Juíza determina transferência de criança de 2 anos internada no Hospital Luiz Eduardo em Porto Seguro para hospital especializado de cirurgia torácica no prazo máximo de 72h.

giro de noticias - 06/01/2022 - 18:08


Um menino de 2 anos está internado no Hospital de Base Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, a 18 dias, e a 8 dias aguarda por uma transferência para um hospital com serviço especializado de cirurgia torácica.   

O paciente, Pedro Khallil Lima Gomes, de 2 anos, foi internado no dia 19/12/2021, com quadro de Pneumonia. O quadro clínico dele, evoluiu com empiema septado com debris e pneumatocele esquerda estável clinicamente, eupneico, mantem episódios febris diários, necessitando assim, a solicitação de uma transferência para serviço especializado de cirurgia torácica.   

Inconsolado e sem saber o que fazer, o pai da criança procurou o Ministério Público e reclamou da situação. O promotor entrou com uma ação civil pública com pedido de uma liminar ou antecipação e tutela e acatado o pedido pela Juíza de Direito Plantonista da Comarca de Poro Seguro, Nemora de Lima Jassen, determinando um prazo de 72h para a transferência do menino, Pedro Khallil Lima Gomes, seja para um hospital público ou privado.

Ainda no despacho ela alerta as partes, o descumprimento geraria uma pena de muita de R$ 10.000,00, diária e sanções penais decorrente de crime de desobediência a sarem aplicadas aos seus representantes legais.

O relatório médico do hospital aponta que a situação é estável grave, que o garoto corre risco de morte. De acordo com os médicos que atendem o menino, após dar entrada no hospital, ele foi diagnosticado com pneumonia e o quadro tem piorado por falta do atendimento especializado.

Segundo o diretor de um hospital ouvido pela reportagem, a cirurgia do menino pode ser feita em Teixeira de Freitas, Itabuna ou em Salvador. De acordo com o pedido de transferência, Já foi solicitada e é reforçada diariamente junto à Central de Regulação do Estado, mas que ainda não houve um retorno do órgão.

O menino está a 8 dias inserido no Sistema de Regulação de Urgência e Emergência (SUREM), com código de transferência, nº 3190313, todos os pedidos são negados alegando falta de vaga. A mãe do menino, Jilcimaria Gomes dos Santos, falou com a reportagem do Giro de Notícias, contando que o estado de saúde do pequeno vem se agravando a cada dia e faz um apelo emocionado as autoridades do estado a Bahia.

A redação do giro de notícias, tentou falar com o Central Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) sobre um leito especializado para que possa transferir o menino para a capital baiana, mais não conseguiu.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/