Água alaranjada e com mau cheiro assusta moradores no Distrito de Monte Pascoal, em Itabela.

Redação - 08/02/2016 - 14:52


Moradores de Monte Pascoal, Distrito de Itabela estão assustados com a cor da água que tem saído das torneiras das residências nos últimos dias. O líquido tem cor alaranjada e ainda apresenta mau cheiro. Eles afirmam que a água é imprópria para consumo humano e por isso estão comprando água mineral.

A população não entende o que está acontecendo e cobra explicações da empresa baiana de águas e saneamento - embasa - órgão responsável pelo abastecimento. O morador Arinaldo Carvalho contou ao Giro de Noticias que há cinco dias, os moradores estão sendo abastecidos com o que ela chama de "água laranja".

“Não temos condições de beber e cozinhar usando esta água, por isso, estamos comprando garrafões para as necessidades básicas. Para lavar louças e roupas também é difícil utilizá-la devido o mau cheiro. A impressão que temos é de estar sujando ainda mais os objetos”, relatou.

Quem também reclama da situação é a dona de casa Maria de Oliveira. No seu caso, a situação é ainda mais complicada porque ela tem dois filhos pequenos. A dona de casa gastou esta semana R$ 30 comprando água mineral.

“Estamos pagando duas vezes para ter água. A primeira é a conta da Embasa e a segunda ao comprar os galões de água mineral. O gasto aumenta quando temos criança em casa. Eles precisam beber várias vezes e com esta água é impossível”, disse.

Diante dos fatos a reportagem do Giro e Noticias procurou o Gerente da Embasa Benjamim que informou que enviou uma amostra da Água a uma equipe de técnicos da empresa em Itamaraju para verificar a situação e tomar as providências necessárias.

Benjamim disse ainda, um dos possíveis motivos que provocou ligeira alteração na coloração da água, pode ter sido o auto Índice de manganês no rio que abastece o distrito. Outra suspeitas para as causas do problema que alterou a cor da água em Monte Pascoal pode ter sido motivada pelo rompimento de uma barragem na cabeceira do rio em uma propriedade rural do Sr. Jair Passamane. 

O gerente fez questão de mostrar o procedimento de tratamento feito pela empresa, quando a coloração ele contou que já esta diminuindo. Ainda de acordo com ele, foi feito a coleta da água em vários pontos do rio e as amostras serão analisadas no laboratório em Itamaraju, o resultado deverá ficar pronto em 3 dias.

Benjamim antecipou que mesmo com a coloração amarelada a água está sem risco à saúde da população, é que está fazendo em media três analises por dia sobre a presença de bactérias na água que está sendo oferecida aos consumidores e o resultado tem sido negativo.

Pela manhã o vereador Alencar da Rádio se encontrou com o Gerente da Embasa no Sistema de tratamento e abastecimento de água em Monte Pascoal. O vereador cobrou esclarecimento da empresa sobre a situação e pediu informações se há riscos a saúde de quem consumir a água.

O gerente garante que não há riscos a saúde dos consumidores e que a colocação deverá  desaparecer em cinco dias. De acordo com ele, após os resultados dos analises feitos em laboratórios, a empresa esclarecerá com precisão o que casou a coloração  na água que abastece o distrito.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



eu tomo banho e fico me cosando toda e com geiro de mang pois acabei de ganha-nemem e tem que dar o geito deles pq pode projudica eu e meu filho
jhennifer