Prefeitura de Itabela consegue alvará na justiça para liberação dos precatórios do FUNDEF

Giro de Noticias - 15/09/2017 - 17:53


A Prefeitura Municipal de Itabela conseguiu na justiça a liberação do alvará, referente aos precatórios do Fundef, para o valor de R$ 27.144.188,06 (vinte e sete milhões cento e quarenta e quatro mil reais seis centavos), do referente primeira parcela dos recursos dos precatórios do FUNDEF.

Esse Precatório é decorrente de uma ação judicial de alguns municípios contra a União Federal, tendo em vista que nos anos de 2004, 2005 e 2006 a União não fez corretamente os repasses para os Municípios relativos ao FUNDEF. Diversos municípios no Brasil ingressaram com ações contra a União para cobrar os valores não repassados.

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) já advertiu os prefeitos sobre “o uso indevido destes recursos em ações estranhas à educação”. Também, segundo o TCM, haverá uma “rigorosa fiscalização que será realizada e as punições a que estão sujeitos em caso de desvio de finalidade. Isto se fez necessário porque há informações de que alguns prefeitos de municípios contemplados com os precatórios manifestaram a intenção de utilizar os recursos de forma livre e desvinculada da educação, sob o argumento de que os valores não teriam mais a natureza de verba do Fundef, e sim indenizatória – o que preocupa não só o TCM como também o Ministério Público Federal, Estadual e o Ministério Público de Contas”.

Vejamos o que diz a Lei do Fundef ( Lei 9424/1996): “Art. 7º Os recursos do Fundo, incluída a complementação da União, quando for o caso, serão utilizados pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, assegurados, pelo menos, 60% (sessenta por cento) para a remuneração dos profissionais do Magistério, em efetivo exercício de suas atividades no ensino fundamental público.” Ou seja, de todos os recursos do FUNDEF, no mínimo, 60% deve ser destinado ao pagamento da remuneração dos profissionais do Magistério. Importante esclarecer que a lei fala que 60% de todo o Fundo.

De acordo com informações da Câmara Municipal de Itabela e do Sindicato da Categoria, o APLB/Sindicato, já foram aprovados no Poder Legislativo, requerimentos que solicitam reuniões para entendimentos entre o Poder Executivo, Legislativo e a categoria, para decidir sobre a aplicação desses valores e o rateio de 60% a que tem direito os professores da Rede Municipal de Ensino.

Com essa nova decisão judicial, fica evidente que é possível, nos próximos dias a autorização legislativa para inclusão desses valores no Orçamento Municipal e aplicação em despesas de manutenção e desenvolvimento da Educação e crédito nas contas dos profissionais da educação, após o acordo com a categoria.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



O mais ganancioso é o prefeito Luciano Francisqueto. Que não quer dividir o dinheiro com ninguém. Fazer que nem fez com Lobão que falou que ia dar a limpeza e ficou chupando os dedos kkk. É apareceu com o filho de Zé Amaro para ganhar a limpeza. Agora imagine se ele passar a mão no dinheiro da precatória pra onde vai este dinheiro????
O.mais ganancioso

Serviços gerais fez concurso pra ganhar um salário, portanto não teve prejuízo salarial. Entendam!!! Merendeiras, zeladoras não vão receber porque simplesmente não fazem parte dos 60%, não estava em sala de aula... A lei é bem clara!!!
Maria

Zeladoras, merendeiras e secretárias recebe pelos 40% não pelos 60%, portanto vocês não tem direito de receber Precatório dentro dos 60%. Fizeram concurso pra serviços gerais, não foi pra professor, então, não culpe os professores por isso!!!
Funcionário

Vocês que são do apoio, merendeira, zeladoras, etc, fizeram concurso pra serviços gerais, querem exigir o que mesmo? A Lei determina que professores que tiveram prejuízos salariais de 98 à 2006 que devem receber. A culpa não é do professor! Parem de falar besteiras. Vão fazer concurso pra professores e depois reclamem seus direitos! Aff
Aluno

Merendeiras, secretárias, zeladoras não vão receber esse dinheiro porque a lei diz que os professores em exercício da função na época é quem foram lesados, se as merendeiras e etc não vão receber a culpa não é dos professores. Vão estudar, fazer faculdade, pós graduação, perder as cordas vocais dentro da sala de aula e prestar um concurso pra professor aí sim vocês vão poder exigir o que quiser. Esse pessoal do apoio pensa que só não vai receber por culpa dos professores... fala sério!!!
Atenção!

