Professores de Guaratinga quebram acordo e voltam às aulas na segunda-feira (20).

redação - 21/03/2017 - 20:18


Os professores da rede municipal de Guaratinga retornaram às salas de aula na última segunda-feira (20/03) após quebrar um acordo de paralização previsto para dez dias e que durou apenas três dias. A retomada das atividades vem após uma divisão de opinião entre a classe, muitos não concordaram com a decisão tomada em assembleia pela maioria dos presentes, onde ficou decidido paralisar as atividades pelo período de dez dias.

No último dia 10 de março,os servidores públicos da educação filiados a APLB em Guaratinga, se reuniram na sede do sindicato, onde decidiram atender a convocação feita pela CNTE e participar do movimento de Greve Nacional da Educação, de 15 a 24 de Março, os docentes assinaram um acordo com  Sindicato Dos Trabalhadores Em Educação, que garantiu a volta das atividades depois dos dez  dias. No entanto, o Sindicato interpreta que houve uma decisão dos próprios servidores de se reuni no final de semana e decidir pelo fim da paralização. Parte queria que a paralisação contra a (PEC) 287 que reformula as regras da previdência Social, fosse encerrada na próxima sexta-feira dia 24 de março, outra parte entendeu como exageroe decidiram pelo fim da paralização.

A decisão tomadas por  parte dos servidores contrariou um outro grupo que não queriam voltar as salas de aulas e o acusou os colegas de ter quebrado o acordo.O Coordenador  do sindicato da categoria Orlandi Pereira, avaliou a decisão legal por ter sido tomada pela maioria dos servidores em reunião no sabádo dia 18/03. O sindicado esclarece que os servidores tem a garantia de tomar a decisão desde que seja pela maioria, os professores decidiram voltar às salas de aulas em assembleia.

A assessoria da pasta confirmou que as atividades previstas para esta semana seguia cancelada.Professores contrários à decisão disseram que os colegas estão descumprindo documento que eles mesmos assinaram. Isso deixou todo mundo estarrecido, uma interpretação que não se justifica em momento algum, a ‘suspensão’ não é a mesma coisa que ‘encerramento’”, acrescentou uma professora a favor da continuidade da paralisação.

Uma professora que não quis se identificar alegou que os dez dias de paralização seria um período muito extenso e traria prejuízo para os alunos e graves consequências para os servidores, que seriam obrigados a trabalhar em pleno recesso, para a reposição das aulas."Sabemos que a causa não é só dos professores é de todos, apenas alguns comparece para as mobilizações. Votei  por parar três dias e boa parte daqueles que votaram pelos 10 dias quase  não aprece nas mobilizações" afirma. 

De acordo com o coordenador Orlandi, na quinta-feira, dia 23, a mobilização com todas as delegacias e núcleos da regional sul  que acontecerá em Eunápolis, APLB de Guaratinga estará presente.

Ainda de acordo com coordenador da APLB Orlandi Pereira, a nova decisão foi motivada por conta da falta de compromisso de boa parte dos filiados, que anteriormente decidiram por aderir ao movimento de greve e as demandas do sindicato, porém ficou claro nas primeiras ações do calendário de manifestações, que muitos filiados parecem não ter entendido a importância da causa, ficando a maioria, sem participar das ações propostas em assembleia, a exemplo da panfletagem sobre a reforma da previdência na Praça do Mercado Municipal de Guaratinga, que ocorreu no ultimo sábado com a participação de pouquíssimos servidores.  

Informações Estevão Silva

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



O que adianta os professores de Guaratinga voltarem para sala de aula e fingirem que estão trabalhando, assim fazem em Barra Nova.
Moradora

antigamenti o profesor trabalhava e era respeitado, oje o profesor memo fez o povo perde o grado qui tiha po ele. num quere trablla.
guaratinga

Vcs tem tomar vergonha na cara, em ficar difamando uma classe que está em constates lutas pelos seus direitos, essa reforma do jeito que está vindo vai prejudicar muito mais os trabalhadores rurais, ou seja os mais necessitados porém a classe tá aí dando a cara por várias outras classes que não estão nem aí, para eles parece que não está acontecendo nada inocentes...
Itabelense

É meu amigo Orlandi desse jeito eu que não vou aguentar..!!pensei que vc não desistia tão facilmente.Diante de uma situação dessa "mijou"pra trás, imagina quando estiver que lutar pelo os direitos dos filiados diante da prefeita??!!!Espero que saia melhor nas próximas "lutas" e negociações.Eu ainda quero muito acreditar em vc. .
Pimenta Neves

Nosso coordenador pisou na bola!! E de fato mostrou imaturidade e despreparo diante do cargo!Assim você me mata Orlandi!!!
Pimenta Neves

O nosso coordenador,Orlandi mostrou fraquesa e despreparo.
Guaratinga

Parabéns professores Pense nas nossas crianças Nota 10 pra vcs atitude certa


Eu só sei de uma coisa. fazer de conta que voltou para sala de aula é pior que a aprovação da PEC. Ou faz´ou ñ faz! Nada deve ser pela metade, isso tmb é corrupção. eu sou consciente do meu dever bem como dos meus direitos. Mas, vivemos no Brasil!!!
EDUCADORA

é porque não é vocês. Ignorantes, sem cultura, sem Moral, Vocês não sabem nem o que estão falando. Professor merece respeito. Vá pra uma sala de aula e fique com os filhos de vocês. Vá pra sala de aula aceite o governo fazer o que está fazendo. Bando de Ignorantes, sem cultura. Por isso que o país está essa desgraça.
Professor Itabela

Ô ITABELENSE, ESTUDE, SE INFORME, SEJA VERDADEIRO, Ñ VIVA COMO PAPAGAIO QUE SÓ FAZ REPETIÇÕES. TENHO PENA DE VC.
VOZ ITABELENSE

sinau que os professor de guaratinga usa a rasao e diferente dos de itabela que paro e agora num que pagar ainda ta procurano lei de direito, intao ele tem direito e o aluno num tem. tamo reunino os pais pra fica de olho neles o que vai da na sala e qui dia, num e do geito qui elis que nao, nois vamo briga com essis fogado, nos que e aula pros nossus fillos,tem que olha o que elis vao fazê, estau tudo contra o prefeito so pur que ta trabalhano.
observado

os daqui de Itabela paralisaram agora querem enrolar o coordenador da APLB para repor o dia que eles querem, ou melhor nao querem repor, agora os mesmos que chamava valtim falso que so fazia o que JD queriam agora tao querendo dobra, virou um grupo politico, na verdade nao é previdencia é a oposiçao ao prefeito, sao aqueles que perderam a boca e nao se conforma com a derrota e tem um monte de professor ino na oda desses lideres, sao bobos mesmo.
Itabela

GRUPO DE SEM PALAVRAS!!! FORMADORES DE OPINIÃO? ME ENVERGONHO POR VCS¹¹¹
PROFª ALFA

Eles estão sertos mesmo se deixar os professores aqui de Itabela ficam o ano todo bestando nas ruas,ganhando ó dinheiro na moleza do jeito que eles gostam,porisso que à educação aqui de Itabela é uma das piores do Brasil!!!
Itabelense

classe desunida desorganizada por isso vivem nessa mesmice não conquistam nada. pior classe que conheço .
itabela