Agentes de combate a endemias e de saúde da 8º região fazem Assembleia Geral em Eunápolis.

redação - 31/05/2016 - 07:16


Agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde de treze cidades do sul da Bahia, se reuniram nesta segunda-feira (30), em Assembleia Geral na Câmara Municipal de Eunápolis, para tratar de varias reivindicações, entre alas, direitos salariais e melhores condições de trabalho.

De acordo com o presidente regional do Sindiacscer  (sindicato dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias de Eunápolis e região) Tobias Albino, muitas questões foram estabelecidas nos últimos três anos  e muitos avanços foram conquistados, principalmente neste ano de 2016, o cumprimento da lei do piso salarial, melhoramento nas condições de trabalho e a instituição de Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os servidores, em quase todas as cidades da 8º região.

“Isso representa o final de uma luta de anos, mas só nesse ano conseguimos esta vitória de plano de carreira e o salário dos agentes de saúde e de combate as endemias de acordo com o piso Nacional  fixado no  valor de R$ 1.014. Com o plano de carreira aprovado, esse passa a ser apenas o valor inicial, que irá variar de acordo com o tempo de carreira.”, explicou o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e de combate as Endemias, Tobias Albino.

 “com esta garantia de direitos, na progressão na carreira dos servidores há perspectiva é de melhorar a produtividade e a gente fica muito feliz da iniciativa das prefeituras. Muitas Câmaras e Prefeitura abraçaram [o projeto] independentesde situação ou oposição, por entender o papel importante dos agentes de saúde e endemias”, disse Tobias.

O vereador de Itabela Alencar da Rádio que participou do vento e ressaltou a importância dos agentes comunitário de saúde e de combate as endemias. “é o profissional que realiza atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde nas comunidades, supervisionado e coordenado por um médico ou gestor de saúde. além de realizar trabalhos de conscientização, o agente comunitário de saúde promove o cadastro das famílias, a orientação individual e coletiva, identifica áreas de risco ou focos de doenças, realiza visitas domiciliares, e desenvolve ações educativas que envolvam a comunidade, entre outras funções”. Disse o vereador.

Participaram da reunião: presidente do sindiacscer, Tobias Albino, Dr. Nélson Coutinho, advogado da categoria, Alencar da Rádio, vereador de Itabela, menbros do sindicado do sindicato  nos municípios e os ACS e ACE de  Belmonte, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália, Santa Luzia, Camacan, Canavieiras, Pau Brasil, Mascote, Itagimirim e Itapebi.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/