Descaso nos Hospitais da Bahia são destaques em reportagem sobre hospitais públicos do fantástico.

redaçao - 26/05/2014 - 16:18


Dois hospitais baianos foram destacados em reportagem do Fantástico deste domingo (25), feita com base em um estudo realizado pelo Tribunal de Contas da União para averiguar a qualidade do atendimento em 116 centros médicos públicos, os mais procurados pela população em todo o país.

No Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, é mostrada a situação de um paciente que aguarda há mais de um mês a marcação de uma ressonância magnética. “Olha, um paciente que teve um sangramento, uma suspeita de sangramento cerebral, em qualquer lugar do mundo seria um paciente abordado de imediato porque se for um aneurisma, por exemplo, e ele romper, o paciente morre”, afirma o médico Djalma Duarte, funcionário do HGE, sobre o caso. Segundo o relato do profissional, o procedimento não é realizado por falta de aparelho.

Outra unidade de saúde baiana mostrada pelo programa é o Clériston Andrade, em Feira de Santana, no qual não funciona o tomógrafo, utilizado para examinar o cérebro. Um funcionário conta que o aparelho novo já chegou há cerca de cinco meses, mas está em uma caixa, no canto de um corredor, por falta de uma sala mais ampla para instalação.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou à reportagem que o processo de licitação da sala foi iniciado, mas ainda não há previsão para que o tomógrafo comece a funcionar. Ainda na unidade do interior, outro funcionário diz o que é feito quando falta antibiótico. “Você conhece o ‘seguro Senhor do Bonfim’? A gente amarra uma fita ali do lado, meu irmão, e vai”, afirma.

Deficiências do HGE e Clériston Andrade são destaques em reportagem sobre hospitais públicosFoto: Reprodução / TV Globo

 

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Vergonha de ser ba
fernano

E realmente um grande descaso,realmente nesse hospital HGE to com um cunhado que sofreu um capotamento de carro,teve lesão gravisima com fratura na coluna,em 3lugares corte na cabeça,fraturou o femo,a vinte dias aguarda uma cirurgia Ailton Felix da Fonsercar.
valdira

graça a deus este mal esta acanhado na Bahia,vai dar outro com certeza
carlos

continuem votando no PT
lurdes

isso porque não veio em nossa cidade, nem hospital tem, o que se usa é emprestado da associação, se falta hospital e o que falar do resto!
josefina

MEU DEUS QUANTO DESCASO COM O POVO. TANTO DINHEIRO INVESTIDO E ATÉ MESMO DESVIADO PARA REALIZAÇÃO DA COPA, E NA SAÚDE NÃO TEMOS NEM MESMO O BÁSICO PARA ATENDER O CIDADÃO. FALTA HOSPITAIS EQUIPADOS, AMBULÂNCIAS, APARELHOS PARA EXAMES, PROFISSIONAIS DESESTIMULADOS, QUANTO DESCASO, TUDO ISSO PORQUE ELES(OS POLÍTICOS) NÃO USAM O SUS PARA FAZER TRATAMENTO. DEVERIA SER SER LEI TODO POLÍTICO FAZER TRATAMENTO, EXAMES PELO SUS, TALVEZ MELHORARIA UM POUCO.
DESCASO NA SAÚDE PÚBLICA