A reportagem do giro de notícias teve acesso ao livro de pontos do Colégio Municipal de Itabela que mostra que os professores concursados da rede pública de ensino de Itabela receberam falta por ter participados de uma assembleia em tempo integral nesta segunda-feira (21/08).
A assembleia para discutir sobre cortes em salários e o não cumprimento dos 14,95% de reajuste no piso salarial nacional havia sido comunicada a secretaria de educação e nas escolas dentro do prazo legal. Mesmo assim, de acordo com o documento que a redação teve acesso, foi colocado falta em todos aqueles professores que foram a assembleia geral.
A decisão de colocar falta nos professores que estiveram participando da assembleia nesta segunda foi da direção e vai ao contrário ao ofício enviado a redação do giro de notícias nesta terça-feira, 22/08, aonde o Secretário de Educação, Gutenberg Pellegrini Nascimento, diz que em nenhum momento houve cerceamento ao direito de greve ou assembleia por parte da secretaria de educação contra aos professores.
Ainda segundo informações obtidas pela redação do giro e notícias, a diretora da referida escola estaria concluindo um relatório com os nomes daqueles que não deram aulas devido a assembleia para ser encaminhado ao secretário de educação nesta terça-feira.
Mesmo diante de tudo isso, o sindicato fará uma Assembleia Geral dos Trabalhadores em Educação Concursados, nesta quarta-feira, em tempo integral. A partir das 8h da manhã e vai até as 21h. O objetivo é discutir sobre os cortes de salários, o reajuste do piso nacional, entre outras pautas.