O protesto na Câmara de Itapebi não impediu que vereadores votassem projeto que tira direitos dos professores.

Giro de Noticias - 09/05/2025 - 16:02


O protesto dos profissionais da Educação de Itapebi, que lotaram o plenário da Câmara Municipal, na terça-feira (6), não conseguiu impedir a aprovação, por unanimidade, do projeto de lei, de autoria do Executivo, que altera o Plano de Carreira da categoria. De acordo com a categoria o Projeto de Lei Nº 020/2025, de autoria do Poder Executivo, retira vários direitos garantido em lei e entre eles os 30% de regência de classe.

A votação ocorreu na noite desta terça-feira (06/05) e foi marcada por forte tensão na Câmara Municipal de Itapebi. A votação, conduzida pelo Presidente da Câmara, Cid Silva, deflagrou a fúria dos professores presentes, culminando no encerramento de uma sessão em meio a protestos e acusações.

A proposta inicial previa a eliminação da gratificação de regência de classe de 30%. Após articulação do vereador Leonardo Ribeiro dos Santos, integrante da Comissão de Justiça e Redação Final, essa gratificação foi reduzida para 10%. O vereador também apontou como avanços a garantia do cumprimento dos reajustes federais do Piso Nacional da Educação e a promessa de futuras discussões para melhorias na carreira.

Contudo, a aprovação do projeto com 09 votos favoráveis não acalmou os ânimos dos educadores, que se manifestaram veementemente, chamando os vereadores de “covardes”. A coordenadoria da APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) em Itapebi  fez críticas, acusando o prefeito Isan Botelho de evitar o diálogo com a categoria.

 As reivindicações dos professores vão além da questão da gratificação de regência. A categoria alega que a atual gestão não cumpriu uma decisão judicial que derrubou o congelamento de três anos dos reajustes do Piso Nacional da Educação, resultando em três anos sem aumento salarial.

Adicionalmente, denunciam o congelamento de benefícios e progressões na carreira, a suspensão do auxílio transporte e o descumprimento de legislações que regulamentam a educação municipal. Outra preocupação central é a acusação de que o prefeito pretende extinguir outras gratificações importantes, como a relacionada ao aperfeiçoamento profissional.

O clima foi tão intenso que foi preciso a presença da Polícia Militar para restabelecer a ordem. Ao deixarem a Câmara, os professores prometeram continuar a luta por seus direitos e anunciaram uma assembleia da categoria para definir os próximos passos a serem tomados diante do cenário de insatisfação generalizada.

A batalha entre os educadores de Itapebi e a gestão municipal parece longe de um fim, com a comunidade escolar apreensiva sobre os desdobramentos dessa crise.

Fonte: Belmonte News  

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Quem elegeu eles foi o prefeito ou foi o povo?


Eu Eu não entendo esses vereadores dizem que vão trabalhar pra o povo,mais quando eles estão lá é ao contrário trabalham pra o prefeito e o povo que se lasque.
Tuba