País pode ter a pior recessão de sua história, indica estudo.

redação - 07/02/2016 - 12:15


SÃO PAULO-A piada provocou gargalhadas na Câmara de Comércio Brasil-EUA, em Nova York, na semana passada: "O número 10 já foi símbolo do jogador Pelé no Brasil. Hoje, é a marca da inflação, do tamanho do déficit público e do nível para o qual caminha o desemprego", comparou o economista Alberto Ramos, do Goldman Sachs.

É o retrato dos principais indicadores do ano passado, reproduzidos nesta página. Motivo para otimismo se encontra apenas nas contas externas, beneficiadas pelo dólar caro. O PIB de 2015 só será conhecido em março, mas os dados já justificam a permanência do pessimismo em 2016: nos últimos nove trimestres, o investimento caiu a taxas anualizadas de em média -também- 10%.

MELHOR CENÁRIO

Desemprego e juros altos reduzem demanda e seguram repasses de preços; quedas da energia elétrica, do petróleo e de commodities seguram preços e ajudam governo a manter a inflação perto dos 6,5%, teto da meta

PIOR CENÁRIO

Alta do dólar pressiona os preços, e indexação mantém repasse da inflação passada, levando o IPCA a estourar o teto da meta; a maioria dos economistas já prevê 6,87%, mas há quem estime uma inflação superior a 10%

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Recessão só na boca dos Politicos. O que o Brasil e o Mundo acompanhou foi uma tremenda festa popular( CARNAVAL ) É a pura realidade, os aumentos abusivos e, tudo que compramos começando pelos super mercados, é vergonhoso. Agora no periodo politico o Brasileiro vai acompanhar de perto os pré candidatos com choradeira, dizendo que não tem dinheiro,mas quem quer chegar ao poder paga um preço, e não é barato não, a exemplo de Itabela um candidato a vereador por mais popular que seja tem que gastar.
verdade.