Justiça recebe denúncia contra o vereador Lucas Lemos e marca audiência para março de 2026, em Itabela

Giro de Noticias - 14/01/2026 - 19:25


A Justiça da Bahia recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público do Estado contra o vereador Lucas de Souza Lemos. A decisão foi proferida pela Vara Criminal da Comarca de Itabela, no âmbito de procedimento especial previsto na Lei de Drogas.

Na decisão, a juíza Tereza Júlia do Nascimento destacou a existência de indícios suficientes de autoria e prova da materialidade delitiva, com base nos elementos colhidos durante o inquérito policial.

A magistrada ressaltou que a análise aprofundada das provas e a eventual verificação de culpabilidade ocorrerão durante a fase de instrução criminal, sob o crivo do contraditório e da ampla defesa.

Dessa forma, a denúncia foi oficialmente recebida por atender aos requisitos legais previstos no Código de Processo Penal, afastando as hipóteses de rejeição da peça acusatória.

A Justiça também designou audiência de instrução e julgamento para março de 2026, na Comarca de Itabela. O réu e as testemunhas de acusação serão devidamente intimados.

Em relação às testemunhas de defesa, a juíza observou que foram arroladas nove testemunhas, número superior ao limite legal previsto no artigo 401 do Código de Processo Penal, que permite a indicação de até oito. Diante disso, a defesa foi intimada a adequar o rol no prazo de cinco dias, indicando quais testemunhas permanecerão, sob pena de preclusão da testemunha excedente.

Por fim, foi determinado o acompanhamento da juntada dos laudos periciais e da certidão de antecedentes criminais do acusado, para o regular prosseguimento do processo.

O vereador Lucas Lemos está preso desde o dia 11 de novembro de 2025, encontrando-se atualmente em prisão domiciliar. Esta é a fase do processo em que o parlamentar poderá apresentar sua defesa e exercer plenamente o direito ao contraditório.

Os advogados de defesa afirmam que Lucas Lemos é inocente e que, durante a audiência, irão contestar as acusações. A defesa informou ainda que trabalha pela liberdade plena do cliente e espera que, em breve, ele possa retornar ao exercício do mandato para o qual foi eleito democraticamente.

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/



Eu acho o seguinte quando o cara vai se candidatar tem q puxar a ficha do candidato, pra ver se é ligado a facção, tráfico, roubo, crimes, hoje os órgãos públicos está cheio de podridão, são pessoas que estar lá pra lavagem de dinheiro, só carnissa, com uma cidade dessa anda , cheio de sanguessugas, pra roubar, mas isso já vem do Palácio do Planalto, onde o presidente é um porqera alcolatra ,ele tá lá só de laranja, qem manda mesmo e as facção, dá nojo essa política suja, carnissa .
&129326;

Até parece, que vocês nunca conversaram com traficantes ou quem vende drogas. São pessoas também, inclusive votam , e tem muitos na prefeitura que tem amigos e eleitores dessa maneira, Lucas estava alí atendendo um chamado como qualquer outro. Lucas não é, e nunca foi de nenhuma facção como estão pintando ele , mas isso é para sujar o nome de Lucas, o nome disso é perseguição. Mas quem conhece Lucas de verdade sabe que tudo isso é mentira.
Itabela

Admiro muito o trabalho do Lucas, mas o q esse menino tava fazendo na casa de um traficante ,tem bem q explicar, minha vó diz ater hoje q qem ajunta com porco farelo come , agora inocente ou não tem q explicar pra Lei , ater ele explicar q urubu não se cria em gaiola ele vai sofrer , fica a dica pra vcs q se envolve direto ou indiretamente com coisas erradas, faltou pouco pra ir pra vala , abri o olho prefeitura com gente erradas depois só fica escândalo q vergonha,
Cidadão

Não seria melhor colocar. Ex vereador?
Moradora

O Deus pátria e família não falha um Será porque não colocou o partido do vereador na matéria???? Ata não é do PT né!? Se fosse um do PT estaria estampado com letras garrafais e ainda em negrito no título da matéria, Como não é do PT Não fala o partido ao qual vereador seria , Nesse site aqui não tem claro pois, tem lado Mais nos outros sites sem partido tem o partido do Vereador
DEUS PATRIA E FAMÍLIA O SLOGAN QUE ENGANOU MUITA GENTE

Este rapaz sempre foi trabalhador todas as pessoas devem conhece o passado dele tão julgando o livro pela capa mais com fé em Deus a verdade vai aparecer Deus e justo
Morador.

Inocente ? Meu irmãos ser force algum de seus filhos que estava dentro daquela casa que acharam ele junto com o meliante que foi morto tenha certeza que ele também seria morto ele não morreu porque os PM viu que ele era um parlamentar da cidade mais ser não force já teria decido a tuba fria ser a polícia foi lar e matou o cara então a ideia não era de prende ninguém!!!
Os republicanos

Eu tenho certeza absoluta que isso é perseguição política
Morador

Estamos confiantes em sua inocencia e deus vai de dar este livramnento de sair disso e voltar ao seu cargo e continuar trabalhando duro por todos os itabelenses
Manoel de Itabela