Comunidade elege diretores e vice-diretores de escolas municipais de Itabela.

redação - 22/11/2016 - 19:28


A eleição para diretores e vice-diretores das escolas municipais de Itabela ocorreu nesta segunda-feira (21). O horário de votação foi alterado entre as escolas com turno noturno até às 20 horas. O resultado foi anunciado na mesma noite.

Essa foi à primeira eleição regida pelas novas regras, sancionadas em julho, que atualizaram uma legislação de mais de 20 anos sobre o processo eleitoral das escolas da cidade. Todos os pais poderam  votar, mas cada família, independentemente do número de filhos matriculados, teve apenas um voto. Crianças maiores de 14 anos e funcionários das escolas também poderão votar.

Participação popular ampliada

Com a nova lei municipal nº 501, de 28 de junho de 2016, sancionada pelo prefeito Junior Dapé em Julho de 2016 a comissão eleitora geral  adotou as regras para a eleição das escolas municipais, o dia da votação caiu em uma segunda-feira.

Para evitar que a direção de uma escola fique por muito tempo no cargo, outra mudança imposta pela lei é a limitação da reeleição para diretor e vice-diretor. Com a nova regra, os atuais diretores e vice-diretores eleitos só podem ficar à frente das escolas por mais um mandato. Nesse pleito, apenas 11 escolas municipais teve chapas formadas.

À época, o Vereador Alencar da Rádio relator do projeto declarou, "o mandato é de três anos em debate junto a comissão e vereador passou ser de dois anos podendo ser reeleito.

 “Entendemos a importância das eleições como um dos momentos do processo democrático e da gestão democrática das escolas”. “As eleições em Itabela ocorreu na melhor maneira possível, elegendo seus diretores e vices de forma democrática”, finalizou Alencar.  

Relação dos diretores eleitos.

Colégio Luís Eduardo Magalhães (Diretora) Simone Maria Borges

Escola Lucio Ferreira (Diretora)  Rosely Moreira Alves  eleita com 86,3% dos votos validos.

Colégio Municipal (Diretora) Ingrid Richeliy Brandão de Oliveira, eleita com 95,63% dos votos válidos.

Colégio Manoel Ribeiro Carneiro (Diretora) Mariana Braz de Souza eleita com 87,5% dos votos validos

Escola Maria D´Ajuda (Diretor) Josmary Gomes dos Santos, eleito com 91,7% dos votos válidos.

Creche Jovina Batista (Diretora) Vanete Ribeiro dos Santos eleita com 99,38% dos votos validos.

Escola Frei Ricardo (Diretora) Ana Claudia Maria de Jesus e eleita com 80,6% dos votos validos

Colégio Municipal Carlos Alberto Parracho de São João do Monte “Montinho”. (Diretora) Cristiane Cruz Damascena, eleita com 94,7% dos eleitores.

Escola Emília Monteiro em Monte Pascoal (Diretor) Eliandro Paiva do Nascimento, eleito com 96% dos votos validos.

Escola Archimedes Ernesto da Silva (Diretora)  Magda Lucia Moreira Céo,  eleita com 68% dos votos validos.

Escola João Batista Oliveira (Diretora) Patrícia Moreira Menezes de Oliveira, eleita com 91,93% dos votos validos.

No entanto, as escolas que não realizaram o processo eleitoral por falta de candidatos, terão indicados diretor e vice-diretores entre os membros do magistério ou servidores, estáveis e em exercício, que possuírem maior titulação na área educacional. Eles deverão, ter curso de qualificação para a função.

A eleição de diretores e vices ocorreu por voto direto, secreto e facultativo. Foram consideradas eleitas às chapas que obtiveram 50% mais um dos votos válidos. Não foram computados votos brancos e nulos.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Como pode existir pessoas tão atrasadas assim? Gente o prefeito eleito ñ está nem aí pra vcs que ficam fazendo fofoca, esses comentários ridículos. omem juízo e ñ arapalhem a vida do Luciano. fofoqueiro, sem argumento lógico ñ terá vez com ele. diretor nenhum quer ser inimigo do prefeito. vcs estão muito atrasados, viu? só têm a perderem, aliás já perderam, porrque Luciano ñ se encanta com fultilezas. Deus o livre desses fofoqueiros, preguiçosos.


A VC QUE QUE TÁ CHEIO(A) DE ÓDIO PELAS CHAPAS ELEITAS DOU-LHE UM CONSELHO, CUIDE BEM DA SUA ALMA, TU ESTÁS MORRENDO DE INVEJA, SOFRENDO, PROCURANDO DOENÇAS PRA SI MESMO, PARE COM ISSO! VIVA A VIDA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL. ASSIM ESTÁS DIMINUINDO OS SEUS DIAS DE VIDA, SABIA?


vergonhosa essa eleição só no pensamento de alencar que isso é democracia contribui para essa raça de corja continuar e agora tentam bater de frente com luciano aqui em monte pascoal esse grupinho se juntou mais caribé e já fizeram os planos deles


Parabéns! a todos que participaram por uma nova Itabela, participação total dos pais.
Professor

MAIOR LEGADO DO GOVERNO JUNIOR.
likote

Não fui candidato a nada só participei do processo eleitoral como fiscal e desde que foi anunciado a "todos" que haveria eleição para Diretor das escolas de Itabela, aqueles que se interessaram e estavam aptos à disputa começaram a se mobilizar. A meu ver não houve fraude ou qualquer outra coisa semelhante, os pais, alunos (acima de 14 anos) e funcionários votaram secretamente e venceu democraticamente quem a maioria escolheu, simples assim.
Professor

a malandragem correu solta que vergonha por parte desse secretarinho de meia tigela nem teve o capricho de desfaçar fez a safadeza as claras pois é muito sem ética mesmo belo babaca se achando pensando que me engana


Só uma dúvida... para se candidatar ao cargo o professor não deveria ser lotado na mesma escola que concorreu ao cargo???
Leitor

NAO TEVE MUDANÇA NENHUMA SO AQUI EM ITABELA MESMO ACONTECE ISTO


Que eleição boa em,ficarm os mesmos diretores.
Pai d aluno