Dilma inaugura Adutora do Algodão na próxima sexta-feira (09)

J. Alencar - 07/11/2012 - 06:31


Bahia-Passado o período eleitoral, a presidente Dilma Rousseff retorna à Bahia na sexta-feira (09) para participar da inauguração oficial da Adutora do Algodão, obra executada por meio de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

Além de Dilma, a cerimônia de inauguração da adutora deve contar com a participação do governador do Estado, Jaques Wagner. Em funcionamento desde o último dia 02 de outubro, a adutora beneficia cerca de 230 mil pessoas em Guanambi e em municípios que compõem a microrregião.

O sistema adutor de 265 km é considerado a maior obra em andamento na região do Médio São Francisco e terá capacidade de tratamento de 32,4 milhões de litros de água por dia, com uma estação de tratamento de água, uma estação de tratamento de lodo, seis elevatórias, seis reservatórios e uma vazão de 480 litros por segundo quando a operação alcançar os 100%.

A Adutora do Algodão já conta também com um projeto de expansão para atingir outras localidades no município de Caetité. Em junho de 2012, o Ministério da Integração Nacional emitiu a autorização das obras de ampliação do sistema no valor de R$ 55 milhões. Com isso, a segunda etapa da adutora vai beneficiar mais de 100 mil pessoas.

Segundo o vice-governador e secretário de infraestrutura, Otto Alencar, essa é uma das duas obras mais importante “em termos de abastecimento de água e saneamento na Bahia”.

“A adutora do algodão, que leva água do São Francisco para Guanambi, Caetité e outros seis municípios da região, aliada à adutora do São Francisco, que leva água do São Francisco para toda a microrregião de Irecê e vai atender a 18 municípios da região de Irecê, são as maiores intervenções na história da Bahia”.

Ainda na passagem pela Bahia, a presidente participa da reunião do Conselho da Sudene, que se reúne na capital baiana, no mesmo dia da inauguração da adutora em Guanambi, com representantes dos estados que mantêm relações com a superintendência. (FD)

WhatsApp Giro de Notícias (73) 98118-9627
Adicione nosso número, envie-nos a sua sugestão, fotos ou vídeos.


Compartilhe:

COMENTÁRIOS

Nome:

Texto:

Máximo de caracteres permitidos 500/