Sola esquece as promessas quando foi Secretario de Saúde e teve a cara de pau de falar de Leitos de UTI em Eunápolis.

Redação - 14/05/2016 - 07:41


O ex-secretário estadual de Saúde, Jorge Solla (PT), esteve acompanhado a visita do Governador Rui Costa em Eunápolis na última quinta-feira (12/05). Ele foi o segundo deputado a usar da palavra no evento, em seu discurso ele falava como se ele não tivesse ocupado por muitos anos, o cargo de Secretario Estadual de  Saúde da Bahia.

O deputado que por varais vezes foi interrompendo devido às vaias proferidas por um grupo e estudantes durante o evento em Eunápolis teve a coragem de voltar a falar sobre leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Ele voltou chegou a pedir ao Governador apoio para instalação de leitos de UTI, no Hospital Ames, uma clinica particular, mas esqueceu de explicar aos presentes sobre os 10 leitos de UTIs que ele prometeu em outubro de 2013, quando esteve em Teixeira de Freitas e anunciou que teria dado a ordem de serviço para a implantação de 10 novos leitos de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Eunápolis e seria inaugurado em dezembro do mesmo ano, o que não aconteceu.

A ordem de serviço assinada pelo Secretario para a instalação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva – UTI, não passou de uma mera promessa de intenções, transcrita no documento firmado. Jorge Sola, na época chegou a conversar com o Secretario de Saúde de Eunápolis, Mário Gontijo, e agendou a inauguração dos leitos de UTI para o meado de dezembro de 2013, fato que não se consumou oficialmente.

A informação de que a promessa do Secretario durante a visita em Teixeira de Freitas, de que as UTI ficariam prontas em 60 dias não passou de um engodo. Em 2012  o Governador Jaques Wagner na companhia do ex-prefeito Robério Oliveira tiveram coragem de inaugurar as salas e a chegada de alguns  equipamentos que até o final dos mandados de ambos, não foram instalados.

Durante a visita de sola em Teixeira de Freitas em 2013, o secretário de Saúde de Itabela Lucio de Oliveira França, entregou um relatório dramático ao secretário de saúde na época Jorge Solla. O oficio relatava com detalhe o que o município vinha enfrentando com a falta constante em vagas de leitos de UTI.  No relatório Lucio França detalhou um triste acontecimento ocorrido no município, quando o jovem Antônio Marcio Carvalho dos Santos de 34 anos, vitima de acidente de trânsito, ficou por mais de 18h a espera de uma transferência para um leito com UTI, e acabou morrendo antes mesmo de ser transferido por falta de vaga.

Fato é, foi preciso eleger Rui Costa e o prefeito Neto Guerieri e empossar o atual secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas- Boas, para que o projeto de anos e tão sonhado por todos saísse do papel. Nesta quinta-feira 12 de maio, o Prefeito  ao lado do Governador e do  Secretário e Saúde, entregaram 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O cardiologista Fabio Villas Boas explicou ter conhecimento da necessidade destes leitos de UTI para a 8º região. Nos bastidores políticos, especula-se que o petista Jorge Solla vem desentendendo com o governador Rui Costa (PT) desde que começou a ser formulada a equipe de transição que apontava a nomeação do cardiologista Vilas-Boas, que não aceitou as maracutaia de Jorge Sola, em relações a empregos comissionados no Estado.  

Para Villas Boas, um dos desafios mais urgentes será “ajustar a atuação das secretarias estaduais, inclusive, da Sesab, no nível regional. Trata-se da necessidade de aprimorar a coordenação federativa.  Em certa medida, a municipalização conduziu a uma fragmentação do sistema de Saúde que precisa ser revertida. Acrescente-se a isso a necessidade de melhorar a eficiência da gestão pública. Se não há dúvidas de que faltam recursos financeiros ao SUS, também é certo que é possível utilizar melhor os recursos disponíveis”, concluiu o secretário. 

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/