Alunos contam que são barrados na porta de Colégio de Itabela por falta de uniforme.

Giro de Noticias - 05/09/2017 - 12:38


 

Na manhã dessa segunda-feira (04), um aluno de 9 anos e  uma aluna de  11 anos, contaram a redação do Site Giro de Noticias que foram impedidos de entrar no colégio Municipal Augusto Gonsalves Costa de Itabela. Isto porque estavam sem o uniforme.

“ Eu estava em casa e meu filho chegou contando que foi barrado no Colégio. Eu já fiquei irritada deixei minhas coisas sem fazer, tive que ir a escola confirmou que sem a farda não poderia entrar na escola. Em outra ocasião (na reunião de pais e professores ) os coordenadores já haviam falado sobre isso. Eu não vejo nada demais  e desde fevereiro  que ele está indo sem o uniforme, não eu queira, não tenho como comparar”, reclama Andreia, mãe do aluno e da aluna  barrados.

A mãe procurou o vereador José Alencar pedindo uniforme para um filho e contou o que estava acontecendo, o vereador ouviu a mãe e as crianças para intender de fato o que estava acontecendo. “Situações como essa ainda acontecem em diversas escolas que desconhecem que o direito ao acesso à Educação, previsto no Artigo 208 da Constituição Federal, está acima de leis estaduais e municipais ou normas internas. Qualquer disposição em contrário - mesmo que esteja presente no regimento - é ilegal” disse Alencar.

“O uso do uniforme pode ser algo desejável e incentivado pela rede de ensino ou pela escola, porém o estudante que não o usa não pode ser impedido de frequentar a sala de aula”, complementa o vereador.

O Artigo 206 da Lei Magna afirma que o ensino no país será ministrado com base na gratuidade e na igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

Para o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA (Lei Federal 8.069/1990), na Subseção IV, Da Adoção: Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:

I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

II - direito de ser respeitado por seus educadores;

III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores;

IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;

V - acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência.

O vereador diz ainda que numa escola pública, os alunos vão como podem. Eu acho que a regra da escola a criança não pode ir nua, a regra é para que todos estudem, assim deveria ser. Se ele tivesse faltado com respeito, ele estaria errado, mas ser barrado por causa de uma camiseta com escudo do colégio é contrario ao direito da criança ao acesso à Educação, previsto no artigo 208 da Constituição Federal,

A redação do Site Giro de Noticias, está à disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto pela direção da escola citada.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



se er lei tem qui ser comprida diretora ou vc nao procura saber as leis em vigor poque vc nao deu o uniforme pra essa crianca.ou quem ta ai contra pobre .vcs julga a mae e se fosse vc no lugar dela
mar

Acho que a escola deveria fornecer uniformes aos alunos assim todos usariam ...
mae de aluno

TALVEZ, SE AS SARGENTONAS I E OI TIVESSEM UM POUCO DE PROFISSIONALISMO E HUMANIDADE, AO INVÉS DE DITAREM ORDENS, AS COISAS FUNCIORARIAM MTO MELHOR.LA É UMA QUERENDO SER MELHOR QUE A OUTRA E AGINDO PELAS COSTAS DOS OUTROS.DUAS VÍBORAS.
SARGENTONAS

cade o dinheiro da bolsa família que essas mães recebe e pra comprar uniforme pros filhos e nao pra beber cachaça
sei sim

A sim ele aprende


Cade as Assistente Social da Educação para resolver esta questão social? mostre o que realmente é a profissão.
ITABELA

boa tarde acho certo porque a escola tem que ter ordem o aluno tem que cumprir e tem que ser indentificado tem pais que tem dinheiro pra tanta porqueira e porque nao uma camisa pra seu filho estuda ate mesmo e bom que onde seu filho passar ele e indetificado
moradora

Enta na justiça com uma ação por danos morais contra a escola, constrangimento aos alunos impedidos de entrar


Eles sempre Bararam alunos sem Uniforme
Ex auluno

É O NÍVEL DAS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO DE NOSSOS FILHOS. É UMA VERGONHA, ESTA DIRETORA DEVE ESTAR COM A CABEÇA NA PRECATÓRIA. EXONERAÇÃO JÁ.


