Cafeicultores do Sul da Bahia fazem protesto contra importação do café conilon.

redação - 22/02/2017 - 17:09


Cafeicultores de várias cidades do Sul  da Bahia paralisaram o fluxo de veículos da BR-101, na manhã de quarta-feira (22), em protesto contra a possível importação do café robusta conilon do Vietnã para o Brasil, anunciada pelo Governo Federal. A manifestação aconteceu entre os municípios de Itamaraju (BA) e Itabela (BA).

A manifestação teve início por volta das 8 horas e uma grande fila de veículos se formou nos dois sentidos da BR. De acordo com os produtores o trânsito não tem horário certo par ser liberado. A manifestação já chega a cerca de duas horas e os manifestantes continuaram no local.

Segundo os organizadores, cerca de 300 cafeicultores de diferentes cidades protestaram com faixas contra a proposta de importação do café, que deve ser debatida pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Distrito Federal (DF), na reunião marcada para esta quarta-feira (22). Os agricultores esperam que a manifestação chegue até o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que a proposta seja rejeitada.

Conforme Olival Cobre, um dos grandes produtor no Setorial do Café da Bahia , a preocupação dos cafeicultores é que a medida traga prejuízos para o setor, com a redução dos preços pagos ao grão, inviabilizando a produção pelos grande e pequenos produtores.

"Com esta manifestação, queremos mostrar nossa indignação com a proposta que está prestes a ser aprovada após pressão das empresas multinacionais que alegam prejuízo devido problemas climáticos, atingindo assim os cerca de 10 mil pequenos e grandes produtores da Bahia, que serão prejudicados com a redução do preço pago ao grão. Por isso organizamos este movimento e esperamos que o governo federal não nos ignore", revela um produtor.

O cafeicultor  Paulinho Grasse diz que a medida já está afetando os produtores. "O preço pago pelo café conilon na Bahia estava acima dos R$ 500 pela saca de 60 quilos, caiu mas de 10%, logo após anunciarem a proposta de importação, e a tendência é desvalorizar ainda mais", conta .

Proposta de importação

Segundo o Mapa, a importação e redução do imposto de importação é necessária após a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) verificar estoques reduzidos de café conilon no Espírito Santo, Rondônia e Sul da Bahia, entre 1,5 milhão a 1,7 milhão de sacas, insuficientes para atender a necessidade da indústria de café solúvel.

Os produtores  usaram trateares para interditar a BR, eles fazem se revessam ao microfone de um carro de som, fazendo apelo  ao Governo Federal e ao Ministro da Agricultura em não manter a ideia de exportação.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Cadê a cobertura do movimento da Educação?enuh
Professora Leonina

A PARTE RUIM DO PROTESTO É NÃO TER O DIREITO DE IR E VIR, MAS É UM PROTESTO IMPORTANTE.
LIKOTE

É JUSTA A REVOLTA E TEM MEU APOIO. MAS O TRABALHADOR RURAL DEVERIA LUTAR TAMBÉM POR MELHORES SALÁRIO. CHEGA DE ANOS DE ESCRAVIDÃO NA BAHIA, O SALÁRIO É UMA VERGONHA.
LIKOTE

É JUSTA A REVOLTA E EU APOIO, MAS OS TRABALHADORES RURAIS DEVERIA TOMAR UMA ATITUDE E PROTESTAR TAMBÉM, POIS O SALÁRIO DE UM TRABALHADOR RURAL É UMA VERGONHA. VAMOS AGIR MEU POVO, SÃO ANOS DE ESCRAVIDÃO NA BAHIA.
LIKOTE

NÃO SOU AGRICULTOR, MAS SAIO EM DEFESA DELES EM PROTESTAR, MESMO NÃO GOSTANDO DESSE TIPO DE PROTESTO "FECHANDO A 101". QUANTO A FALTA DE SEGURANÇA É OUTRO ASSUNTO, VC QUE É CONTRA ESSA MANIFESTAÇÃO DEVERIA COMEÇAR FAZER UMA PELA SEGURANÇA.
JUSTICEIRO

Engraçado este cafeicultores se fosse para brigar pela segurança de nossa ninguem desses que estão ai estava colocando seus tratores para fechar a BR..Sabe por que eles não colocam por que suas casas tem cerca elétricas pagam segurança privada.
Leitor

Deveria ter paralisado antes de entrar esse presidente picareta que deveria esta preso por saquear os direitos dos brasileiros juntamente com sua equipe se aliados
Acorda povo

PARABÉNS Srs PRODUTORES! ESSA MANIFESTAÇÃO REVELA MUITO BEM QUE ESTÃO CIENTES DAS TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIAS P/ O NOSSO PAÍS QUE SE ENCONTRA NO FIM DO TÚNEL. PRODUTORES E AUTOMÁTICAMENTE TRABALHADORES É ÓBVIO, SERÃO FORTEMENTE AFETADOS. QUE DEUS VOS E NOS ABENÇOE. ESTAMOS COM UM INFELIZ GOVERNANDO O NOSSO PAÍS E AO SEU BEL PRAZER. FORA TEMER!!! VC Ñ É BEM-VINDO.
EDUCADORA

Vamos protestar sim senhores fazendeiros, e vamos juntos pedir fora temer. Conte comigo.
Gilvan Monte Pascoal

Tem vai acabar com o Brasil a os poucos itabela só e apontar do aisiberg só os capixaba se acalmar vouta Dilma
Fernandinho

Quando é para lutar pela segurança miguem não está nem aí agora por que o café abaixo 30 rais já é motivo de paralisação tem que ver é a segurança dá cidade
Tomate

Valeu temer tem que esporta mais para o Brasil a coisa já está bonita em itabela
Moradores

OS COXINHAS AINDA NEM SABE O QUE VEM PELA FRENTE, COM ESSE GOVERNO GOLPISTA
ALAO

Aí quando é para brigar pelo o café deles e Bonito mas se fosse pela segurança dá cidade que está feia eles nem se mover mas pode deixar tem vai ajudar vai mandar esporta o café para o Brasil
Tonhão ouro verde