Professores se unem contra a PEC da reforma da Previdência em Eunápolis.

redação - 24/03/2017 - 07:40


Eunápolis- Professores da rede municipal, estudantes e trabalhadores do Movimento sem terra realizaram manifestações nesta quinta-feira (23/03 na cidade de Eunápolis contra a reforma da Previdência proposta pelo presidente Michel Temer (PMDB) e pela garantia de direitos dos trabalhadores.

Um dos pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/ 2016, do Governo Temer, é que seja estabelecida idade mínima de 65 anos, eliminando a concessão do benefício por tempo de serviço. O valor da aposentadoria, de acordo com o projeto, passará a ser calculado levando-se em conta 51% das maiores contribuições com 1% adicionais a cada ano de contribuição. Na prática, isso faz com que seja necessário trabalhar formalmente por 49 anos para se obter o benefício integral. Além disso, a PEC liquida a aposentadoria especial dos professores, que hoje podem encerrar a carreira com 25 e 30 anos de serviço para mulheres e homens, respectivamente.

A presidenta da Delegaçia do Sindicato dos Professores Costa Sul, professora Jovita Lima, prometeu intensa luta contra a PEC 287, mobilizando a categoria, os estudantes e os pais de alunos. "Temos de tomar as ruas, nos aliar com outras categorias. A reforma é tão ruim para o povo que não adianta propor emendas ao projeto. É preciso rejeitá-la por completo", afirmou a presidenta.

Mesmo que tenha retirado da PAC servidores Municipais, Estaduais e Policiais Militares, Para ela, a reforma da Previdência é nefasta para todos os trabalhadores, mas prejudica em especial as mulheres. "Elas vão ser as mais prejudicadas, porque, além de trabalhar fora, ainda são responsáveis pela maior parte do serviço doméstico. Com a igualdade da idade de 65 anos para se aposentar, as mulheres nunca vão conseguir o benefício", avaliou.

Jovita destacou que a idade de concessão de aposentadoria estabelece essa distinção justamente porque a mulher trabalha mais tempo que o homem. Na segunda-feira (06/03), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou o estudo Retrato das Desigualdades de Gênero e Raça, revelando que as mulheres trabalham, em média, 7,5 horas a mais que os homens por semana.

Os professores, estudantes e outros movimentos sociais, percorreram as principais ruas da cidade de Eunápolis, e interditaram a BR-101 por cerca de 30 minutos. A manifestação que iniciou no dia 15 de março  termina nesta sexta-feira dia 24.

Incorporam  na manifestação desta quinta em Eunápolis, professores e estudantes de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itapebi, Itamaraju, Belmonte, Jucuruçu, Camacan, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Mascote, Santa Luzia e trabalhadores rurais sem terra, de Porto Seguro.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



PARABÉNS EDUCADORES E ASSIM MESMO, VOCÊS SAO FORMADORES DE OPINIOES, MOSTRAR P SEUS ALUNOS QUE DEVEM LUTAR P O FUTURO MELHOR. DEIXA ESSAS PESSOAS INVEJOSAS MORRER DE DOR NO CUTUVELOS,VOCÊS ESTÃO LUTANDOS POR TODOS.