Isso sempre aconteceu, eu terminei o ensino médio em 2012 e eu lembro que sempre foi assim, Alunos sem uniformes não entram não podem assistir aulas... Eu não faço ideia de como funciona a respeito dos horários nas leis, porém também somos barrados se ultrapassados 15 minutos apos o horário.
Ex Aluno

Será que é o uniforme que faz o aluno aprender? Ou a ignorância dessa diretora que tira o direito da criança? O poder público municipal precisa tomar providencias.
Sociólogo

Será que é o uniforme que faz o aluno aprender? Ou a ignorância dessa diretora que tira o direito da criança? O poder público municipal precisa tomar providencias.
Sociólogo

Senhora mãe das crianças, procure um advogado e entre na justiça contra a escola por danos morais, pois a mesma não oferece o uniforme e mesmo assim proíbe as crianças de entrar causando constrangimento para as crianças. Entra com um processo contra essa escola.
ADV...

Pior está acontecendo em Monte Pascoal,a secretária de educação mandou fechá uma sala de jovens e adultos porque alguns desistiram e o pouco que deseja continuar os estudos não poderão porque a prefeitura não disponibiliza o professor


Sargentona


Interessante esta escola estava desacreditada pela comunidade, de tanta desorganização, a mulher entra e tenta fazer o melhor e ao inves de ajudarem, denigrem.


Claro que não devemos generalizar, mas o que podemos ver é que muitas vezes existem pais que deixam a desejar na parceria com a escola pela vida escolar de seus filhos, e que só buscam a escola quando o assunto é bolsa família. este programa Bolsa família seria tudo de bom se o dinheiro fosse usado pro materia escolar do filho e uniforme, mas sabemos que nem sempre é assim.


Vale ainda ressaltar a importância do uniforme, e eu não cito nem a organização da unidade, e sim uma forma de proteção, caso Deus o livre venha acontecer algo com estas crianças que saem da escola, ao menos se tem um lugar a informarse, tendo em vista que se tem uma ficha com dados e fotos dos alunos, e se ta com uniforme e porque algum dia passou por aquela escola.


Pode ate ser contra lei impedir a entrada, acho muito dificil que isso tenha acontecido, o que eu posso dizer enquanto conhecedora é a ação social desenvolvida por esta senhora que tem se compadecido da carência de muitos alunos que relatam ter dias que não tem o alimento em suas casas, e com ato dolidario ela aciona sua equipe pedindo a colaboração.


A diretora está certa ...todo aluno tem que está uniformizado sim se em seis meses não conseguiu comprar uma blusa q custa 20 reais ...ao fica difícil querer ter filhos...
Mãe

Vereador vc verificou se essa mãe recebe o bolsa família... Porque se ela recebe deveria ser denunciada ao programa ...pois a mesma não está utilizando o benefício para o que é necessário. E o senhor vereador deveria se ocupar cm assuntos mais graves que estão acontecendo na nossa cidade. Apoiar esse tipo de coisa e o fim viu...
Professora

Eu acho isso uma injustiça a qualquer estudante pois tem muitas crianças que os pais só tem condições de alimentar e manter na escola. Agora uma coisa que acho que como já é uma escola pública deveria dar o uniforme..
Ana Cláudia Brito

Muito bom ver que a redação do site procurou se informar sobre lei, tal qual dá respaldo para a discussão. Porém, acho digno saber de onde vem essa informação, de uma mãe ativa que se preocupar em deixar os filhos uniformizados ou de quem só quer procurar os direitos e se esquece dos deveres? Lembrando que o próprio Governo disponibiliza diversos benefícios para situações como essa. O referido colégio estava jogado às traças, hoje podemos ver projetos e a mudanças significativas e as pessoas se propõem a levar esse tipo de discussão para a mídia tentando denegrir a imagem de toda a coordenação. Acho que a coordenação deve ignorar esse tipo de reclamação e continuar desempenhando o ótimo trabalho que está sendo feito desde o início do ano letivo.
Itabelense Satisfeita

ta bom, deixa um aluno entrar sem uniforme no colegio pra ver a bagunça que vira. ai va da direito a todos os outros alunos a entrar tambem sem uniforme. se norma da escola entra com uniforme, entao tem que todos entra com uniforme. ja fui estudante e ja fui barrado na porta da escola por causa do uniforme. mas nem so por isso eu parei de estudar. vamos para de mimi so por causa de uma luno barrado por causa de um uniforme
flash back

Infelizmente acontece só em Itabela. Essa diretora bem que podia rever as legislações antes de ordenar uma arbitrariedade dessa.


Existe uma lei que a escola so pode proibir aluno de aadentradentra a escola sem o uniforme desde que ela ja tenha fornecido uma vez e no momento o único colego que pode proibir é o colegio estadual pois é o unico colevio na cidade que fornece o mesmo vai na justica
Pedagoga

Lamentável a postura dessa diretora kkkk nem uma preparação vai estudar... ver lei etc
Mãe