Servidores fazem paralisação e escolas ficam fechadas em Itabela nesta segunda-feira (02/05)

redação - 02/05/2016 - 12:50


Os servidores municipais de Itabela, Região Sul do Estado, fizeram uma paralisação nesta segunda-feira (02) por conta da reformulação na forma de pagamentos dos servidores anunciada no município no mês passado pela APLB- (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia). Em assembleia realizada pelo sindicato com os servidores ficou decidido que o pagamento deviria ser feito dentro do mês sem a tolerância do 5º dia útil como vinha acontecendo a décadas.

Segundo informações da secretaria de educação, 90% dos mais de 500 funcionários da educação estão sem trabalhar nesta segunda-feira. Ou seja, apenas 10% dos funcionários que trabalham na secretaria não aderiram ao ato. Os professores ainda não informaram se as aulas vão retornar nesta terça-feira (03).

No mês passado, os professores já haviam anunciado se o pagamento não fosse realizado até o dia 30 ocorreria à paralisação. Eles alegam que o pagamento dos salários deve ser feito dentro do mês, fora disso o pagamento está sendo feito atrasado.

Segundo Informações, há mais de duas décadas que o pagamento desses servidores vem sendo feito pela prefeitura Municipal de Itabela com base  nas Leis do Trabalho (CLT). O órgão se baseia no artigo nº 463 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943, por exemplo, diz que o salário deve ser pago em dia útil e em relação ao prazo do pagamento, a lei determina que o salário deva estar à disposição do trabalhador até o 5º dia útil do mês.

Portanto, com esta  queda de braço entre a prefeitura e o sindicato, mais de 7 mil alunos da rede municipal de ensino, estão sem estudar nesta segunda-feira. Com mais esta paralização e outros feriados decorrente este ano, já somam duas semanas de prejuízo no ano letivo dos alunos. A reposição das aulas geralmente existem  e se dá pelo chamado sábado letivo, onde professores comparecem as salas de aulas, mas  a ação não beneficia os alunos.

Procurado pela reportagem do site Giro de Noticias, a prefeitura informou que os pagamentos serão feitos nesta terça-feira (03) e, justifica  o não pagamento no dia 30 de abril, devido à data ter ocorrida em um dia de sábado.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Sera que amanha que é quinta vai ter aula pq hoje disseram que teve aula mas eu esperei o ônibus e não passou
eu

Gente amanhã que é quinta vai ter aula? Pq hoje n teve ônibus😱
Vai

Gente, entenda de uma vez por todas, a arrecadação do município ñ é do ser prefeito. É obrigaçõ, dever de ele fazer o pagamento corretamente. Ele foi eleito para administrar, ñ roubar como sempre fez.
ESTOUVENDO

AHHHHHHH... O SALÁRIO DELES NÃO "ESTAM" ATRASADO... PREFEITO Ñ PARTICIPOU DE NENHUMA REUNIÃO... VALRINHO VAI "SAI" COMO "VERIADOR"... O PREFEITO SEMPRE EM "DIA" COM O PAGAMENTO... TÁ COM PENA DELE?????... LEVE-O P/ SUA CASA.
MST

alguns professores reclamam muito seus direitos, sera que estao cumprindo seus deveres na sala de aula? pense nisso.
observador

Esse sindicato tem força, os outros devem seguir essa mesma linha.
Diana Arrego

Apenas agora Valtin, fazer greve? Será por que? A Aplb tem que defender todos os direitos dos trabalhadores e no entanto fecha os olhos para os problemas que os servidores enfrentam a exemplo do concurso de 94.
fique de olho

Que macaquice é esta? Um bolo de gentalha defendendo um prefeito invisível, continua pensando que a classe é besta e que ele, o "sabidão maquiavélico" vai continuar como está. Nem adianta apelar por macumbas... Saia!!!
EU

galera vai ter aula hj a noite?
EU

Interessante é que o salário deles não estám atrasado mas o nosso que é bem pouco tem que receber quando eles quiserem. Outra, se Valtinho vai sai como veriador, não nos interessa o que importa é que está cumprindo aquilo que dispos a fazer.
Brasileira

Engraçado o prefeito sempre em dia com o pagamento agora vem esse Valtim politiqueiro queredo volto ficar marcado em cima na época do gestor passando tinha atraso frequente cadê que fazia paralisação. Lembro na gestão de Dino que os funcionário não tinha crédito de comprar uma bala eses eram bons. Acordar Valtim política não se ganhar assim não
Alguém

SIMPLESMENTE SÃO OS DE "CARGUINHOS" TEMPORÁRIOS, APROVEITEM POIS 2016 Ñ DEMORA FINDAR. QUERO VER TMB OS PUXAS SAÍREM NA RUA COM CARA DE TACHO COM UM PREFEITINHO TÃO SEM MORAL.
EU

De a César o que é de César, o prefeito não participou de neuma reunião a respeito deste acordo com a APLB, Valtinho que ser vereador e claro tentando buscar votos juntos ao servidores,quando outro ligado a ele ganha as eleições esquece de tudo e volta como ocorreu com Caribé, queimando pneu sem salários igualzinho o que ocorreu no tempo de Dino.
Moradora

Essa reportagem quase disse k os professores não foram vender suas aulas por preguiça ...e que o prefeito está em dia cm o pagamento...de o repasse chega todo dia 20 porque esperar 15 dias para receber... E ele aceitou a combinação cm sindicato e prefeitura que ele seja homem e assuma seus compromissos.
Professora

akkkk que legal
kemilly

justificativa da prefeitura "o não pagamento no dia 30 de abril, devido à data ter ocorrida em um dia de sábado", porém informou que os pagamentos serão feitos na terça, interessante que a segunda-feira é dia útil...fica a dica


VAMOS JOGAR DURO, PORQUE SE NAO,O PREFEITO DESVIA O DINHEIRO,QUE CHEGOU DESDE O DIA 29 SEXTA FEIRA,VUMITA ESTE DINHEIRO JUNIOR DAPE...
professor

se prepare se essa semana não sair o da saúde. Seremos os proximos a parar...
anomimo

esse sendicatozinho fazendo politica, porque isso so agora no ano politico
observador

esse sendicatozinho fazendo politica, porque isso so agora no ano politico
observador

PARABENS EDUCAÇAO, PENA QUE MEU SINDICATO O SINSPPOR NAO TEM A MESMA FORÇA..
MARCOS QUEIROZ