Dia do Índio: Festa na aldeia Barra Velha no Sul da Bahia preserva a cultura indígena.

redação - 20/04/2017 - 07:49


Indígenas da Tribo Pataxó na Aderia Barra Velha no inteiro de Porto Seguro, no Sul da Bahia, demostrou seus objetivos  de  luta constante para manter vivos sua cultura, costumes, língua, e, principalmente, a aldeia Celebrar o Dia do Índio, comemorado todo dia 19 de abril.

De acordo com o Cacique Welinton (SURUI)  este evento é fundamental para reafirmar a importância desses povos. “Que esse dia não seja apenas de comemoração, mas de reflexão. É um momento das comunidades se unirem em prol das resoluções dos conflitos que vivenciamos diariamente, uma época de buscar reconhecimento e, principalmente, respeito”, diz o

“Essa comemoração é de grande importância simbólica. É um momento de valorização e difusão do nosso patrimônio imaterial, da forma de criar, viver e se expressar das comunidades indígenas” complementa o Cacique.

Localizados na Bahia e considerados um dos povos indígenas mais antigos do território brasileiro, os pataxós falavam originalmente a língua da família Maxacali, do tronco Macro-jê. Apesar de hoje em dia utilizarem o português como língua oficial, algumas palavras isoladas complementam seu vocabulário e ainda encontramos grupos cujo idioma original é preservado.

A Aldeia da Barra Velha, localizada em Porto Seguro, é identificada como seu território de origem: onde a tribo nasceu e desenvolveu suas atividades características de agricultura, caça, pesca, coleta de frutos e mariscos e artesanato em cerâmica.

A região de sua influência se espalha entre a embocadura dos rios Caraíva e Corubáu, num território de cerca de 20.000 hectares, no qual o Monte Pascoal constitui um limite territorial com grande valor simbólico da identidade étnica Pataxó.

Além da Aldeia da Barra Velha, outras cinco localidades são povoadas pela tribo: Imbiriba, Coroa Vermelha, Mata Medonha, Comexatiba e a Aldeia Velha. Dentro dessas grandes áreas indígenas, cerca de dezessete aldeias formam o complexo que abrange as cidades de Prado, Porto Seguro, Santa Cruz de Cabrália e Itamarajú.

A comemoração do dia do índio na aldeia Barra Velha atraiu indígenas e turistas da região. Houve danças, lutas indígenas, Awê e Toré.

O evento acontece todos os anos sempre na mesma data.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Eu sou índio branco.
LIKOTE

Cada uns índios paraguaios que eu vejo , ta bom de tomar vergonha mentindo pro povo .Ser índio é raça e verdade devem estar querendo dar golpe.
kkkkkk

Gratidão a toda comunidade barra velha, teve o Awê e o mangute de primeira qualidade; Foi bom ouvir os encinamentos dos mais velhos, e ao mesmo tempo homenagiar os guerreiros que ja si foram. AWÊRY PATAXÓS.
Amequis