Vereadores de Itabela se manifesta contra ao possível fechamento da Comarca de Itabela.

Giro de Noticias - 22/06/2017 - 08:15


Vereadores de Itabela, se reuniram na porta do Fórum na manhã desta quinta-feira (22/06) para protestar contra a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) de desativar a Comarca do município. Os parlamentares entoarão o famoso grito de guerra contra a decisão de desativação da Comarca.

Eles permaneceram por uma hora na frente do fórum e tentaram esclarecer para a sociedade o que estava acontecendo. “O Tribunal de Justiça da Bahia tenta de qualquer forma nos convencer que é preciso dessa reestruturação por causa da falta de recursos. A Corregedora do Tribunal da Bahia vem afirmando que as Comarcas que estão na lista são as que têm o menor movimento de processos e um alto custo de manutenção, o que não concordamos, temos dados técnicos que mostra que a  nossa comarca tem um volume grande de processos e custo baixo, até porque, dos 13 servidores 8 são cedidos pelo município,” disse o vereador Alencar.

O número de processos, o número de habitantes, a arrecadação e a quantidade de eleitores de Itabela são muito maiores que de outras cidades vizinhas que saíram da lista de desativação. “Existem comarcas que têm despesas grandes, com uma arrecadação pequena e um número de processos que não justificam a manutenção delas. Isso é aceitável, mas a Comarca de Itabela não tem justificativa, ao não ser uma decisão politica e não jurídica”, conclui Alencar.   

Os Vereadores unanimemente, demostraram suas indignações durante a sessão ordinária desta quinta-feira e colocaram na reunião como pauta principal o fechamento da Comarca de Itabela. Para os vereadores esta decisão afetará sensivelmente o acesso dos moradores da cidade à justiça por causa da questão geográfica. “As pessoas mais pobres serão as mais afetadas pela dificuldade de deslocamento até o município de Eunápolis. Hoje a nossa comarca tem 4.700 processos ativos, temos funcionários que serão realocados, temos funcionários que serão demitidos e isso será um impacto muito grande. Sem contar que a violência pode aumentar ainda mais por causa da sensação de impunidade gerada pela dificuldade que será criada para o andamento de processos por causa da distância.” – Informou Alencar.

O prefeito já solicitou uma reunião com a Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, Presidente do TJ-BA, para tratar do assunto. De acordo com os parlamentares, único apoio em defesa da causa, vem sendo oferecido pela  Ordem dos Advogados (OAB).  Os vereadores temem um aumento da crise da segurança pública na região, sem contar o grande prejuízo que pode ser gerado para a população dos municípios afetados.

A OAB solicitou do Tribunal de justiça da Bahia um estudo das despesas e arrecadação da comarca afetada de Itabela. Com esses dados em mãos a Ordem dos Advogados terá mais embasamento de buscar alternativa junto às prefeituras e Câmaras Municipais no sentido de manter toda a estrutura funcionando e evitar o fechamento dessa comarca.  A solicitação da OAB até então não foi repassada pelo Tribunal Ordem.

Se a reestruturação realmente acontecer, as Comarcas de Itabela, Itapebi e Itagimirim deixarão de existir e os seus processos irão ser tratados na Comarca de Eunápolis. No caso do fechamento da Comarca de Belmonte os processos judiciais da cidade passarão a ser competência da Comarca do Município de Santa Cruz Cabrália.

O prefeito Luciano Francisqueto protocolou um oficio de nº 40/2017  no dia 31 de maio de 2017,  no tribunal de Justiça da Bahia. O oficio direcionado a SRª  Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, informa sobre a importância de manter a  Comarca ativa no município. No oficio o prefeito narra sobre a grande demanda do município e região e grande número de processo e  atendimentos diários, além do eleitoral que atende duas cidades, Itabela e Guaratinga.

O prefeito propôs um convenio entre o Município e o Tribunal de justiça e afirma compromisso com a reforma do Fórum e de manter 80% dos servidores da comarca pelo município.    

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



NADA DE FECHAR BR NAO ISTO QUEM TEM QUE CORRER ATRAS SAO OS POLITICOS O PREFEITO OS VEREADORES OS DEPUTADOS NOS ELEGEMOS ELAS SAO P ISSO RESSOLVE OS POBLEMAS DA NOSSA CIDADE CERTO CADE O PERFEITO EM QUE NAO VAI ATRAS DO GOVERNADOR EM.
moral

Parabéns Alencar e demais vereadores! Que haja solução msm, é inadimissível com uma oferta tão grande como esta que o gestor propõe para manter a Camarca e ser rejeitada. Não podemos de forma alguma, ficar ao léo. è uma bsurdo, essa medida arbitrária. Nosso muinícipio já padece com tantas precariedades.
EDUCAÇÃO

Seus burro intedita a pota da sua casa.os motoristas que leva os alimento pr nois mesmo nao tem nada ave com isso.tudo de vcs tem que fexa a pista .vc que escreveu iso ta querendo se inteligente mas nao passa de burrise sua.vc gostaria que o motorista fose pra pota sua.pq se vc nao sabe os alimento quem tras sao elea pra nois.depois vc fexa a pista er eles tem hora pra chega pra descarega.depois nao chega eles sai correndo nessa 101 er calça acidente depos vcs fala que o camilhoneiro er culpado


Interditar a BR 101 por que ? O que os motoristas que usam a 101 tem com isso?
!!!!!!!!

Precisamos unirmos para mostrarmos a nossa força, somos BRASILEIROS e não desistimos nunca, vamos lutar para salvarmos o nosso FORÚM, pois, é a nossa liberdade, não precisamos ficar dependentes de outra comarca, porque temos a nossa só precisamos reunir todos em prol do mesmo objetivo, FORÚM ABERTO e funcionando com JUÍZ e PROMOTOR, Precisam nos respeitar; porque somos gente e não lixo. FICA A DICA.
Moradora de Itabela

Se luciano nao ta nem colocando a torre de celula em monte qual que caiu imagina refoma o forun


Concordo, a População não pode ficar Reféns do Judiciário, devemos respeitar o Judiciário,quando este cumpre a Lei, mas quando este não respeita a Lei nem o Povo o Povo tem que Fazer Respeitar, parabéns vereadores, vamos meu povo vamos a luta.
Paulo Roberto

JUNTAR UMA TURMA E TCAR FOGO NA BR 101. SÓ SAIR DE LÁ A´PÓS UMA SOLUÇÃO. COM PRAZOS. SE NÃO VOLTAMOS E INTERDITAMOS NOVAMENTE.
MORADOR