Deputado Udurico Junior fala sobre a votação na Câmara que aprovou Piso Nacional da Enfermagem.

Giro de Noticias - 09/05/2022 - 18:42


O Deputado Federal, Udurico Junior, falou com a reportagem do Site Giro de Notícias, sobre este momento emblemático para a maior força de trabalho da saúde brasileira. Para Udurico, a votação para a criação do piso de enfermagem foi um momento muito importante para os enfermeiros e técnicos de todo brasil e um reconhecimento da luta destes profissionais que tanto trabalharam para salvar vidas durante a pandemia do covid-19 e a importância desta categoria para o sistema da saúde brasileira.

O PL 2564 que estabelece o piso nacional salarial de Enfermagem foi aprovado por 449 votos a 12. Mais uma vez, a defesa da matéria uniu partidos de esquerda, de centro e de direita, da base e da oposição, em sinal de que, mesmo polarizado, o país pode se unir em torno de uma causa justa.

“Foram 160 dias entre a aprovação no Senado e na Câmara. Durante todos esses dias, nós trabalhamos incansavelmente para conquistar esse resultado. As lideranças e a categoria estão de parabéns pela mobilização e pela capacidade de enfrentamento. Foi lindo ver todas as iniciativas que surgiram nesses meses. Eu me sinto feliz e realizada por fazer parte desse momento histórico e tenho certeza que será apenas o ponto de partida para conquistar mais dignidade a estes profissionais profissão”, disse Údurico

Segundo dados levantados pelo grupo de trabalho da Câmara dos Deputados que analisou o impacto econômico do piso da categoria, o investimento necessário para erradicar os salários miseráveis na área da Enfermagem representa apenas 4% do investimento do SUS ou somente 5% do faturamento dos planos de saúde no Brasil.

O PL 2564 estabelece piso salarial de R$ 4.750 para enfermeiras e enfermeiros, 70% desse valor para técnicas e técnicos e 50%, para auxiliares e parteiras. Hoje, existem 1,1 milhão de profissionais da ciência do cuidado na linha de frente.

 “A Enfermagem representa tudo o que esse país aplaudiu nos últimos anos. Quem trata o salário miserável da categoria como algo aceitável não sabe o que significa um trabalho exaustivo, uma equipe mal dimensionada, um repouso indigno, uma jornada exaustiva”, discursou conclui o deputado. “O Brasil é extremamente grato a esses profissionais que na linha de frente salvam vidas. É nossa obrigação garantir esse piso. É uma luta de 30 anos desses trabalhadores”, finalizou Udurico.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/