Tempo em Itabela
Itabela
+30°C
PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE:
Itabela realizou a II Conferência de Saúde nesta sexta.
Por: Por J. Alencar - Data: 02/07/2011 - 16:04:23

Itabela - A Prefeitura Municipal de Itabela, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã de sexta feira (01) de julho de 2011, a II Conferencia Municipal de Saúde. A I Conferencia Municipal de Saúde aconteceu na gestão anterior. 

Participaram da Conferência a presidenta do Conselho Municipal de Saúde  Érica, os secretários, de Saúde Luiz Pinho Resende, Meio Ambiente Sindíval, de Obras Regimar, a representante da 8ª DIRES Edna carneiro uma das palestrantes no evento, técnicos de saúde entidades, agentes de saúde do município e outros seguimentos. O prefeito municipal Osvaldo Gomes Caribe (PMDB) esteve presente, na abertura acompanhado de vereadores, e secretários do município. 

O tema central da II Conferência Municipal de Saúde foi "todos usam o SUS! SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro. Também foi discutida a questão da valorização e capacitação permanente dos trabalhadores de saúde.

O Secretário Municipal de Saúde Luiz Resende comentou a importância da Conferência no Município, afirmando "que é muito importante trazer informação para a população sobre as políticas de saúde desenvolvidas pela atual administração. Agora, a partir da explanação de idéias e sugestões, as solicitações colhidas serão levadas para discussão na Conferência Estadual, e, se possível, na Conferência Nacional de Saúde”.

A presidenta do Conselho Municipal de Saúde Érica, falou sobre a necessidade de a sociedade participar de Conferência dessa natureza, pois, segundo ela, “além dos usuários do sistema de saúde poder acompanhar de perto os investimentos na saúde, repasses, gastos dentre outros serviços, feitos pelo Município, os dados colhidos vão possibilitar o entendimento do pensamento dos usuários do SUS, o que eles vêem como prioridade, conhecendo a realidade do município, para que seja exigido o mínimo para o funcionamento dos serviços de saúde”.

As propostas que foram votadas pelos delegados na conferencia e serão encaminhadas para a Conferência Estadual de saúde provavelmente em novembro, foram às seguintes: disponibilizar ao município uma UTI móvel e solicitar a regulamentação do SAMU Estadual, a implantação do conselho antes droga no município, criação de projetos de saneamento básico pala secretaria municipal de saúde, e ate meso o fim da pactuação entre os Municípios, adequar residência de idosos e portadores de necessidades especiais de acordo com suas necessidades.

As propostas seguem agora para a Conferência Estadual, e em seguida na Conferência Nacional.

 

Deixe seu comentário:             ( 5 pessoas já comentaram! )

Nome:


Máximo de caracteres permitidos 500/


                 

PUBLICIDADE:
PUBLICIDADE: