Programa Saúde na Escola realiza encontro para garantir atendimento humanizado aos alunos de Itabela.

redação - 22/03/2014 - 18:33


Itabela- Uma oficina para avaliação e fortalecimento do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido em parceira com a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, foi realizado neste sábado (22) no colégio Augusto Gonsalves Costa. Participaram do evento, coordenadores e integrantes do projeto, além de representantes da secretaria de Educação e Saúde.

Segundo a coordenadora municipal do programa, Marcia Glayde, o objetivo é intensificar ações para atender bem a clientela das unidades participantes do programa no município e capacitação dos profissionais em educação.

Para a responsável pela coordenação do programa em Itabela, depois de ter implantado o programa no município é hora de intensificar as ações que já estão sendo realizadas de modo a garantir um serviço com mais qualidade para o alunado.

“Temos que fortalecer as bases de atuação do programa, incentivar uma maior integração entre os atores do Grupo de Trabalho no município, e garantir um atendimento humanizado, capaz de gerar ótimos resultados para os alunos beneficiados”, disse  Glayde.

A adesão de escolas ao PSE em Itabela, esta sendo bastante positiva, pois. “Com este chamamento e envolvimento de toda a rede de ensino público, comprova-se o empenho em propiciar saúde e bem estar ao alunado”, explica a coordenadora.

Durante a oficina também estão sendo apresentadas experiências vitoriosas na execução das atividades do programa, como sugestão de modelos a serem adaptados levando em conta a realidade de cada escola, buscando a excelência na aplicação das ações do projeto.

Lançado em 2007, o Programa Saúde na Escola (PSE) objetiva proporcionar à comunidade escolar enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

O programa envolve diversas frentes, como educação em saúde, imunização, avaliações ergométricas, saúde bucal, distúrbios da visão, combate a drogas, tabagismo e consumo de álcool e visa atender as necessidades e demandas nos municípios, com o apoio das equipes da atenção básica.

Devido a esta atuação, onde se busca fundamentar o cuidado desde a pré-escola até a adolescência, o programa se apresenta como uma ferramenta para incidir positivamente, a médio e longo prazo, sobre os índices de agravos na saúde pública.

Para o  Secretario Municipal de Saúde,  Lúcio Oliveira França, este programa vai despertar nas crianças e adolescentes ,o cuidado com  a saúde e na prevenção de varias doenças que coloca em risoto a vida desses.

“O consumo de sal e açúcar, por exemplo, vetores dos problemas crônicos de saúde, como diabetes e hipertensão. Levar o diagnóstico precoce até esses adolescentes ou, simplesmente, o conhecimento sobre a virtude de uma alimentação balanceada, e afastá-los do uso das drogas lícitas, como álcool e cigarro, são formas para termos adultos mais saudáveis”, comenta Lucio.  

Além desse programa esta sendo realizado também, o programa Olhar Brasil, do Ministério da Saúde, pactuado e desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Itabela. O projeto tem parceria dos ministérios da Saúde e da Educação, que tem como objetivo identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração e garantir assistência integral em oftalmologia para os casos em que forem diagnosticadas outras doenças que necessitarem de intervenções. Visa contribuir para a redução das taxas de repetência e evasão escolares e facilitar o acesso da população à consulta oftalmológica e a óculos corretivos.

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Tem professores reclamando só porque foi preciso usar o sábado pois critica tudo não sei o que esses professores reclamão querem na verdade esse povo adversário político é um caso serio só Deus na causa pois as palestrantes informaram muito bem
professora

precisamos mais é de um atendimento mas digno
indgnada

Ressalto que os dois últimos comentários sem nome são meus, pois esqueci de me identificar. PSE - Saúde e Educação andando juntos!!!!
Marcia

Convido a todos aqueles que queiram conhecer o planejamento, o monitoramento e participar da execução das ações de saúde nas escolas,e outras, de forma a construir uma Educação e uma Saúde de qualidade. Criticar é muito fácil, mas sugerir e propor melhorias para o nosso município estaremos a disposição para ouvi-los, é muito triste ver munícipes denegrir a imagem do próprio município. "Nenhum de nós é tão bom quanto todos juntos".


O Programa Saúde na Escola é um programa que atua de forma intersetorial e que tem por objetivo unir Saúde e Educação para proporcionar aos escolares uma melhor qualidade no ensino aprendizagem reduzindo assim o nível de repetência e garantindo o acesso aos serviços especializados, como a Consulta Oftalmológica. Não quero acreditar em alguns comentários de cujo codinome "Professora", acredito sim que seja uma pessoa que desconhece o programa e o planejamento das ações de saúde.


Eu acho muito importante esse programa,mas deveria envolver os pais dos alunos, eles devem tomar conhecimento do programa e ajudar no dia a dia em casa,porque a maioria das mães nem sabe o que é saúde na escola.Fica a dica.
mãe consiente.

É pura perca de tempo... deviam ter essas palestras é com os pais e alunos e não encher linguiça com os professores que já estão por dentro do assunto.....
PROFESSORA

É uma perda de tempo ir nesses eventos, poderia ficar nas escolas e desenvolver algo que vai melhorar na aprendizagem dos alunos. Faltou foi gente nesse lugar
joca

Vcs são desorganizados,nao planejam açoes chegam nas escolas fazem tudo mal feito só pra dizer k fizeram... ainda querem os pontos positivos... solicite a reportagem k acompanhem as açoes pra ver se é dessa forma...tbm a maioria delas que executam as açoes não residem aki elas nao estão nem ai pra o alunado e população de Itabela... são um rebanho de sanguessugas..
professora

Porque você só vê pontos negativos? É por causa de pessoas assim que o país não vai à frente. Olha só no comentário da Arirlândia! Será que só ela viu os pontos positivos? Eu tenho certeza que com força de vontade e trabalho os programas funcionam sim. Desde que eliminem o negativo!!!!!!!
Reposta para a Professora

me economize falar que aquilo ali foi bom... quanta hipocrisia
professora

Foi muito bom essa palestra pois ficamos informados como encaminhar a pessoa que venha ter a precisão de ser consultado pelos os funcionários do CAPS e também como podemos agir no caso de alguma criança ter crise antes de ser encaminhada para o CAPS
Arirlandia