Os professores são muito gananciosos, esse 60% tem que ser divididos entres todos os trabalhadores da educação, merendeiras, seladoras, porteiro,secretários. Em fim todos os funcionários da educação. Mais os professores estão sendo gananciosos querem essa verba divida só entre eles.
itabela

Os professores são muito gananciosos, esse 60% tem que ser divididos entres todos os trabalhadores da educação, merendeiras, seladoras, porteiro,secretários. Em fim todos os funcionários da educação. Mais os professores estão sendo gananciosos querem essa verba divida só entre eles.
itabela

Kkkkkkk
Acordo político

Senhor prefeito.sei que o senhor é um homem inteligente!Pense bem é muito dinheiro só para professores. E os 40% dos funcionários que trabalham na educação não merece ser incluindosincluídos neste precatório?seja compreensivo com os outros funcionários?Porque a educação não é movida por professores.quando fazem uma paralização pode contar a dedo os professores .mas os zeladoras,merendeiras,vigilantes e secretários estão como otários na manifestação.pesso a vossa excelência que pense com carinho.
Moradora

Só existem professores na educação?merendeiras,zeladoras,vigilantes e secretários não fazem para da educação? Pois esse dinheiro do precatório é para envese vestir na educação .eles não têm direito ?eles não fazem parte da educação?a educação só é movida com professores?
Moradora

Só existem professores na educação?merendeiras,zeladoras,vigilantes e secretários não fazem para da educação? Pois esse dinheiro do precatório é para envese vestir na educação .eles não têm direito ?eles não fazem parte da educação?a educação só é movida com professores?
Moradora

Na educação só existem professores?merendeiras zeladores ,vigilantes,secretário .Não fazem parte da educação não?


O DINHEIRO NAO E DOS PROFESSORES E DO MUNIÇIPIO,FOI QUEM ARCOU COM AS DESPESAS DOS PROFESSORE TODOS ESTES ANOS,CHEGA DE PROFESSOR GANHAR TANTO DINHEIRO E OS ALUNOS CADA VEIS MAIS COM DIFICULDADE DE APRENDER.
MORADOR

Então seu prefeito o senhor vai pagar ou vai sonegar. Quem não conhece o senhor que te comprar da mesma maneira que foi a administração do senhor teu pai está sendo a sua que não conhece os direitos do funcionário da educação. Na época do seu pai até gente foi ameaçado pelo senhor e pelo teu pai teve que se esconder para não ser morto.
Vai liberar ou vai sonegar os 60%

Ao senhor prefeito vai dar o que é de direito dos educadores os 60%. Ou o senhor vai fazer que nem na administração do senhor teu pai o senhor Ismael Francisqueto que na época os professores o senhor Max ex vereador e seu irmão Malstique que juntos com os professores e cidadãos de Itabela reivindicou os direitos do funcionário da prefeitura por atraso de salários e outros direitos dos senhor na época ameaçou os mesmos e eles e outras pessoas teve que se esconder para o senhor é outros não matar
Prefeito vai dar o que é se direito dos educadores ou não?

Parabéns a todos vereadores pelo trabalho e principalmente alencar esse sim luta pelo direito dos outros...parabens alencar,nunca votei em vc ,mas na próxima meu voto e seu com certeza...
Itabela

Eu sei que o prefeito vai repassa,esse dinheiro dos professores...porque ele que o bem para todos ,se fosse juninho do peti sim iria roubar...
Itabela

Na verdade é 2004 a 2006, na transição de fundef para fundeb houve erros nos repasses e por isso esse é o período dos precatório, mas Itabela já sabe como é uns espertinhos querendo ganhar mais dizem que é desde 1998. Mas o correto é 2004, 2005 e 2006
Fundef/ Fundeb

Prefeito vc está esperando o que o dinheiro e dos professores, vc vai ver essa classe para de da aula e nossos alunos vão ser prejudicado.
Flavia

Eita saudade de Junior dape,kkk e votei nesse ai passa logo esses 4anos
De olho

Prefeito nós professores já entendemos seu raciocínio, kkk vc vai nos passar uma rasteira,vereadores cuidado com os ratos...
Professora

Prefeito nós professores já entendemos seu raciocínio, kkk vc vai nos passar uma rasteira,vereadores cuidado com os ratos...
Professora

Porque, em todas as matérias lidas referente ao precatório,cita apenas 2004,2005 e 2006,ano estes com perca salarial, e em todas as reuniões da PLB, refere-se a 98 até 2006? É de 98 até 2006 ou 2004 até 2006? Me explica isso se possível.ytYT
Professora