Arvore da espece ficus benjamina vem tirando o sono de moradores de Itabela que pede a substituição da planta.

redação - 24/05/2017 - 16:12


A planta que parece ser uma arvorezinha, com folhinhas verde brilhantes, que chegou bem pequenininha, inofensiva, e você plantou ali, ao lado da casa, na calçada, para sombrear os carros estacionados na rua? Ela cresceu rapidamente. Mais rápido do que você imaginava, com o crescimento veio à decepção.Suas raízes irão procurar água e nutrientes, com se tivessem sempre uma intensa sede e fome. Se encontrarem um cano pelo caminho, ótimo: servirá de fonte. Não contentes com a água ali absorvida, continuarão a procurar, penetrando cada vez mais na terra. Enquanto isso seu tronco, galhos e copa aumentam proporcionalmente. Neste momento ela estará oferecendo uma generosa sombra, para o dono da casa e os motoristas que ali param. Sua sombra será disputada! No jardim a sua volta, a grama morre devido à intensa sombra. Algumas plantas começam a definhar. A competição com as raízes do fícus é impossível.Mais algum tempo e a calçada começa a rachar, o asfalto da rua levanta. As raízes começam, visivelmente, a mostrar sua força. Se elas encontrarem um muro ou parede pela frente elas não hesitarão em quebrá-lo para continuarem sua frenética busca por alimento e água.

Quando começa a poda, descobre-se que as raízes já estavam sob os alicerces da casa, a um passo de provocar rachaduras nas paredes e comprometer a construção. Ufa, essa foi por pouco!.

O Ficus benjamina, pertence à família das moráceas, a mesma da amora, figo, fruta-pão. Árvore nativa do sul e do sudeste da Ásia e alcança mais de 30 m de altura e 40 m de diâmetro. É a árvore oficial de Bangkok, Tailândia. Neste país há uma região onde existem centenárias árvores de fícus. Percebe-se a dominância da espécie, pois nada mais cresce mais na área, abafada por sua impenetrável sombra e suas raízes que preenchem completamente o subsolo.

Seu uso como árvore é indicado para parques e fazendas. Se quiser ter um em casa, mantenha-o em vaso. Segundo pesquisas da NASA, o fícus mantido dentro de casa filtra as toxinas do ar. Nas cercas-vivas, o mais seguro é manter um afastamento de 100 metros de tubulações e construções, pois, mesmo podado, suas raízes crescem muito.

Em muitas cidades, por causa da destruição que a árvore causa, o plantio do fícus está proibido. Não se trata de implicância com a árvore que é nativa da Ásia e melhorada por viveiristas da Holanda, é produzida aos milhões em Holambra- a cidade das flores em São Paulo, vendida com baixíssimo custo. Trata-se, como é uma árvore que cresce em qualquer solo em clima brasileiro, extremamente rústica, após algumas décadas ela ficarão adultas e vamos ter um problema seríssimo nas edificações das cidades e prejuízos públicos e particulares incalculáveis por causa desta arvore. A conta irá então para o bolso de todos, e o que é pior, a fama ficará para todas as árvores urbanas, naquele velho pensamento que árvore na cidade só dá problema. Isso não é verdade,  o Ficuos é um diferencial entre todas as demais espécie.Na cidade de Itabela muita gente está tendo problemas sérios com esta espécie de planta, são poços artesianos, muros, calçadas e as casas afetadas pelas  raízes da planta que adentram por de baixo do piso e compromete toda estrutura das residências.        

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Aqui na minha cidade a prefeitura de Martins_ Rn.Poldou uma planta que era o cartao postal da cidade .Infelismente essa prefeita nem se quer pediu a autorizaçao do Ibama .Toda a populaçao ficou revoltada.Engraçado as prefeituras podem destruir as plantas sem se quer nem pensar no amanha.! Um crime ambiental muito grande .Gestao assassina .Governo do Povo sem coracao .Mas Deus sabe de tudo que o ser humano faz .Prefeita desumana sem coraçao.Só espero pela lei do retorno.Deus é maior.
Erika

Tenho uma admiração muito grande pelo ficus benjamina. o problema não é o ficus e sim o mau uso dessa espécie tão linda e exótica. Essa Árvore possui raízes agressivas, copa sem igual e isso é parte de uma beleza incomparável. sou contra o corte, o ficus aceita muito bem um transplante e sobrevive a qualquer tipo de solo sem ter a necessidade de destruí-la. Nem tudo nessa vida nos agrada, mas aprendemos a adaptar e ser feliz. Tudo que Deus fez e faz é bom, porque ele é bom!
Amaro Neves

Excelente desculpa para justificar o corte das árvores. Sabe-se que o corte dessas árvores constitui um crime ambiental De fato várias árvores tem raíses que se espalham e podem sim, comprometar construções. Existem outras árvores que também estão plantadas nas avenidas da cidade que oferecem as mesmas problemáticas. E então? Vão cortar todas as árvores da cidade e deixar a cidade sem o meio de filtrar o ar e produzir mais oxigênio. Um erro cortar as árvores. Desculpá para beneficiar alguém...
meio ambiente

Quem plantou as arvores???? Essas arvores estão ao longo de toda Avenida Manoel Carneiro a anos...será que o gestor a época não fez um estudo para saber da procedência da planta??? ou somente pôs essa por que era mais barata a muda?? e quem era o prefeito a época mesmo?
telespectador

tenham em mente gestores que não basta só anunciar o problema sem ter uma solução a disposição de resolver. itabela hoje precisa de pessoas que se importem com ela . projetos de revitalização da cidade , segura,educação,saude e varias outras coisas que vocês gestores sabem oque priorizar.
morador.

Agora substitua a árvore por outra, não simplesmente cortem!


manda a embasa colocar um relogio nela para cobrar a agua que ela suga dos canos
MORADOR

manda a embasa colocar um relogio nela para cobrar a agua que ela suga dos canos
MORADOR