Celebração de Corpus Christi tem missas, procissão e confecção de tapetes em Itabela.

Giro de Noticias - 16/06/2017 - 16:22


A Igreja Católica comemorou nesta quinta-feira (15) em todo o mundo o Corpus Christi. É uma das celebrações mais importantes para os fiéis que comemoram com procissões e a tradicional confecção de tapetes, feitos de flores, serragem e outros materiais.

As Paroquias Nossa Senhora Aparecida e São João Batista de Itabela, cumpriram rigorosamente a tradição católica, Missa Solene, seguida de procissão e confecção do tradicional tapete. As duas paroquias  celebram a missa simultaneamente às 15h.

As ruas em volta da Praça Inocêncio Pereira onde fica a Paroquia São João Batista e na Praça do Fórum, localização da Paroquia Nossa Senhora Parecida  foram parcialmente fechadas para a marcação dos tapetes. A partir das 7h, começou a confecção de tapetes.

O padre frei Sidônio da Paroquia São João Batista  apontou que historicamente a festa de Corpus Christi começou, em 1243, mas, biblicamente, o sentido da celebração nasceu com o próprio Jesus Cristo. “Naquela quinta-feira, quando instituiu a eucaristia, ele já estava antecipando o sacrifício que faria e o sofrimento que iria suportar na sexta-feira. Hoje, estamos aqui para reviver o momento em que ele entregou o corpo e o sangue pela nossa reconciliação com Deus”, conclamou o padre.

De acordo com o Frei Regenilson da Paroquia Nossa Senhora Aparecida, a Festa de Corpus Christi é um nome que deriva do latim e significa Corpo de Cristo. A celebração católica é uma homenagem ao “mistério da eucaristia”: o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A data é comemorada em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição desse sacramento. Na última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem Sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho, que se transformariam em seu corpo e sangue, conta o padre.

Segundo o padre da igreja, Nossa Senhora Aparecida, a festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da eucaristia. “É nesta missa que relembrados a instituição da eucaristia, quando Jesus com seus apóstolos celebraram a última ceia”, explicou. Para os católicos, a eucaristia é a presença real de Jesus Cristo na hóstia consagrada na missa.

A aposentada Maria de Jesus, 70, recordou que a celebração de Corpus Christi é a lembrança do sacrifício de Jesus Cristo. “Foram nossos pecados que fizeram Jesus derramar seu sangue. Agora, devemos reconhecer o sacrifício Dele para conseguir a misericórdia de Deus para nós. Vamos participar desse momento e nos purificar”, refletiu Maria de Jesus.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/