Sem saber se teria aulas, alunos não vão às escolas que ficam quase vazias nesta sexta (02).

redação - 02/12/2016 - 17:24


A escola é, na essência, um reduto do saber, o local onde se ensina e se aprende. Forma cidadãos e define o futuro da sociedade. Para a sociedade, a escola representa ainda mais que uma instituição de ensino.

Ao inverso do que deviria ser, após meses de demanda entre a prefeitura e o Sindicato da Categoria, neste ano de 2016, as escolas conhecidas como acolhedoras e prestadoras de serviços em prol da aprendizagem da criança e do adolescente, parece estar distanciando de uma amizade elegante quando se trata de calendário letivo.   

A falta de comunicação da instituição com os alunos tem sido uma coisa frequente nos últimos meses, podendo estar criando uma indiferença entre as partes. Os estudantes de Itabela já não demostram a mesma vontade de ir às escolas como antigamente, desconfiados com a falta de informação que o fizeram vir à escola na última segunda-feira e não houve aulas, nesta terça feira, 95% dos estudantes não compareceram as escolas.

A causa da ausência daqueles que um dia lotavam todas as salas dos prédios escolares de Itabela em busca de aprendizado está explicada, os estudantes não tem sido avisados de aulas ou paralizações. Por esta incerteza, os alunos parecem que tem perdido o gosto de estudar, ou ainda já nem acreditam nas autoridades e instituições responsáveis pelo ensino.

Outro fator é a falta do transporte escolar, que nos últimos meses não vem transportando os alunos, em especial da zona rural. Em toda a rede Municipal de ensino, nos últimos dez meses, a quantia de alunos caiu 30%, de forma que tende a reduzir ainda mais.

O impasse que vem gerando estas paralizações frequentes foi causado a partir de um desentendimento entre a categoria e a prefeitura, de forma que o Sindicato cumpre a decisão deliberada em assembleia que condiciona o pagamento dentro do mês, para não paralisar, já Prefeitura insiste em realizar os pagamentos até o 5º dia útil.

Neste último mês, a Prefeitura realizou o pagamento no dia 01 de dezembro, os servidores paralisaram, mas os estudantes não foram avisados e nesta terça alguns professores compareceram ao trabalho, entretanto os alunos não viram as escolas.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Cachorrada é alguém que sequer tem coragem de se identificar ficar querendo denegrir os professores. Nós temos o direito de receber nossos salários no último dia de cada mês sim! O dinheiro chega às prefeituras na data certa, não tem porque pagar atrasado.
Educador

KAMILI BOA SORTE GAROTA VEJO VOCE UMA SIMPLES PESSOAS MAS O MELHOR CONSELHO FAZER UM BOM TRABALHO E DA SUA SOGRA CUIDADO COM ESSAS TIAS FALSAS QUE ESTA AO SEU REDO QUE GOSTA DE FOFOCA ANTES NENHUMA DELAS NAO TE VI COMO SUBRINHA ,ANDREIA QUE SEMPRE DE VALORIZOU PORQUE DIZIA QUE ERA FILHA DE DOUTOR AROLDO MAS AO OUTRO LADO E MUITO METIDA A BESTA E GOSTA DE PICINHA NAO SE DEIXA LEVAR CONTINUA ASSIM Q DEUS VAI TE ERGUE GATA.


É REALMENTE UMA VERGONHA!
ITABELENSE

em itabela a educação virou uma cachorrada por parte dos professores e do prefeito, pelos professores pelo fato de um dia sem receber o salario ja querem paralisar as aulas e por parte do prefeito por não cumprir com o acordo e pagar todos professores na data certo
autor desconhecido