Greve prejudica mais de 6 mil estudantes em Itabela no interior da Bahia.

redação - 04/05/2016 - 09:45


Uma decisão tomada pela APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia), núcleo Itabela, vem divergindo opiniões, a decisão está relacionada na forma sistemática na data de pagamento de servidores ligados a Secretaria de Educação. A mudança repentina penalizam mais de 6 mil alunos da rede municipal que somam só nesta semana dois dias sem estudar.

A decisão tomada pela APLB trata-se da data de pagamento que a décadas tem sido feito de acordo com as leis vigentes de que os pagamentos pode ser feitos até o 5º dia útil de cada mês. O sindicato decidiu durante uma assembleia realizada no mês passado com a categoria, que o vencimento dos servidores tem que ser pago dentro o mês.

Diante da decisão à categoria iniciou a primeira paralização na segunda-feira dia 2 de maio e retomou os trabalhos na terça dia 03 e voltando a paralisar nesta quarta-feira (04/05). Mesmo a prefeitura pagando os professores e deliberando o pagamento dos demais servidores, o chamado 40% para esta quarta-feira, as escolas amanheceram fechadas.

Uma das crianças que estão dispensadas das aulas na manhã desta quarta-feira conversou com a reportagem do Giro de Noticias hoje pela manhã. Segundo ela, essa situação atrapalha o aprendizado dos alunos e afirma que só este ano ela já ficou mais de 10 dias sem aulas e por motivos devassos.

 “Os professores pensam no bem-estar deles, mas não pensam nas crianças”. Depois tem todo o trabalho de repor essas aulas no sábado. Não sabemos o certo de quem é a razão, de uma coisa temos a certeza esta situações os penalizam uma categoria, os alunos, disse uma mãe ao Giro de Noticias.  

De acordo com o sindicato a paralisação dos professores de hoje ocorre em defesa de outros servidores administrativos da educação e confirma que os professores já receberam.

A prefeitura informou na terça-feira (03) que o pagamento dos servidores referente aos 40% da educação está sendo feito hoje quarta-feira. Em relação às exigências do Sindicato a prefeitura informou que o pagamento esta de acordo com o artigo 465 da CLT que determina o pagamento dos vencimentos em dia útil e que esteja à disposição do trabalhador até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido. Alega ainda, que a forma de pagamentos feita há décadas, está obedecendo a um acordo feito com APLB em 2013 e 2014.

“Fica evidente e notável que esta queda de braços entre a prefeitura e o sindicato como vem ocorrendo está prejudicando no aprendizado daquelas crianças que tem mais dificuldades em aprender”, contou uma educadora.

Para pessoas ligadas a educação e  que não concordam com  a paralização de hoje, acredita que além de atrapalhar o aprendizado das crianças, a paralisação também prejudica os pais. “Nós sabemos da necessidade que muitos pais tem de trabalhar e alguns não tem onde deixar essas crianças. Elas acabam nas ruas causando tumulto quando deveriam estar estudando”, disse.

A Reportagem do Giro de Noticias ainda não conversou com o presidente do sindicato, Valtim Lima Rodrigues.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



É Alencar o seu papo ta furado. Os Itabelenses não imaginavam que esse prefeito ia fazer tanta e tantas coisas feias. E o povo deve ta vendo isso la em Eunápolis, fica ruim pra você Cordélia.
Diana Arrego

acho melhor eles olhar a folha de pagamento,já q eles falam q a folha esta alta presta atenção em algumas escola tem funcionário q trabalha um turno matutino e o outro turno trabalha em outra escola mais recebe os três turno como se tivesse trabalhando, que dizer em uma escola trabalha um turno mais recebe dois e na outra escola recebe mais um, pq a diretora passa a mão na cabeça e põe na folha de frequência como se ela trabalhasse dois turno, tem q tira e essa diretora de merda.
Mãe

Os funcionarios, não são burros de cargas para receberem no dia que o gestor e a cambada quiserem. E esse Valtin é um farsante! ORDINÁRIOS!!!!!
Funcionarios

Á aquele que escreveram e divulgaram essa matéria só quero agradecer e dizer: Quando seus filhos disserem que precisão de um material escolar vcs depois de ter trabalhado o mês todo digam pra eles quando o patrão pagar vcs compram , quando eles pedirem um lanche façam isso, ai sim vocês podem pública as matérias nesse tô.
Brasileira

Sou mãe de alunos aqui de Itabela, mais também sou funcionária pública e apoio totalmente a paralização, por que se eu trabalhar e não receber em dia como posso prover as coisas para meus filhos. Eu só quero falar pra essa educadora aí que deu a intrevista parar de olhar para seu próprio umbigo, por que entre esses 6 mil alunos aí dos alunos são meus,e só te informor que eles precisão de educação mas também precisão de alimento,de remédio. Então se eu não receber é vc quem vai dar?
Brasileira

Por isso que eu falo que nenhum vale um
luciene

É prefeitinho vc esta me forçando votar em Sueli pois não quero fazer escada para pessoas que fica em casa ficar na sombra e recebe a maior fatia do bolo para referir salário gordo


Valtin que sabe se ele recebe propina para se calar pois ele cai igual esses que poderia nos defender


Olha senhor Alencar presta atenção no que esta acontecendo nessa secretaria a educação é vista com descanso pelo gestor ele paga quando quer e baixa os salários sem aviso prévio e outros desmandos.
Educadora

tomar vergonha e pare de defender esse prefeito alencar


A reportagem deveria conversar com o prefeito da cidade para k o mesmo pague todos em dia. Dessa forma não haveria paralisaçao...respeite o educador seus filhos precisam dela
Mãe