios, único meio de coleta da empresa, nenhuma forma de educação ambiental é levada aos ribeirinhos para melhorar a situação, e quando o período de seca se aproxima a única medida da Embasa é ameaçar os cidadãos com o racionamento.

De acordo com o vereador não foi feito nenhuma intervenção para melhorar a captação de outros mananciais hídricos existentes no município, demostrando total desrespeito a população local, não restando outra alternativa senão buscar o protetor legal do meio ambiente, ou seja, o representante do Ministério Público, para que seja imediatamente cobrado o cumprimento do mínimo necessário, em favor do cidadão que paga uma tarifa altíssima que não é compatível com os serviços prestados.

O vereador quer uma adoção das providências cabíveis a fim de apurar os fatos descritos e responsabilizar os seus autores, e, desta forma impedir a continuidade de conduta lesiva ao meio ambiente e os rios do município que são fonte de vida para milhares de moradores da região.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Gostei da atitude do vereador Alencar. Alencar eu tenho parente em Monte Pascoal, e eles mi confirmaram que o rio caraíva praticamente acabou. gostei mesmo.
Diana Arrego

Clemência Senhor envia-nos água e paz mundial. De-nos também segurança e qualidade de vida.
Clemência

E os fazendeiros que irrigam suas plantações desconhecendo as necessidades dos seres quanto a utilização da água?
Irrigacoes

Ta se preucupando demais com agua alencar, deveria se preucupar mais com a segurança da cidade.
morador

O povo que e segurança água a pessoa tenta comprar e segurança como vamos fazer ..
deivd

A EMBASA É UMA VERGONHA !!!!


Queremos e mais segurança na Cidade água nos até comprar e segurança como faz ...todos sabem que e quem e porque não pegar em
morador

Valeu Alencar vc está certo mas o povo que ver e mais segurança na Cidade e isso que o povo está querendo ..Mas policiais mais viaturas isso que o povo que porque a coisa está e feia o será que nosso governante não ver isso..
Rodrigo dapezao

cartão vermelho para a embasa fora!! não precisamos deste tipo de empresa
internauta