Tempo em Itabela
Itabela
+30°C
PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE:
Cafeicultores do Sul da Bahia fazem protesto contra importação do café conilon.
Por: redação - Data: 22/02/2017 - 17:09:16

Cafeicultores de várias cidades do Sul  da Bahia paralisaram o fluxo de veículos da BR-101, na manhã de quarta-feira (22), em protesto contra a possível importação do café robusta conilon do Vietnã para o Brasil, anunciada pelo Governo Federal. A manifestação aconteceu entre os municípios de Itamaraju (BA) e Itabela (BA).

A manifestação teve início por volta das 8 horas e uma grande fila de veículos se formou nos dois sentidos da BR. De acordo com os produtores o trânsito não tem horário certo par ser liberado. A manifestação já chega a cerca de duas horas e os manifestantes continuaram no local.

Segundo os organizadores, cerca de 300 cafeicultores de diferentes cidades protestaram com faixas contra a proposta de importação do café, que deve ser debatida pela Câmara de Comércio Exterior (Camex), no Distrito Federal (DF), na reunião marcada para esta quarta-feira (22). Os agricultores esperam que a manifestação chegue até o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que a proposta seja rejeitada.

Conforme Olival Cobre, um dos grandes produtor no Setorial do Café da Bahia , a preocupação dos cafeicultores é que a medida traga prejuízos para o setor, com a redução dos preços pagos ao grão, inviabilizando a produção pelos grande e pequenos produtores.

"Com esta manifestação, queremos mostrar nossa indignação com a proposta que está prestes a ser aprovada após pressão das empresas multinacionais que alegam prejuízo devido problemas climáticos, atingindo assim os cerca de 10 mil pequenos e grandes produtores da Bahia, que serão prejudicados com a redução do preço pago ao grão. Por isso organizamos este movimento e esperamos que o governo federal não nos ignore", revela um produtor.

O cafeicultor  Paulinho Grasse diz que a medida já está afetando os produtores. "O preço pago pelo café conilon na Bahia estava acima dos R$ 500 pela saca de 60 quilos, caiu mas de 10%, logo após anunciarem a proposta de importação, e a tendência é desvalorizar ainda mais", conta .

Proposta de importação

Segundo o Mapa, a importação e redução do imposto de importação é necessária após a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) verificar estoques reduzidos de café conilon no Espírito Santo, Rondônia e Sul da Bahia, entre 1,5 milhão a 1,7 milhão de sacas, insuficientes para atender a necessidade da indústria de café solúvel.

Os produtores  usaram trateares para interditar a BR, eles fazem se revessam ao microfone de um carro de som, fazendo apelo  ao Governo Federal e ao Ministro da Agricultura em não manter a ideia de exportação.

Deixe seu comentário:             ( 14 pessoas já comentaram! )

Nome:


Máximo de caracteres permitidos 500/


                 

PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE: