Marqueteiro de Dilma admite que recebeu US$ 4,5 mi de caixa 2 e diz ter mentido para poupar Dilma.

redação - 22/07/2016 - 07:21


O marqueteiro João Santana e sua mulher e sócia, Mônica Moura, foram interrogados na tarde desta quinta-feira na ação penal em que são acusados de recebimento de propinas do esquema montado na Petrobras, e confessaram que, ao serem presos em fevereiro pela Polícia Federal, mentiram no inquérito. Ao juiz federal Sergio Moro, o casal esclareceu que 4,5 milhões de dólares recebidos por meio do doleiro e operador de propinas Zwi Skornicki era dinheiro da campanha eleitoral de Dilma Rousseff, em 2010.

Segundo Mônica, os valores recebidos por meio do operador eram relativos a “dívidas da campanha presidencial de 2010 (Dilma) e Zwi lhe foi indicado pelo então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto”. Ela negou, contudo, que soubesse que o dinheiro tinha origem em propinas do esquema Petrobras. Afirmou que está disposta a colaborar com a Justiça, mas só o fará com “acordo assinado”.

Ao ser questionada por Moro sobre o motivo de não ter admitido o caixa 2 logo que foi presa, em fevereiro, Mônica Moura respondeu que estava tentando “poupar” Dilma em meio ao impeachment. “Primeiro, porque eu passava por uma situação extrema. E o país estava vivendo um momento muito grave política e institucionalmente. As coisas acontecendo com a presidente Dilma, todo o processo, eu não quis atrapalhar esse processo, eu não quis incriminar, não queria contribuir com uma coisa para piorar. Acabei falando que (recebeu) de campanha no exterior. Eu queria apenas poupar (Dilma) de piorar a situação.”

Mônica não quis responder sobre os depósitos e pagamentos da Odebrecht que fazem parte de outra ação penal – referente ao Setor de Operações Estruturadas da empreiteira, conhecido como “Divisão de Propinas”. “Excelência, sobre isso prefiro falar no outro processo. Como eu disse estou disposta a falar, a colaborar com a Justiça, inclusive mediante acordo com a Justiça. Pretendo falar tudo sobre isso, não quero me furtar a falar nada, nenhuma informação, mas no outro processo.”

Mônica Moura foi categórica ao dizer na audiência que o caixa dois é uma prática corriqueira nas campanhas eleitorais. “Caixa dois nunca deixou de haver.” Ao final da audiência, desabafou. “Nunca soubemos de Mensalão, de propinas na Petrobras. Somos publicitários, nunca recebi propina, sempre recebi pelo meu trabalho. Não sou agente público, não sou política, não sou empreiteira. Sempre trabalhei para partidos políticos, fazendo campanha.”

(Com Estadão Conteúdo)

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



fica claro em seu texto que vc deve ser uma dependente direta as esmolas do PT como mst , sem teto, bolsa isso bolsa aquilo , vale isso vale aquilo .. sindicatos , associações partidárias ,aqueles grupos que dependem do dinheiro do PT pois não conseguem trabalhar para produzir o propio sustento. vc deve fazer parte daquele grupo de ZUMBIS POLÍTICOS DEPENDENTES vive de doações no mole ... enquanto o povo BRASILEIRO de verdade trabalha duramente para pagar os impostos .
eleitor brasileiro livre !! p/ tal brasileira

O PT AFUNDOU MAIS O BRASIL AFUNDOU MAIS O BRASIL EM DIVIDAS E CADA DIA MAIS ESCÂNDALOS, INFELIZMENTE ESTA CAINDO A MASCARA, E O QUE MIM FALA DA OLIMPÍADA ERA PRA TER, NÃO CLARO , MAIS DIVIDA, PARA REALIZAÇÃO DESTA OLIMPÍADA, CULPA DE QUEM PT....NÃO SO O PT, MASI TODOS OS OUTROS PARTIDOS QUE ESTAM NA CORRUPÇÃO MERECEM CADEIA...
ACORDA BRASIL

CALA A BOCA BRASILEIRA BURRA, O BRASIL TÁ FUDIDO POR CAUSA DO PT
BRASILEIRO

Engraçado, qualquer palavra que sai da boca desses bandidos contra o PT vale mais do que as provas que tem contra os do PMDB e PSDB. Contra o PT basta dizer EU VI, EU FIZ, JÁ CONTRA os outros, mesmo com documentos, eles arquivam ou devolvem por entenderem que ali não houve fraude. Me poupe viu dona justiça. ´VOCES ESTÃO VENDO QUE NO VOTO, VCS NÃO MANDAM, ENTÃO ESTÃO QUERENDO IMPUGNAR AQUELES QUE DERAM VEZ E VOZ AO BRASILEIRO. PIOR LADRÃO QUE ÁECIO, ÁNASTASIA, RENAN CALHEIROS, CUNHA,SARNEY?
Brasileira