Fantástico da rede Globo expõem a Fundação Dr. Jesus que é presidida pelo deputado federal Pastor Sargento Isidoro e atendem dependentes químicos. A matéria vem após a Ministra de Bolsonaro visitar a Fundação.

Giro de Noticias - 20/06/2022 - 10:04


De maneira bem politiqueira o fantástico da rede Globo de Televisão, expões a Fundação Dr. Jesus que é presidida pelo deputado federal Pastor Sargento Isidoro e atendem dependentes químicos de todo o estado da Bahia.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Cristiane Britto, visitou na quinta-feira (9/6), em Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS), a Fundação Doutor Jesus, obra social mantida e chefiada pelo deputado federal Pastor Sargento Isidorio (Avante).

Aliado do governador Rui Costa (PT), Isidorio apresentou as instalações da instituição à ministra e seus secretários e ministrou um culto com a presença dos internos. Na oportunidade, a titular da pasta federal conheceu também a ala das mulheres e crianças da Fundação.

O mais estranho, tão logo a visita da Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos a Fundação Dr. Jesus, o fantástico da rede globo exibiu uma reportagem bastante contraditória da realidade da clínica que atende todas as demandas institucional das comunidades terapêuticas. A reportagem foi ao ar nesta domingo (19/06), sem ouvir os diretores da fundação e os médicos que atuam na fundação, ouviu apenas supostos internos.

A fundação tem prestado um excelente serviço na Bahia com atendimentos as pessoas vitimas da dependência química por drogas e álcool  que são vindas de todas as cidades do estado, vítimas.

Na reportagem exibida neste domingo dia 19/06, o fantástico classificou regras da fundação como maus tratos e castigos físicos e a acusou até de racionamento de comida, segregação e repressão sexual, doutrinação religiosa e interferindo no cuidado médico.

A reportagem feita através de algumas pessoas que não foram identificadas e sem ouvir o diretor da unidade, causou espanto e revolta as famílias de que tem seus entes internados ou tiveram um familiar tratado na fundação.

A rotina da instituição que acolhem dependentes químicos na Bahia é apresentada ao familiar e ao paciente logo que ele chega para a entrevista com uma assistente social para a triagem de internação. A instituição não esconde a forma de tratamento e tudo feito com transparência e só fica internado na instituição o paciente que queira ficar, lã não se obriga a ninguém ficar internado e nao se cobra dinheiro.

A instituição recebe recursos públicos e por isso não cobra do interno que chega a ficar internado cerca de um ano ou mais, dependendo do tratamento e da evolução do paciente. As criticas ofertadas na reportagem deste domingo do fantástico, foram feitas a outras comunidades terapêuticas pelo Brasil por especialistas e pelo Conselho Federal de Psicologia, sem ir ao local e saber com profundidade como são os procedimentos da clínica Dr jesus.

O pastor Isidoro usa como referência sua própria vida sexual alegando que já foi Homoxsual e dar conselho e indaga se a pessoa está ou não convicto de sua sexualidade ou seria devido ao uso das drogas. O Fantástico contou na reportagem que esteve na instituição que acolhe dependentes químicos perto da capital baiana e exibiu vídeos com fala do pastor. “Cabelinho quer rapá. Vai procurar um jegue. Você nasceu foi macho, rapaz”, diz o deputado federal pastor Sargento Isidorio, do Avante, o mais votado nas últimas eleições na Bahia.

Ele afirma que pessoas transgênero são diabólicas: “Você deixou o Diabo lhe enganar. Você deixou o médico cortar seu pé de sofá. Ela só pensa que tem bilau. O Diabo diz ao homem que ele pode ser mulher, aí ele se veste todo, bota silicone”. Com um facão na mão, ele zomba da medicina: “Meu psiquiatra chegou. Seu psiquiatra chegou”.

Para quem conhece a instituição sabe que estas declarações do Pastor Isidoro são brincadeiras e uma forma que ele encontra para despertar nessas pessoas um pouco mais de atenção para as disciplinas durante ao tratamento.

No casso da Fundação Dr Jesus a reportagem foi vista com uma grande preocupação, por se tratar que este é o único local com condições de atender as demandas desses indivíduos na Bahia. Hoje existem milhares de dependentes químicos por todo o estado da Bahia e a maioria são levados para a Fundação Dr Jesus. 

O fechamento de uma instituição como essa seria um distrate na vida das pessoa que tem um dependente químico em sua casa. Pessoas que conhecem a clínica e já foram atendidas por ela, não gostaram do que viu e cobra da rede globo porquê não cria uma fundação globo, para receber estes indivíduos que precisão de tratamento. A televisão tem feito reportagem tendenciosas sobre o assunto mais não faz nada para ajudar essas pessoa, como na Cracolândia de São Paulo.

A reportagem do fantástico exaltou a importância do atendimento psicossocial a dependentes de álcool e drogas do SUS, os chamados CAPS AD. Parece que realmente a globo vivem em um mundo das fantasias, o SUS, os chamados CAPS AD, da região sul da Bahia apenas identifica o indivíduo e nada mais. O paciente acabam nas ruas ou são levados para a Fundação Dr Jesus, através das igrejas evangélicas.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Porque que esse ser que fez essa matéria, não abre a porta de sua casa e coloca os usuários dentro de casa... Porque ao contrário de muitos aí o Pastor Isidóro mora com a sua família no centro, o convívio e diário, lá fica quem quer, é de graça, mais não e porque e de graça que tem que ser bagunçado, porque ninguém sobe a favela e vai reclamar com o traficante... Ele faz um trabalho excelente... E como eu disse lá fica quem quer... E pra ficar tem que cumprir as regras... Parabéns Pastor...
Ja fui internado lá